Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Câncer de pele em cães

O câncer de pele é uma neoplasia maligna, que tem a capacidade de provocar metástase no animal (disseminação do câncer para outros órgãos do corpo). Para um entendimento melhor, a neoplasia de pele é a proliferação anormal de células sem motivo aparente, comprometendo assim, a saúde do animal de estimação. O câncer de pele em animais vem aumentado a cada dia e virando rotina nas clínicas veterinárias. O câncer não é uma zoonose, ou seja, não é transmitida para o homem e nem é transmitida para outros animais.

Câncer de pele em cães. Foto: Reprodução

Câncer de pele em cães. Foto: Reprodução

Normalmente, dos 7 aos 14 anos, os cães ficam mais susceptíveis ao aparecimento de neoplasias em geral, sendo a mais comum a de pele. Estudiosos afirmam que as cadelas são mais acometidas pelo o câncer de pele, do que o machos. Fêmeas que pariram filhotes, e as que não pariram, têm chances iguais no aparecimento do câncer de pele, ou seja, não tem nenhuma influência o fato de ter tido cria ou não.

O câncer, ao contrário do que muitos pensam, é uma doença silenciosa. O quadro clínico agudo só aparece, normalmente, na fase terminal. Em muitos casos, o cão apresenta um caroço na a pele e o tutor não se preocupa, pois o animal está aparentemente saudável. Essa doença é extremamente agressiva, deixando o animal bastante debilitado em sua fase final. Quando o proprietário observa uma anormalidade no animal e o leva a uma médico veterinário, muitas vezes, o prognóstico é ruim.

 

Principais cânceres de pele em cães

Os principais cânceres de pele em cães, são:  Mastocitoma; Carcinoma Espinocelular e Carcinoma das Células Escamosas.

 

Sinais clínicos do câncer de pele em cachorros

Os principais sinais clínicos do câncer de pele na fase inicial:

- Presença de nódulo;

- Caroço;

- Crosta e vermelhidão da pele do animal;

- Feridas que não cicatrizam;

- Coceira intensa;

- Alopecia (perda de pelo);

Linfonodos palpáveis (ingüas).

 

Na fase terminal ocorrem sinais bem mais evidentes do que na fase inicial, pois na maioria das vezes já ocorreu a metástase. Os principais sintomas, são:

- Fadiga;

-Vômito;

- Diarréia;

- Anorexia, prostração;

- Depressão;

- Sono excessivo;

- Emagrecimento progressivo.

 

Diagnóstico de câncer de pele

O diagnóstico é feito a partir da anamnese/histórico e do exame clínico do animal. Muitos médicos veterinários optam, para a confirmação do diagnóstico, por fazer a biopsia. Com o resultado laboratorial indicando neoplasia maligna é iniciado o tratamento.

 

Tratamento do câncer de pele em cachorros

O tratamento para o câncer de pele é feito através da remoção cirúrgica da lesão, seguida de sessões de quimioterapia e radioterapia. Animais com a moléstia na sua fase inicial podem ter bastante sucesso no tratamento, sendo considerado um prognóstico bem favorável ao animal. Animais mais debilitados e na sua fase final, têm um prognóstico bem desfavorável, levando muitos a óbito no meio do tratamento.

 

Prevenção

Não existe prevenção com total eficácia para o câncer de pele. Existem métodos que podem diminuir a chance do aparecimento, como: Não deixar o pet exposto várias horas ao sol sem o uso do protetor solar, não utilizar produtos químicos cancerígenos na limpeza de canis e proporcionar uma visita rotineira a um médico veterinário para a avaliação frequente da saúde do animal. É de suma importância a avaliação de um profissional habilitado, diante de qualquer anormalidade percebida na pele do cão.

 

Saiba mais sobre câncer em cachorros AQUI

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
19 de Abril de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos