Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Quando um cão não quer brincar com você, a culpa pode ser sua

O cão não quer brincar e agora? (Foto: Reprodução / Google)

O cão não quer brincar e agora? (Foto: Reprodução / Google)

Quando chamamos um cachorro para brincar e não temos um retorno, sempre achamos que ele está com preguiça ou sem vontade no momento. Mas saiba que a culpa pode ser sua!

Um estudo revelou que muitos sinais que os humanos dão aos cães quando querem brincar são ineficazes. Enquanto o cérebro humano entende alguns gestos como um convite para a brincadeira, para os cachorros estamos apenas balançando as mãos sem motivo aparente.

Os pesquisadores pediram que os voluntários brincassem com seus cachorros por 5 minutos no conforto de seu lar e gravassem esse momento. Eles deveriam brincar como normalmente fazem, mas não podiam usar nenhum brinquedo ou objeto.

Ao analisar os vídeos, os pesquisadores identificaram os 35 gestos mais usados pelos tutores quando chamam seus cachorros para brincar, como bater a mão no chão, bater palmas, empurrar ou encostar no cachorro, se inclinar, assoprar, latir ou pegar as patas do cão.

Identificar o comportamento humano foi apenas o primeiro passo, o verdadeiro objetivo era saber quais sinais realmente são entendidos pelos cães.

 

Como chamar um cachorro para brincar? (Foto: Reprodução / Google)

Como chamar um cachorro para brincar? (Foto: Reprodução / Google)

 

A ativista e pesquisadora comportamental Nicola Rooney liderou o estudo. Ela e seus colegas descobriram que a popularidade de um gesto não significa que ele será bem sucedido. Por exemplo, bater a mão no chão foi o sinal mais usado pelos tutores, mas apenas 38% dos cachorros brincaram após verem esse gesto.

Agarrar o cachorro ou bater palma também foram gestos bem populares que não tiveram bons resultados.

Beijar o cão e bater o pé no chão tiveram 0% de eficácia.

Mas nem tudo está perdido! Esses sinais tiveram grande sucesso com os cães: brincar de pega-pega, bater no próprio peito para que o cachorro pule, pegar ou segurar suas patas e abaixar na frente dele.

E seu cachorro entende quando você quer brincar?

 

Referência: Scientific American

Data: 
13 de Janeiro de 2015

Autor

Autor: 
Karina Sakita