Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorros que se sentem culpados: A verdade sobre cães

Por que os cães fazem isso se eles não entendem o que a gente fala e têm memória curta? Memoria curta nunca foi!

Pelo contrário, podem identificar um cheiro especifico ou alguém depois de vários anos.

Agora se a reclamação acontece depois de alguns minutos eles não associam ao que fizeram minutos atrás, mas sim ao que estão fazendo na hora da reclamação.

Com o processo de domesticação de milhares de anos, além de ter perdido o medo do ser humano, característico aos animais selvagens, eles aperfeiçoaram a interpretação dos sinais, mesmo os mínimos, das pessoas com quem os cães domésticos convivem há gerações: Sinais verbais e não verbais que caracterizam perfeitamente o estado mental dos seus tutores e a antecipação de uma eventual reclamação ou bronca.

Sem falar que muitos deles aprendem a apaziguar a nossa ira com tais reações, o que faz parte do leque variado de atitudes e posturas de apaziguamento próprio a espécie.

Abaixar a cabeça é alias um sinal claro de submissão, típico nos canídeos, não uma prova efetiva da culpa deles.

A noção de culpa é um conceito criado pela mente humana assim como a sua interpretação da parte dos proprietários e que não tem sentido nenhum para os outros animais.

Inclusive alguns aprendem até a fazer mímicas e adotar posturas que vão da ameaça, ao choro, passando por sorrisos típicos, bocejos repetitivos e outras.

Certas vezes tão engraçadas, que levam os sensatos educadores a rir e brincar do e com o cachorro no lugar de reprimi-lo.

Assim os cães se adaptando conseguem truques que desarmam a maioria das manifestações agressivas dos seus “humanos”.

Conseguem enganá-los e se sair muito bem com isso.

A mímica do animal associada à ilusão de culpa que os humanos interpretam torna a situação engraçada.

Mas para verificar o não entendimento da noção de culpa da parte dos cães basta repetir da mesma forma o ritual de reclamação da parte dos proprietários no momento que o animal não tem feito nada, ao contrário tendo feito algo que normalmente lhe traz elogios e prêmios da parte dos tutores e poderá conferir as mesmas mimicas e atitudes da sua parte no objetivo de apaziguar, de submissão e não como forma de assumir uma culpa qualquer que, com certeza não terá e não tem como entender.

 

Data: 
17 de Abril de 2014

Autor

Autor: 
Olivier Soulier
Classifique: 
Ainda sem votos