Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como oferecer petiscos com segurança – Aprenda aqui

Como oferecer petiscos com segurança para o cachorro? Qual a quantidade certa? E a frequência ideal para este tipo de alimento? Como saber se meu cão terá uma boa adaptação com a nova comidinha?

Se você tem todas estas dúvidas, não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje. Pois nele vamos lhe apresentar dicas muito importantes de como oferecer os petiscos da melhor forma. Para que assim, o seu pet realmente usufrua de um momento saboroso, sem comprometer a saúde do mesmo. Acompanhe para saber mais.

Como oferecer petiscos com segurança

Foto: Freepik

Como oferecer petiscos com segurança?

Abaixo listamos 5 pontos importantes que você precisa considerar na hora de implementar este alimento no cardápio do seu cachorro. Com estes cuidados, você certamente promoverá uma vida muito mais saudável e equilibrada para o seu grande amigo. Veja a seguir!

Para ler depois: Alimentação natural para cães.

1- Não dê ouvidos aos pedidos constantes

A gente sabe que a carinha que eles fazem podem tornar este fator um tanto quanto difícil. Mas, acontece que você inevitavelmente deverá aprender a resistir a estes olhares tão meigos. Afinal, eles não sabem que o ato de comer o petisco pode ser prejudicial para a saúde dos mesmos. E, com isso, vão sempre pedir.

Caberá a você, portanto, manter o equilíbrio e impedir que a “tentação” seja mais forte e faça você sempre buscar atender aos pedidos. No começo, pode ser um pouco difícil, mas você se acostuma com o tempo.

Desse modo, procure criar uma rotina para dar os petiscos, e não fuja dela. E quando o cão insistentemente “pedir” para que você dê, em um momento que não é apropriado, procure sempre desviar a atenção do mesmo com outra coisa, como brincadeiras, por exemplo.

Como oferecer petiscos com segurança

Foto: Freepik

2- Siga as instruções da embalagem

Outra dica muito importante de como oferecer petiscos com segurança é prestar muita atenção a embalagem do produto. Lá, normalmente virão indicadas as quantidades de acordo com tamanho, peso e raça do animal. Assim, você já estará cumprindo com o que é esperado, sem exagerar.

Além disso, lá você poderá saber um pouco mais sobre a composição do alimento. E ao saber a composição, poderá pesquisar mais informações sobre o mesmo. E assim, garantirá que o que você oferece é de qualidade e realmente pode ser consumido pelo seu pequeno amigo.

Leia também: Tipos de ração para cães.

3- Não exagere nas quantidades

Acreditamos que se você levar em consideração o que diz nas embalagens, certamente você não irá exagerar nas quantidades que entregará para o seu pet, não é mesmo? Porém, vale ressaltarmos este ponto novamente.

Vamos supor que a embalagem diz que você só pode dar 5 petiscos por vez, dependendo do tamanho. Isso não quer dizer que você dará 5, umas 5 vezes por dia, correto? Pois isso seria exagero e certamente desencadearia alguma complicação no seu pet.

Pois você deve ter em mente que apesar de ser uma comida feita para os cachorros, ela não deixa de ser um tanto quanto artificial. E, do mesmo modo, dispensável. Ela é apenas um petisco e, desse modo, deve ser tratada como tal. E não como um alimento principal que precisa ser repetido diversas vezes ao dia.

adestramento

Foto: Freepik

4- Pense no momento de dar o petisco

Outra forma de como oferecer petiscos com segurança é pensando nos momentos em que os mesmos serão disponibilizados. Isto é, procure não dar sempre em modos aleatórios. Mas sim, trabalhe este oferecimento de uma maneira mais sistemática.

Um exemplo seria você investir no petisco em momentos que o cão participa de uma brincadeira, tarefa ou ele se comporta. Assim, além de promover um momento delicioso para ele, você ainda estará reforçando alguma regra importante, a partir da recompensa.

5- Converse com o veterinário

Lembre-se também de conversar com o seu veterinário, para garantir que o que você oferece não desencadeará nenhum tipo de alergia ou reação no animal. Visto que ele conhece todo o histórico do seu cachorro, e poderá falar com mais clareza quais são os cuidados que você precisa ter, e quais são os efeitos que determinados ingredientes podem desencadear no mesmo.

Afinal, nada substitui as dicas de um especialista, não é mesmo? Ele saberá lhe apontar os pontos mais importantes sobre a sua nova compra.

adestramento

Foto: Freepik

O segredo está no equilíbrio e na prevenção

Lembre-se sempre que o equilíbrio é o segredo para manter a saúde e o bem estar do seu cachorro. Afinal, qualquer excesso pode ser um tanto quanto prejudicial, não é mesmo? E como estamos falando apenas de um complemento na alimentação, não podemos encarar como algo que necessariamente deve ser oferecido para o animal o tempo todo.

Ele precisa entender que a ração ainda é o seu alimento principal, para evitar que fique querendo o petisco a todo custo.

Procure não ceder aos pedidos, por mais difícil que isso possa ser. Inclusive, previna estes episódios. Visto que se você disponibilizar o petisco em um momento de “pedido insaciável”, consequentemente ele entenderá que a aquela atitude pode gerar um bom resultado. E, a cada vez, piorará os pedidos que se tornarão mais intensos. Portanto, cuidado!

Temos certeza que com todas essas dicas e cuidados você conseguirá oferecer algo delicioso para o seu cachorro, sem comprometer outras áreas de sua vida. Equilíbrio é tudo!

O post Como oferecer petiscos com segurança – Aprenda aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
22 de Dezembro de 2019

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos