Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O pêlo - tipologia e cumprimento

Os cuidados com o pêlo são uma das atenções fundamentais para o bem-estar e a higiene do cão. O pêlo deverá ser escovado todos os dias: favorece a circulação sanguínea da pele, permite a eliminação de pêlo morto e estimula o crescimento de pêlo novo; evita também a formação de novelos (que, geralmente, devem ser eliminados utilizando a tesoura).
Uma limpeza periódica permite também, manter sob controlo constante a epiderme: verifique se a pele está saudável, rosada sem feridas, escoriações, piolhos ou avermelhamento provocado por dermatite ou parasitas.

O pêlo é constituído por um subtil filamento córneo, elástico e flexível, fixado à pele por uma terça parte do seu comprimento. Distingue-se uma zona externa, constituída por células mortas, e uma parte interna fixa à pele por meio do bolbo piloso. Do bolbo o pêlo nasce, alimenta-se, cresce e de depois é substituído por outro pêlo depois de morrer. O pêlo tem, de facto, uma duração média de 90-100 dias, depois o bolbo piloso começa a produzir outro pêlo que debilitará o antigo. Trata-se, pois, de uma mudança natural, embora isto não aconteça a todos os pêlos ao mesmo tempo, mas afecta apenas porções de pêlos distantes entre si.
O pêlo do cão sofre uma constante mudança durante todo o ano, algumas vezes não se nota, outras vezes torna-se maçador (a mudança de pêlo). A pelagem ou manto pode ser classificada segundo o seu comprimento, densidade e dureza; além disso, podem distinguir-se pêlos curtos, semilongos e longos.

Pêlo curto.
Tem um comprimento compreendido entre 1 cm e 4 cm. Normalmente é um pêlo duro ao tacto, aderido à pele e erecto a todo o comprimento (dálmata, boxer e dobermann).

Pêlo semilongo.
Com mais de 4 cm, mantém ao longo de todo o seu comprimento uma linha direita. Somente num animal de pêlo semilongo duro este é volumoso em todo o corpo excepto nas extremidades, nas virilhas e no focinho, onde, pelo contrário, é curto (pastor alemão). Nos animais de pêlo semilongo áspero ou semiáspero é semilongo também no focinho (schnauzer).

Pêlo longo.
Este grupo de cães tem um pêlo de comprimento superior aos 10 cm em todo o corpo. Divide-se, por sua vez, em:

  • liso, quando é direito em todo o seu comprimento e suave ao tacto (yorkshíre, bíchon maltês);
  • ondulado; quando o pêlo tem curvas e se apresenta tipo ondas do mar (bríard);
  • encaracolado, quando o pêlo parece retorcido sobre si mesmo até formar uma série de anéis ou caracóis (caníche);
  • sedoso, quando vários pêlos juntos formam entrançados por todo o corpo do animal (típico das raças commodor, pulí ou pastor bergamasco).
Classifique: 
Average: 5 (1 vote)

Relacionados