Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Grupo 6

Este grupo apresenta 3 secções: os Cães de Levante e de Corso, os Cães de Rasto e de Sangue e Raças semelhantes.
Neste grupo encontramos cães que têm um excelente olfacto e que conseguem procurar a caça tanto no bosque como em terrenos mais abruptos até ficarem esgotados; quando encontram a caça assinalam-na com um ladrido muito particular chamando a atenção dos caçadores.
Com uma origem muito antiga mantêm intacto comportamento que os assemelha aos canídeos selvagens. A facilidade com que encontram as pistas e os rastos permite-lhes caçar em matilha. Os sabuesos caçam em conjunto, mas não caçam para o caçador; caçam para eles próprios. pois optam por ter um comportamento muito primitivo, de tal forma que, se se deixar, acabam por devorar a peça abatida. Apesar de disciplinados não são muito obedientes e são incapazes de receber um adestramento sofisticado, limitando-se a aprender as ordens mais simples. Os mais jovens aprendem este trabalho no campo, junto com os maiores. Neste grupo, principalmente os sabueso, seleccionou-se de propósito a voz, ou seja o ladrido potente e modulado.
Através deste ladrido guiam o caçador. No entanto, devem ser dotados de um bom olfacto, rapidez, resistência e valentia.
Tem uma inteligência natural e viva que leva ao fracasso do animal que acusa, visto que no monte não terá ajuda do monteiro; em matilha caça bem ou então fracassa.
Apesar de algumas destas raças, como o Bloodhound, sejam grandes, são animais calmos, pacíficos e muito confiados. Estes cães são muito versáteis e caçam tanto as peças de caça maior (veado, corço, javali) como de caça menor (lebre), se bem que algumas raças tem funções muito específicas. Devido à sua antiguidade, são raças que se encontram bem difundidas por vários países.

Autor

Autor: 
Toda a informação aqui contida foi retirada do "Anuário Cães & Companhia 2002".