Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Estudo comprova que os cães têm comportamento pró-social

A maioria dos cachorros são loucos por comida e muitos chegam a ter “ciúmes” de seus alimentos. Mas um estudo revelou que os cães estão dispostos a ajudar companheiros caninos a comer mesmo sem ter nenhum benefício próprio imediato.

Com isso, os cachorros entraram para a lista de animais que demonstram comportamento pró-social, ou seja, são capazes de beneficiar os outros sem esperar nada em troca.

Até o momento, os cientistas sabiam que macacos, ratos, corvos e primatas tinham essa característica social.

Para realizar o estudo, dezesseis cachorros foram classificados como “doadores”. Na primeira etapa, esses cães foram ensinados a sentar em um lugar exato e puxar cordas que fariam uma bandeja se mover até o local onde outro cachorro estaria.

Depois que eles aprenderam como isso funcionava, o teste foi realizado com comida.

Os cachorros “doadores” tinham duas opções: puxar uma corda que levaria a bandeja com comida até o outro cão ou enviar uma bandeja vazia.

Em ambos os casos, o cachorro “doador” não recebia comida.

 

Cachorro "doador" (direita) tinha a opção de oferecer uma badeja com comida para o cão "receptor" (esquerda). (Foto: Reprodução / Science Daily)

Cachorro “doador” (direita) tinha a opção de oferecer uma badeja com comida para o cão “receptor” (esquerda). (Foto: Reprodução / Science Daily)

 

Um fator foi importante no estudo: os cães estão mais dispostos a ajudar àqueles que são conhecidos do que cachorros que nunca viram antes.

Como os cães do estudo ofereceram comida aos outros sem que isso trouxesse benefício próprio, os pesquisadores confirmam que eles têm comportamento pró-social.

O melhor amigo do homem é generoso até mesmo com outros cães.

O estudo foi realizado na Universidade de Medicina Veterinária de Vienna.

 

Fonte: Daily Mail UK

Data: 
21 de Dezembro de 2015

Autor

Autor: 
Karina Sakita