Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Ver Tópico - Entrevista com Paloma Quirós Segovia BRISA DEL MAR

Entrevista com Paloma Quirós Segovia BRISA DEL MAR

Categoria dedicada à publicação de entrevistas que vamos fazendo a um vasto leque de pessoas ligadas à raça

Moderador: Moderadores

Entrevista com Paloma Quirós Segovia BRISA DEL MAR

Mensagempor NunoS@rdine » 29/03/2011 - 13:51

E já no ar mais uma entrevista. Desta vez tivemos o prazer de conversar com a criadora Espanhola Paloma Quirós do afixo BRISA DEL MAR.

Imagem

http://www.brisadelmar.es/

Hola Paloma y antes de empezar esta pequeña entrevista quiero agradecerte por tu disponibilidad.
Olá Paloma e antes de começarmos esta pequena entervista, quero agradecer a tua disponibilidade.

Cãotinho do Labrador: Empezamos con una pregunta muy sencilla. Puedes decirnos quién eres?
Começamos com uma pergunta bem fácil. Podes dizer-nos quem és?

Paloma Quirós Segovia: Desde siempre he sido una gran enamorada de los animales y la naturaleza, desde me niña me atrajo de ellos su alma pura y sin complicaciones. De niña criaba todo tipo de pájaros, que ya entonces llevaba a las pajarerías amaestrados. De aquello me queda en casa Alba, una cacatúa blanca. Tuve mis mascotas perros y gatos, y más tarde 2 caballos, y aunque mi vocación era ser veterinaria, la vida nunca sabes dónde puede llevarte y acabe siendo máster en dirección de empresas y abogado empresarial. Supongo que no podía olvidar mi vocación y el día que me tope con mi perra Luna, una labradora negra, decidí que quería aprender más de la raza e iniciarme en el mundo de las exposiciones, y fue a través de este último y del estudió, que adquirí experiencia para la crianza de la maravillosa raza del Labrador.
Desde sempre fui uma grande apaixonada dos animais e da natureza. Desde pequena extraio deles a sua pura alma e sem complicações. Em pequena criava todo o tipo de pássaros que já naquele tempo, os levava às casas de pássaros para adestrá-los. Daquele tempo, ficou em casa Alba, uma cacatua branca. Tive as minhas mascotes cães e gatos e mais tarde cavalos e mesmo que a minha vocação fosse para veterinária, nunca sabes onde a vida te pode levar e acabei tirando um Mestrado em Direcção de Empresas e Advocacia Empresarial. Mas suponho que não podia esquecer a minha vocação e no dia que me encarei com a minha cadela Luna, uma Labrador preta, decidi que queria aprender mais sobre a raça e iniciar-me no mundo das exposições. E foi através deste último e do estudo, que adquiri experiência para a criação desta maravilhosa raça, o Labrador.

Cãotinho do Labrador: Como, cuando y por qué nació tu afición por la raza Labrador?
Como, quando e porquê apareceu esta tua predilecção pela raça Labrador?

Paloma Quirós Segovia: Mi inquietud nació hace 7 años, cuando conocí a Luna, posteriormente con Coca y luego con Sony comencé a acudir a las exposiciones, y gracias a sus éxitos mi afición fue creciendo. Con Coca mi labradora chocolate de carácter e inteligencia excepcional, comencé mi labor de crianza. Mis inicios han sido un criadero familiar que vive con sus perros y es así como sigo siendo.
A minha inquietude nasceu há 7 anos quando conheci a Luna, posteriormente com Coca e depois com Sony comecei a frequentar as exposições e graças aos seus êxitos, a minha predilecção foi crescendo. Com Coca, a minha Labrador chocolate de carácter e inteligência excepcional, comecei o meu trabalho de criadora. Os meus princípios foram de uma criadora familiar que vive com os seus cães e assim continuo a sê-lo.

Cãotinho do Labrador: Y por qué has querido empezar a criar Labradores?
E porque é que quiseste começar a criar Labradores?

