Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Pesquisa traça perfil de tutores de cães e gatos no Brasil

Ninguém pode negar que os brasileiros são apaixonados por animais de estimação. A última pesquisa feita pelo IBGE revelou que existem 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos no país. Temos mais cachorros do que crianças!

Mas você sabia que a maioria dos tutores de cachorro no Brasil são casados e que grande parte das pessoas que têm gato são mulheres?

Uma pesquisa inédita realizada pelo IBOPE Inteligência trouxe maiores detalhes sobre a relação entre os brasileiros e seus pets.

O estudo foi realizado em parceria com o Instituto WALTHAM®, a principal autoridade científica em bem-estar e nutrição de pets, e com o Professor Doutor Ricardo Dias, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) com os seguintes objetivos:

  •  traçar o perfil dos tutores de pets no Brasil;
  • estudar a interação dos brasileiros com seus animais de estimação;
  • e descobrir quais são as barreiras que impedem algumas pessoas de terem um bichinho.

 

A relação entre cães e tutores brasileiros foi tema do estudo. (Foto Ilustrativa: Karina Sakita)

A relação entre cães e tutores brasileiros foi tema do estudo. (Foto Ilustrativa: Karina Sakita)

 

A pesquisa foi realizada em duas etapas e teve a participação de tutores de cães, tutores de gatos e pessoas que não possuem pets mas desejam ter.

A fase qualitativa foi feita com 13 grupos de discussão em São Paulo, Recife e Porto Alegre. E a fase quantitativa contou com 900 entrevistados em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Salvador e Distrito Federal.

 

Resultado

 

Os pesquisadores revelaram que a maioria dos tutores de cães são casados (51%). Além disso, foi descoberto que 82% são de classe AB, 59% moram em casas, 93% moram com mais de uma pessoa e 24% adotaram seus cachorros, sendo 59% deles SRD (sem raça definida).

A maioria dos entrevistados vêem os cachorros como seus filhos (44%) e acreditam que eles nos trazem conforto emocional (68%).

Em média, os tutores levam seus cães ao veterinário 2,8 vezes ao ano, sendo que 79% levam para vacinação anualmente.

 

Perfil

 

A pesquisa traçou três perfis de tutores de cachorros:

  • os pragmáticos – aqueles que possuem uma relação racional com seus pets;
  • os envolvidos – seus cães podem frequentar apenas áreas sociais da casa;
  • os apaixonados – aqueles que possuem alto nível de envolvimento, apego e dedicação com seus cães.

O perfil predominante no Brasil são os apaixonados. Isso explica porque 64% dos entrevistados permitem que seus cachorros durmam dentro de casa, sendo que 47% deles dividem a cama com seus filhos caninos.

 

A maioria dos tutores brasileiros são apaixonados por seus cães. (Foto Ilustrativa: Karina Sakita)

A maioria dos tutores brasileiros são apaixonados por seus cães. (Foto Ilustrativa: Karina Sakita)

 

Pessoas que não têm pets

 

Dos entrevistados que não possuem pets atualmente, 97% deles já tiveram um animal de estimação em algum momento da vida.

Os principais motivos apontados como justificativa para não ter um pet são: não ter alguém para cuidar do animal quando estão trabalhando e não ter condições adequadas para ter um cão ou gato.

Ao serem questionadas sobre as condições que fariam essas pessoas considerarem ter um pet, 42% apontaram serviços veterinários acessíveis. Ou seja, a questão financeira é um fator que interfere bastante nesta escolha.

Os entrevistados também citaram que gostariam de ter uma maior facilidade para levar seus pets para viajar, ter bons cuidadores ou creches disponíveis e ter mais opções de estabelecimentos pet-friendly.

Infográfico

 

(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 

Data: 
22 de Junho de 2016

Autor

Autor: 
Karina Sakita