Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cães que comem ração seca vomitam mais que cães que comem Alimentação Natural (AN)?

Sim, cães que comem ração seca tendem a ter mais episódios de vômito do que cães e que comem AN. Mas por quê? Essa é uma daquelas perguntas que tem mil respostas, contudo vou tratar aqui das mais comuns.

Primeiramente, vamos pensar em como era a alimentação dos cães antes da domesticação. É claro que muita coisa mudou durante esse processo, criamos raças para satisfazer nossas vontades, todavia alguns pontos da fisiologia digestiva do cão seguem próximos ao que era.

Por exemplo, o lobo não tinha alimento todos os dias, várias vezes por dia. Ele comia quando a matilha conseguia caçar ou encontrar algo. Além disso, tinham que engolir muito rápido, senão poderiam perder a refeição da semana! Isso explica por que cães não costumam mastigar. Eles apenas diminuem os alimentos para poderem engolir. Isso é fisiológico, também por não terem tantas enzimas digestivas na boca, como nós temos na saliva. Agora imaginem o lobo: ele comia carne e alguns vegetais e frutas, tudo isso era úmido, macio. Agora pensem no cão que está sentado ao seu lado, a maioria come uma ração seca, peletizada, muito salgada e ainda por cima com ingredientes que nem conhecemos. Vantagem para os cães que comem alimentação natural (AN) tratada no artigo anterior, que oferece um alimento úmido, macio, saboroso, sem excessos de sal, sem aditivos químicos e com ingredientes selecionados.

Você já reparou em um cão que come ração seca? Ele come bastante ração e vai direto para o recipiente com água. Por quê? Porque o alimento é seco e salgado! Está aí um dos motivos mais comuns de vômito após a alimentação com ração seca. O animal come a quantidade se acha caber no estômago, contudo ele ingere alimento seco que após a ingestão incha e se torna muito mais volumoso. Muitas vezes o animal vomita por incapacidade de digerir tudo que engoliu.

Outro motivo bastante comum é que o cão come muito rápido! Mas ele sempre comeu rápido, o que mudou foi o tipo de alimento, que agora na maioria dos potinhos é seco, é a ração tradicional. Mesmo sendo específica para cães, pode causar mal-estar estomacal e até mesmo irritar a mucosa, ocasionando vômitos recorrentes, inclusive gastrite. Os cães que comem AN ingerem ingredientes de forma mais natural, menos processado e isso facilita bastante a digestão. Outro erro muito comum é colocar vários cães para comer um ao lado do outro.

Antes de terminar, gostaria apenas de chamar a atenção para um detalhe importante quando se vai ao veterinário por um desses motivos: saiba diferenciar vomito e regurgitação. Quando o cão engole o alimento e este não chega ao estômago ou chega e logo é expulso, se chama regurgitação. Significa que o alimento não foi digerido, é aquele bolo alimentar com alimentos mal mastigados, inteiros, praticamente sem cheiro. Já o vômito é quando a comida chega ao estômago e fica tempo suficiente para ser digerida, assim quando ocorre a expulsão não se consegue diferenciar nada, é uma massa única e com odor bastante desagradável, azedo.

Sempre que houver episódios de vômito ou regurgitação de forma recorrente, não hesite, leve seu cão ao veterinário! Muitas doenças podem causar quadros como esses e apenas um profissional pode examinar, avaliar e medicar seu cão de forma correta.

Para dúvidas ou sugestões, envie mail para sac@paneladopet.com.br

 

Escrito por Fabíola Monteiro, médica veterinária responsável pela empresa Panela do Pet, especializada em alimentação natural desidratada, ração natural sem corantes, conservantes ou aditivos químicos. Saiba mais sobre a Panela do Pet em www.paneladopet.com.br ousac@paneladopet.com.br

Data: 
01 de Novembro de 2016

Autor

Autor: 
Convidado
Classifique: 
Ainda sem votos