Paloma Quirós Segovia: Es una raza atractiva en su conjunto, me gusta su belleza sencilla, todo en ella es bondad, dedicación, entrega, inteligencia y sobre todo corazón, creo que es a través de él que consiguen alcanzar todo lo demás. Es una raza muy equilibrada, aunque si bien es cierto que no podemos negar que de jóvenes son bastante trastos!
É uma raça atractiva no seu conjunto. Gosto da sua beleza simples, tudo nela é bondade, dedicação, entrega, inteligência e sobretudo coração. Creio que é através disso que conseguem alcançar tudo o resto. É uma raça muito equilibrada, mesmo que é certo que não podemos negar que os jovens são uns trastes!

Cãotinho do Labrador: Que colores de Labradores tienes tu y cual es el color que a ti más te gusta?
Que cores Labradores é que tens e qual é a cor que mais gostas?

Paloma Quirós Segovia: En casa tengo los 3 colores. Para mí es difícil decir cual, cada uno tiene su personalidad propia. Y pienso que lo importante es la calidad del ejemplar en sí.
Em casa tenho as três cores. Para mim é difícil dizer qual. Cada um tem a sua personalidade própria. E penso que o mais importante é a qualidade do exemplar em si.

Cãotinho do Labrador: Cual es la característica que a ti más te gusta en un Labrador?
Qual é a característica que mais gostas num Labrador?

Paloma Quirós Segovia: Un buen movimiento es crucial, va a decirnos si ese labrador está bien “construido”. Estéticamente me gusta el labrador sólido con hueso pero elegante, lo cual no tiene por qué ser incompatible con un excelente movimiento.
Me gusta mirar un labrador por detrás y verlo poderoso, poder decir “Oh sí, que trasero, con unos buenos jamones, esto es un labrador de verdad!. Y verlo terminar con una perfecta inserción de una cola de nutria. Por otro lado adoro las cabezas sólidas de los machos, con mirada gentil, sobre cuellos limpios y poderosos.
En cuanto al carácter ese deseo loco por ser complacientes y activos con él amo, su tierna locura.
Um bom movimento é crucial que nos vai dizer se esse Labrador está bem construído. Esteticamente gosto mais do Labrador sólido, com osso mas elegante, o qual não tem porque ser incompatível com um excelente movimento.
Gosto de olhar um Labrador por detrás e vê-lo poderoso e poder dizer que tem um bom traseiro, com boas cochas, um labrador de verdade. E vê-lo a terminar com uma perfeita inserção de cauda de lontra. Por outro lado adoro as cabeças sólidas dos machos, com olhar gentil, sobre pescoços limpos e poderosos. Enquanto a carácter, esse desejo louco por serem complacentes e activo com o seu dono, sua eterna loucura.

Cãotinho do Labrador: Cómo se ve la creación de Labradores en España? Crees que ya tiene consolidado un estatuto de excelencia o aún se queda mucho trabajo para los demás criaderos?
Como está a criação de Labradores em Espanha? Achas que já tem um estatuto de excelência consolidado ou ainda falta muito trabalho para os criadores?

Paloma Quirós Segovia: Creo que en España hay un buen nivel aunque no estamos consolidados y tenemos más por dar. Se están dando grandes esfuerzos por aportar sangres nuevas de calidad y no quedarnos cerrados. Hay mucha ilusión por hacer un trabajo de nivel y mejorarlo.
Creio que em Espanha há um bom nível apesar de que não estamos consolidados e temos mais por dar. Estão-se a fazer grandes esforços por dar novo sangue de qualidade e por não ficarmos fechados. Há muita ilusão por fazer um trabalho de nível e melhorá-lo.

Cãotinho do Labrador: Hoy por hoy no es muy normal encontrar una mujer dentro de la creación de perros. Sin hablar de afijos antiguos como Rocheby, Sandylands… Crees que es un trabajo que está al alcance de todos los géneros o es mas difícil una mujer hacerlo?
Hoje em dia não é muito normal encontrar uma mulher dentro da craição de cães. Sem falar de afixos antigos como Rocheby, Sandylands... Achas que é um trabalho que está ao alcance de todos ou é mais difícil uma mulher fazê-lo?

Paloma Quirós Segovia: Bueno no creo que suponga una gran barrera pues el tamaño del labrador que sería su inconveniente para el manejo por una mujer, lo compensan con su disposición a colaborar y a hacer las cosas bien. Si bien tengo que agradecer siempre a mi marido Miguel su apoyo en la fundación de Brisa del Mar y su ayuda en las exposiciones, y a mi hijo Miguel Ángel que nos acompaña muchas veces, sin los cuales no hubiera sido lo mismo.
Bom, não creio que seja uma grande barreira pois o tamanho do Labrador que seria o seu inconveniente para o manejo por uma mulher, eles compensam-no com a sua disposição ao colaborar e a fazer as coisas bem. Se bem que tenho que agradecer sempre ao meu marido Miguel pelo seu apoio na fundação de Brisa Del Mar e pela sua ajuda nas exposições e ao meu filho Miguel Ángel que nos acompanha muitas vezes. Sem eles não teria sido igual.

Cãotinho do Labrador: Cuales fueran las dificultades que has tenido hasta llegares al nivel de calidad que tienes?
Quais foram as dificuldades que tiveste até chegares ao nível de qualidade que tens?

Paloma Quirós Segovia: Como en cualquier afición que deseas desarrollar lo mejor posible y aportar tu esfuerzo para una mejora, los comienzos no son fáciles y debes emplear mucho tiempo, constancia, estudio y esfuerzo, y confiar en que tu ilusión sea el motor que te haga continuar en el empeño. He encontrado dificultades que podrían desanimarme en el camino, pero también la ayuda inestimable de personas de mucha experiencia que me han ayudado a conseguir esta ilusión.
Como em qualquer predilecção que desejas desenvolver o melhor possível e dar o todo o teu esforço para uma melhoria, constância, estudo, esforço e confiar em que a tua ilusão seja o motor que te faça continuar no empenho. Encontrei dificuldades que poderiam desanimar-me durante o meu percurso mas também tive a ajuda inestimável de pessoas de muita experiência que me ajudaram a conseguir esta ilusão.

Cãotinho do Labrador: Que mantenimiento dás a tus perros? Y por qué crees que es muy importante darles ese mantenimiento?
Que manutenção dás aos teus cães? E porque é que acreditas que é importante dar-lhes essa manutenção?

Paloma Quirós Segovia: Mis perros conviven todos juntos machos y hembras, en el jardín de nuestra casa, de esta forma el juego es parte primordial de su vida. Además acudo con ellos regularmente a la playa que tenemos muy cercana, donde disfrutan del ejercicio y baños en el mar. La base de su alimentación son piensos de alta gama súper premiun, aunque también elaboro comida casera, a base de arroz y variadas proteínas animales, así como doy diferentes complementos nutricionales y vitamínicos según las necesidades estacionales o de crecimiento. Me da como resultado labradores sanos, vitales, con buena aportación hueso y óptimo pelo.
Os meus cães convivem todos juntos; machos e fêmeas no jardim de nossa casa. Desta forma o jogo é parte primordial da sua vida. Para além de que vou regularmente com eles à praia que temos bem perto, onde eles desfrutam do exercício e de banhos no mar. A base da sua alimentação é de alta gama super premium, apesar de que também elaboro comida caseira, à base de arroz e variadas proteínas animais. Assim dou diferentes complementos nutricionais e vitaminícos segundo as necessidades estacionais ou de crescimento. O resultado que tenho são Labradores sãos, com vida, com bom osso e óptimo pêlo.

Cãotinho do Labrador: Puedes decirnos que líneas de sangre más te gustan y por qué?
Podes dizer-nos que linhas de sangue gostas mais e porquê?

Paloma Quirós Segovia: Admiro el labrador clásico inglés de Sandylands, y me gusta mucho la línea clásica inglesa Rocheby, base de cría de mis hembras. Me atraen las sangres americanas de Lobuff o Beechcroft, que también han sabido mantener su etilo de labrador en el tiempo, y me siento afortunada con contar en mi kennel con la calidad de la sangre nórdica de Follies.
Admiro o Labrador clássico Inglês Sandylands e gosto muito da linha clássica Inglesa Rocheby, base de criação das minhas fêmeas. Atrai-me os sangues Americanos Lobuff ou Beechcroft, que também souberam manter o seu estilo de Labrador durante o tempo e sinto-me com sorte em contar com o sangue Nórdico Follies no meu canil.

Cãotinho do Labrador: Como ves la creación del Labrador en Europa? Te gusta o crees que como está muy de moda, se está hundiendo?
Como vês a criação do Labrador na Europa? Gostas ou acreditas que como está muito na moda, está em declive?

