Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Sinais de saúde / doença

  Sinais de saúde Sinais de doença
  Todos os cães saudáveis evidenciam características típicas, podendo estas, porém, variar ligeiramente entre cães e raças. O importante é conhecer o estado normal do seu cão. Assim reconhecerá de imediato se alguma coisa não está bem, e poderá então agir. Vigie o seu cão se algum destes sinais se manifestar, e leve-o ao veterinário.
Se verificar qualquer outra anomalia que não esteja aqui mencionada, não hesite em recorrer à ajuda do veterinário.
Olhos Brilhantes e nunca turvos ou com corrimento Com corrimento ou pus, olhos turvos.
Ouvidos Limpos, com um cheiro húmido, mas não Cera escura, cheiro desagradável.
Nariz Húmido e fresco. A humidade transparente é normal. Seco e gretado, quente. Muco opaco, esverdeado, castanho ou escuro.
Respiração O hálito não deve ser desagradável. A respiração dá-se sem problemas. Respiração ruidosa e ofegante, ou a chiar, falta de ar. Ruído de fluido nos pulmões.
Dentes e gengivas Dentes limpos sem nenhum ou com muito pouco tártaro. Gengivas rosadas e unidas aos dentes. Acumulação de tártaro, gengivas a sangrar, vermelhas ou inflamadas, mau hálito.
Pele Limpa e sem marcas. Vermelhidão, irritação, comichão, pele casposa.
Pêlo Limpo, brilhante, saudável. A perda de pêlo deve ser razoável, de acordo com a época do ano e a raça. Perda de pêlo excessiva, pêlo seco e sem brilho, falhas de pêlo.
Patas Mornas, secas e limpas. As unhas devem estar aparadas. Muito quentes, vermelhidão, o seu cão lambe-as constantemente, unhas partidas, unhas demasiado compridas.
Urina e fezes Urinar e defecar sem dificuldades, urina transparente, fezes sólidas e bem formadas. Qualquer coisa fora do normal, dôr ou hesitação a urinar e defecar, urina turva ou com sangue, fezes moles, sangue nas fezes, diarreia.
Comportamento Vontade de fazer coisas e de aprender; estado de atenção e alerta. Alterações repentinas, sonolência, falta de interesse.
Nível de energia Activo, sempre pronto para brincar (tendo em conta a raça e a idade). Alteração do nível de energia sem razões aparentes. Hiperactividade, incapacidade de se controlar, ausência total de energia, incapacidade ou falta de vontade de fazer o que gosta mais

Relacionados