Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Justiça autoriza família a processar escola que proibiu menina de entrar acompanhada de seu cão de serviço

Em 2012, Ehlena Fry, hoje com 12 anos, foi proibida por uma escola de entrar no local acompanhada de Wonder, seu cão de serviço. Na época, ela estava no jardim de infância e foi transferida para outra escola, que acolheu o animal.

Ehlena tem paralisia cerebral e depende da ajuda do seu cão de serviço para muitas tarefas diárias, como abrir e fechar portas e até tirar seu casaco.

A menina estava no jardim de infância quando foi impedida pela escola de entrar no local acompanhada por seu cão de serviço. (Foto: Reprodução / Facebook ACLU Nationwide)

A família da menina foi atrás da justiça saber de seus direitos e com o intuito de, dando mais visibilidade ao caso, também ajudar outras crianças que são dependentes de animais de serviço.

Essa semana, o caso foi objeto de uma audiência da Suprema Corte nos Estados Unidos. Os juízes decidiram que os pais da menina poderiam processar autoridades da escola de Michigan por se recusarem a permitir que o cão de serviço acompanhasse Ehlena em suas aulas.

O cão ajuda a menina em diversas tarefas de seu dia a dia e lhe dá um pouco mais de liberdade. (Foto: Reprodução / Facebook Healthost)

Seu direito de ter o filhote de cachorro ao seu lado em edifícios públicos está protegido pela Americans with Disabilities Act (Lei de Americanos com Deficiência), AWDA.

O caso ganhou grande atenção de mídias e principalmente de pessoas com deficiência nos Estados Unidos e, apesar de ter sido uma luta prolongada, a vitória da família de Ehlena foi bastante significativa, além de ter destacado as questões persistentes em torno de cães de serviço e cães de terapia e das pessoas que precisam da ajuda desses animais para terem mais liberdade em seu dia a dia.

A vitória da família de Ehlena foi bastante significativa para todos que precisam da ajuda de um cão de serviço. (Foto: Reprodução / Facebook AP Images)

O cachorro Wonder hoje tem 10 anos de idade e se aposentou do seu trabalho de cão de serviço de Ehlena.

Fonte: I Heart Dogs

Data: 
23 de Fevereiro de 2017

Autor

Autor: 
Andrezza Oestreicher
Classifique: 
Ainda sem votos