Paloma Quirós Segovia: No creo que se está hundiendo, lo que ocurre es que al ser una raza muy de moda, ha hecho surgir criaderos que sin suficiente trabajo de fondo, no crían con la seriedad o rigor en la raza, necesarios, por el contrario criaderos tradicionales siguen trabajando con los mismos esfuerzos de mejora que siempre. Algunos países como Rusia o Italia tienen muy buen nivel. Finlandia y Suecia tienen unos labradores preciosos. Aunque considero que los ingleses han sabido como nadie mantener en sus criaderos tras generaciones, el tipo de labrador bello y elegante por excelencia.
Eu acho que não está em declive. O que se passa é que ao ser uma raça da moda, fez surgir criadores que sem suficiente experiência de trabalho, não criam com a seriedade e rigor necessários para a raça. Por outro lado, criadores tradicionais seguem trabalhando com os mesmos esforços de melhoria de sempre. Alguns países como Russia ou Itália têm muito bom nível. Finlândia e Suécia têm uns Labradores preciosos. Apesar de que considero que os Ingleses souberam como ninguém, manter os seus criadores por gerações; o tipo de Labrador belo e elegante por excelência.

Cãotinho do Labrador: Tú misma con tus perros, o solo tus perros, se ven mucho por las exposiciones en Portugal. Además, ya nos hemos cruzado algunas veces. Como ves los afijos Portugueses y los Labradores portugueses o el trabajo de nuestros criaderos? Y cuales son los criaderos que más te gustan en Portugal? Puedes explicar tu opinión?
Tu própria com os teus cães ou somente os teus cães veêm-se muito pelas exposições em Portugal. Para além de que já nos cruzamos algumas vezes. Como vês os afixos Portugueses e os Labradores Portugueses, ou o trabalho dos nossos criadores? E quais são os criadores que mais gostas em Portugal? Podes-nos explicar a tua opinião?

Paloma Quirós Segovia: Pienso que en Portugal hay buen nivel, pero creo que necesita un poco de refresco en las líneas. Cuenta con criaderos de renombre como Sol d’arena, del cual me gusta mucho la extrema feminidad de sus hembras, de líneas Rocheby, afijo que está presente en mi crianza.
Penso que em Portugal há um bom nível mas creio que necessita de um pequeno refreshing nas linhas de sangue. Conta com criadores de renome como Sol d’Arena, o qual gosto muito da extrema feminilidade das suas fêmeas, das linhas Rocheby, afixo que está presente na minha criação.

Cãotinho do Labrador: Cual es el defecto mas evidente que ves en los Labradores que cruzan contigo en exposiciones?
Qual é o defeito mais evidente que vês nos Labradores que se cruzam contigo nas exposições?

Paloma Quirós Segovia: Labradores que mueven mal, por malos frentes o posteriores débiles. Machos poco definidos, con pobres cabezas y por el contrario algunas hembras masculinas.
Labradores que se movem mal, por maus dianteiros e posteriores débeis. Machos pouco definidos e por outro lado, algumas fêmeas masculinas.

Cãotinho do Labrador: Para terminar, te pido que dejes, como se fueras una jueza, la descripción prefecta de un Labrador.
Para terminar, peço-te que deixes, como se fosses uma Juíza, a descripção perfeita de um Labrador.

Paloma Quirós Segovia: El labrador retriever es un perro de constitución fuerte pero al mismo tiempo ágil y resistente en su trabajo de campo, con un movimiento desenvuelto que cubre suficiente terreno, acompañado de un carácter alegre y seguro de sí mismo. Además para poder demostrarlo no debe presentar excesivo peso. Debemos encontrar eso en cuanto vemos un labrador salir a ring. Asimismo hay que mirar al labrador posado, y ver en él una armonía, equilibrio o balance en su conjunto, con una clara diferenciación de sexos.

Basándome en el estándar inglés de la FCI, que es nuestra guía, debemos encontrar la tipicidad propia de la raza según observemos los siguientes criterios:

El lomo debe ser amplio, corto y fuerte, aunque eso no significa que se vea cuadrado lo cual empeoraría su movimiento, el labrador debe ser rectangular. En especial la región renal debe ser corta y ancha. El pecho debe ser de buena amplitud y profundidad, las costillas bien arqueadas y abarriladas. Con miembros posteriores desarrollados y poderosos, con rodillas bien anguladas y corvejones bien descendidos. Los hombros ligeramente retrasados, y miembros anteriores con la adecuada angulación de tal forma que el codo quede justo en la vertical del punto más alto del hombro, y estos deben ser vistos derechos de frente o de lado, acabados en pies redondos y compactos.

