Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Por que meu cachorro cava antes de deitar?

cachorro-cava-cama-curiosidade

 

Para um cachorro cavar o piso do seu apartamento ou da sua casa antes de se deitar responde a um atavismo da espécie.

Por mais que cavando as superfícies sintéticas que encontramos nas partes internas das nossas residências, hoje em dia, não muda em nada.

É um comportamento que existe desde a origem, porque em condições naturais, sempre que se arranha o chão ou ele fique úmido e mais fresco nas regiões mais quentes e secas ou esquente mais depois de retirar a primeira camada de gelo nas regiões temperadas ou polares durante o inverno.

No caso de uma cadela perto de parir as razões são também atávicas: Acomodar o ninho para mais fresco ou quente dependendo da necessidade e, sobretudo constituir uma toca. Lembrando que os canídeos asseguram assim a temperatura corporal certa e a ocultação da marcação olfativa, dos filhotes ou do leite maternal, abafando também eventuais gemidos, sinais que denunciariam a presença de pequeninos, os tornando mais vulneráveis à ação de outros predadores…

PS: Atavismos caninos.
Atavismos definição:
Propriedades que se manifestam, características genéticas em ascendentes remotos que estavam latentes ao longo de gerações.

Meus textos são usados em seminários, palestras e cursos e juntados para confecção de livros sobre o assunto. Agradeço para não repassar sem minha autorização expressa e escrita e com obrigação de citar a minha autoria.

The post Por que meu cachorro cava antes de deitar? appeared first on Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
02 de Abril de 2014

Autor

Autor: 
Olivier Soulier