Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

RCI

O Regulamento de Concurso Internacional é mais conhecido pela abreviatura RCI ou IPO, é um regulamento de desporto canino aprovado pela Federação Internacional de Canicultura (F.C.I.), e pelo Clube Português de Canicultura (C.P.C.) e que pelos menos informados, é normalmente designada por "trabalho". Este regulamento foi criado com o objectivo de seleccionar o carácter equilibrado dos cães, avaliar a forma de reagir do cão perante as dificuldades que se lhe deparam numa prova, o seu temperamento e a sua coragem, bem como a capacidade técnica dos treinadores para ensinarem os cães a executar os exercícios, quer de Pistagem, quer de Obediência, quer de Defesa sempre da forma mais correcta e de modo a que estes executem os diferentes exercícios sempre da forma mais perfeita e DEMONSTRANDO UMA ATITUDE ALEGRE A EXECUTAR OS EXERCÍCIOS.
Um BOM TREINADOR de RCI tem que conseguir que os cães tenham uma boa capacidade técnica (executar os exercícios o mais perfeito possível), mas sem tirar ao cão o temperamento e a vontade de trabalhar/agradar e acima de tudo que o cão demonstre um bom relacionamento I com o dono (condutor) e que normalmente é demonstrado pelo facto do cão ao executar exercícios como o JUNTO (andar ao lado) manter o olhar fixo no dono (condutor). Divide-se em três escalões, de dificuldade progressiva:
Concurso Internacional Classe I (R.c.I.-IPO I);
Concurso Internacional Classe II (R.c.I.-IPO 11);
Concurso Internacional Classe III (R.C.I.-IPO 111).
Cada um dos escalões acima referidos compõe-se pela prática de três disciplinas (conjuntos de exercícios), PISTAGEM, OBEDIÊNCIA E DEFESA, sendo obrigatório que em cada uma delas, seja atingido um mínimo de pontuação (70 pontos em 100 possíveis), sob pena de não ser atribuído o título, mesmo que em uma delas obtenha resultados excelentes.

1. Disciplina A - Pistagem
O cão tem de seguir um rasto (vestígios - pegadas) deixado pelo condutor, ou por outra pessoa, conforme as diferentes classes (I, 11, 111), cerca de 30 a 60 minutos antes, durante um percurso que varia conforme as classes entre 300/1500m, contendo diversos ângulos e em que são deixados vários objectos com o odor de quem traçou a pista e que o cão vai ter que assinalar (sentar ou deitar)

2. Disciplina B - Obediência
A composição desta disciplina comporta a execução de exercícios como andar junto ao dono com/sem trela, mostrar indiferença a I disparos, passar num grupo de pessoas sem evidenciar agressividade ou medo; sentar, deitar e ficar de pé em quanto o condutor se afasta em andamento normal e/ou a correr; chamadas ao dono; busca de um objecto, quer em terreno aberto, quer com transposição de obstáculos; ir em frente em linha recta (cerca de 30m). Estes exercícios são executados em grupos de dois, tendo um dos cães que permanecer deitado, ficando o dono afastado (cerca d J30m), enquanto o outro cão realiza os exercícios.

3. Disciplina C - Defesa
Encontrando-se o cão sem trela, à ordem do dono o cão inicia a procura do fiigurante/malfeitor tendo o cão procurar em dois, quatro ou seis abrigos, consoante a classe I, II ou III. Enfrentamento e ladrido; Fuga do Figurante; Defesa do Cão durante a fase da Guarda em que é exercida uma pressão psicológica com um bastão de ataque, devendo o cão reagir enfrentado a ameaça, só largando à ordem do condutor e encontrando-se o malfeitor parado; Condução de Costas e Ataque lançado.
O cão terá de manter uma mordida firme e calma até que o condutor o mande largar a manga (objecto utilizado pelo malfeitor para proteger o braço). O condutor revista o
malfeitor desarmando-o e juntamente com o cão escolta-o até ao juiz.
IMPORTANTE: Os cães para poderem participar numa prova de RCI tem que ser aprovados num TESTE DE SOCIABILIDADE.
Pois embora muitas vezes exista a ideia de que os cães que são treinados em defesa são agressivos, na realidade o que se pretende é controlar a sua agressividade natural na medida em que o cão só pode atacar à ordem do condutor e tem que obrigatoriamente soltar à ordem do condutor. O cão que não preencha estes requisitos é eliminado da prova.
Aberto a todas as raças, - sendo as mais utilizadas O Pastor Alemão, Pastor Belga, Rottweiler, Dobermann, Boxer, etc.

CONSELHOS UTEIS
Se pretende ADQUIRIR UM CÃO para a prática desta modalidade certifique-se que o cão tem origens de "Trabalho" e de preferência peça a opinião de alguém que esteja por dentro da modalidade.

-Os TREINADORES e DONOS de cães interessados em treinar esta modalidade devem procurar (in)formação junto dos treinadores ou clubes que já apresentaram cães em provas.
Clubes de Treino reconhecidos pelo CPC e presentes em provas de RCI que têm Treinadores e Figurantes Credenciados
ASSOCIAÇÃO DOBERMANN DE PORTUGAL 91 70619 05
CANEUTILE (Lisboa) -93 506 45 71
CENTRO DE EDUCAÇÃO CANINA DO ESTORIL (Lisboa) -96 377 21 23
DOG SHOW (Porto) -96 70643 59
MONTE DE SANTA LUZIA (Lisboa) -91 998 37 03
C 4 -CAVE CANEN (Porto) -91 423 78 09

Treinadores e/ou Figurantes Credenciados que não estão associados a clubes reconhecidos:
José Campos -91 488 44 57 (Barcelos)
Paolo Picariello -93 420 67 49 (Porto)
Vergílio Ramos -91 826 41 55 (Lisboa)
Christian Randazzo -93 420 6749 (Porto)
 

Autor

Autor: 
Toda a informação aqui contida foi realizada por Celso Alves - Coordenador Nacional da Subcomissão de Cães de Utilidade do CPC - e retirada do "Anuário Cães & Companhia 2002".