Los miembros anteriores y posteriores deben moverse en paralelo o ligeramente convergentes hacía una línea media, cubriendo bastante terreno.

Debemos ver una espalda firme, horizontal con el suelo, tanto en estático como en movimiento. Y una grupa no inclinada hacía la raíz de la cola. La cola debe estar correctamente insertada sin una inserción baja. Debe ser muy gruesa en la base y adelgazarse gradualmente, “cola de nutria”, característica distintiva de la raza que le va a dar su funcionalidad para la natación, y portarse en movimiento alegremente a nivel de la línea dorsal.

La cabeza debe ser de cráneo amplio, y orejas que cuelgan pegadas a la cabeza e insertadas hacía atrás, con el stop definido, y una perfecta y completa mordida en tijera. El cuello debe ser nítido, robusto y poderoso, con la suficiente longitud para cobrar desde el suelo sin que le suponga un gran esfuerzo.

Debe estar provisto de un manto corto pero denso, que seque rápidamente, sin ondulaciones o flecos, con una capa de sub pelo resistente al agua, para aislarle del frío y la humedad en sus jornadas de trabajo, esta es otra característica distintiva de la raza.

Debe tener un buen temperamento de carácter afable, sin ninguna señal de agresividad o timidez impropias. Debe ser inteligente y vivaz, con fuerte voluntad para complacer.

Cualquier desviación de lo anterior que juzgando encontremos en el ejemplar debe ser considerado como falta, y su gravedad se valorará en función del perjuicio que pueda causar a su funcionalidad o salud.
O Labrador Retriever é um cão de constituição forte mas ao mesmo tempo ágil e resistente no seu trabalho de campo, com um movimento desenvolvido cobrindo terreno suficiente, acompanhado de um caractér alegre e seguro de si mesmo. Para além de que para o poder demonstrar, não deve apresentar peso excessivo. Devemos encontrar isso quando vemos um Labrador a entrar no ringue. Mesmo assim, temos que ver o Labrador pousando e ver nele uma harmonia, equilibrio ou balanceamento no seu conjunto, com uma clara diferença entre os sexos.

Baseando-me no standard Inglês da FCI, que é a nossa guia, devemos encontrar a tipicidade própria da raça, segundo observemos os seguintes critérios:

O lombo deve ser amplo, curto e forte, embora que isso não signifique que se veja quadrado, o que pioraria o seu movimento; o Labrador deve ser rectangular. Especialmente a sua região renal deve ser curta e larga. O peito deve ser de boa amplitude e profundidade, as costelas bem arqueadas e abarriladas. Com membros posteriores desenvolvidos e poderosos, com joelhos bem angulados e jarretes bem descidos. Os ombros levemente para trás e membros anteriores com a adequada angulação de tal forma que o cotovelo fique justamente na vertical do ponto mais alto do ombro e estes devem ser vistos direitos de frente ou de lado, acabando em pés redondos e compactos.

Os membros anteriores e posteriores devem mover-se em paralelo o ligeiramente convergentes para uma linha média, cobrindo bastante terreno.

Devemos ver umas costas firmes, horizontais com o solo, tanto estáctico como em movimento. E uma garoupa não inclinada à inserção da cauda. A cauda deve estar correctamente inserida sem uma inserção baixa. Deve ser muito grossa na base e gradualmente a estreitar-se, “cauda-de-lontra”, característica distintiva da raça que le vai dar a sua funcionalidade na natação e portar-se em movimento, alegremente ao nível da linha dorsal.

A cabeça debe ser de um crâneo amplo e orelhas caídas junto à cabeça e inseridas para trás, com o stop definido e uma perfeita e completa mordedura em forma de tesoura. O pescoço deve ser nítido, robusto e poderoso, com a suficiente longitude para cobrar a patir do chão sem que lhe provoque grande esforço.

Deve estar provido de um “casaco” curto mas denso, que seque rápidamente, sem ondulações ou franjas, com uma camada de subpêlo resistente à água para se proteger do frio e da humidade nas suas jornadas de trabalho, esta é outra característica distintiva da raça.

