Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Curta “Gift” expõe o abandono de animais através de analogia com adoção de uma criança

Produzido pela DeadLens Picture, o curta “Gift” (presente em tradução livre) nos leva em uma viagem de 4 minutos e nos faz enxergar em uma situação fictícia algo que acontece o tempo inteiro: o abandono de animais e a posse irresponsável.

Só que dessa vez, acompanhamos todas as fases do abandono através da história de uma garotinha ruiva que é adotada por uma família. Uma vez que o momento da novidade passa, a família vai gradativamente a excluindo de sua vida. Ela não recebe atenção, ninguém realmente dedica tempo algum para ela e basicamente se espera que a partir de então sua vida se resuma a ficar no canto, sem estímulo físico, mental e emocional. Uma existência ainda mais triste da que ela levada antes de supostamente receber uma segunda chance.

 

 

Um dos pontos muito interessantes desse trabalho é que ele expõe que o abandono começa em todas as rejeições diárias que o animal é submetido, quando o tutor não se compromete a suprir as necessidades do pet.

Assim como nós, os cachorros não nascem sabendo quanto as regras da nossa sociedade e como eles devem se comportar. Por isso, esperar que o cão magicamente seja perfeito, sem investir tempo, dedicação e amor, é uma fórmula fatal para uma situação insustentável.

O mais injusto é saber que muitos justificam o abandono como se a culpa fosse do animal, tentando inverter o papel da vítima com o do malfeitor. No exemplo do vídeo, o problema foi da criança que não soube brincar direito, não do real culpado, o pai que desistiu há muito tempo ao negligenciá-la. Na vida real, o problema é com o cachorro que late muito, está destrutivo, agressivo e não corresponde as expectativas, e não do tutor, que não oferece nem o básico para seu pet.

Com a frase “Seja responsável, dê, adote conscientemente”, os autores de Gift querem passar que, assim como pais adotantes, tutores devem entender que têm as mesmas obrigações de zelar por aquele ser.

Data: 
26 de Abril de 2015

Autor

Autor: 
Samantha Kelly
Classifique: 
Ainda sem votos