Deve ter um bom temperamento de carácter amigável, sem nenhum sinal de agrssividade ou de timidez impróprias. Deve ser inteligente e animado, com forte vontade de cumprir.

Qualquer desvio aquando julgado do que foi anteriormente dito, encontraremos no exemplar como falta e a sua gravidade se valorará em função do prejuízo que possa causar na sua funcionalidade ou saúde.

Cãotinho do Labrador: Muchas gracias por tu tiempo y te deseo aún más suerte con tus familia perruna! Ha sido un placer para nosotros este pequeño intercambio de información llegada de nuestro país hermano! Muchísimas gracias!

Un beso.
Muito obrigado pelo teu tempo e desejo-te ainda mais sorte com a tua família canina! Foi um prazer para nós este pequeno intercambio de informação chegada do nosso país irmão. Muitíssimo obrigado!

Um beijo

Paloma Quirós Segovia: Muchas gracias a vosotros por esta entrevista, por vuestra amabilidad y espero que nos veamos pronto en futuras exposiciones! Besos.
Muito obrigado a vocês por esta entrevista, por vossa amabilidade e espero que nos encontremos brevemente em futuras exposições! Beijos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Quem mais te faz sentir único, puro, especialmente extraordinário?
O teu cão!
E ele não exige nada de ti! Simplesmente dá-lhe o teu coração que em troca, ele dar-te-à o seu!
NunoS@rdine
Administrador
Administrador

Registado: 08/06/2007 - 23:04

Mensagempor PR__ » 29/03/2011 - 15:23

De saudar mais uma entrevista top de uma criadora que eu gosto particularmente do seu trabalho.

Gostei muito quando disse :" O que se passa é que ao ser uma raça da moda, fez surgir criadores que sem suficiente experiência de trabalho, não criam com a seriedade e rigor necessários para a raça."

Não podia estar mais de acordo.

Parabens pela entrevista
PR__
Fanático por Labradores!
Fanático por Labradores!

Registado: 17/01/2007 - 1:50

Mensagempor NunoS@rdine » 29/03/2011 - 15:44

Como até agora, mais uma entrevista muito interessante. Eu particularmente também gosto bastante do trabalho da Paloma e para além disso ela é uma pessoa extremamente amável! Vê-se na sua criação um trabalho metódico!

Especialmente adoro a Paris e a Dolce! Vistas ao vivo são duas cadelas de cair baba por elas! Exuberantes!
Quem mais te faz sentir único, puro, especialmente extraordinário?
O teu cão!
E ele não exige nada de ti! Simplesmente dá-lhe o teu coração que em troca, ele dar-te-à o seu!
NunoS@rdine
Administrador
Administrador

Registado: 08/06/2007 - 23:04

Mensagempor Isabeldp » 29/03/2011 - 18:12

;) ;)
Isabeldp
Fanático por Labradores!
Fanático por Labradores!

Registado: 05/10/2009 - 18:49

Mensagempor Susana Nunes » 29/03/2011 - 18:39

;) :perf
“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados” Mahatma Gandhi
Susana Nunes
Fanático por Labradores!
Fanático por Labradores!

Registado: 16/02/2010 - 1:38

Mensagempor PCosta » 29/03/2011 - 19:16

Mais uma exelente entrevista parabéns ;) ;) ;)
PCosta
PCosta
Fanático por Labradores!
Fanático por Labradores!

Registado: 02/06/2008 - 21:44

Mensagempor sorayacrespo » 30/03/2011 - 8:15

:arrow
ImagemImagem
sorayacrespo
Fanático por Labradores!
Fanático por Labradores!

Registado: 16/09/2010 - 8:48

Mensagempor kingmalibu » 30/03/2011 - 10:11

a entrevista é excelente...
obrigada por partilhares todas estas informações connosco...

mais uma óptima entrevista Nuno... é de louvar atitudes assim... de conhecimento e de partilha...

nem toda a gente é capaz de saber e ensinar...

obrigada :lol
vem brincar...traz um amigo teu...

ImagemImagem
kingmalibu
Fanático por Labradores!
Fanático por Labradores!

Registado: 19/06/2010 - 3:42

Voltar para Entrevistas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes