Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cuidados com o cachorro no calor – Saiba tudo aqui

Existem diversos cuidados com o cachorro no calor que são essenciais para garantir que a saúde e o bem estar do nosso amiguinho se mantenham. Cuidados estes que, muitas vezes, passam despercebidos por nós, de tão simples que eles podem ser. Mas, apenas porque são simples, não significa que podem ser negligenciados, ok?

Portanto, para saber como manter o seu cachorro mais confortável no verão, acompanhe as nossas dicas de hoje e fique por dentro deste assunto.

Cuidados com o cachorro no calor: Quais medidas devem ser tomadas?

Assim como nós seres humanos, os nossos pets também podem sofrer – e muito – com o calor. Por conta disso, precisamos estar atentos a todos os sinais que eles possam estar transmitindo para nós. E até mesmo quando não demonstram, alguns cuidados precisam ser mantidos da mesma maneira.

Para te ajudar, elaboramos uma lista com tudo o que você precisa saber sobre isso. Veja a seguir:

Leia também: Onda de Calor: Como Manter Seu Cão Seguro e Fresco Neste Verão

cuidados com o cachorro no calor

Foto: Freepik

#1- Água à vontade é importante

Este é, sem dúvidas, o ponto mais importante de todos: a hidratação do seu cachorro. Ele precisa ter água à vontade, e, além disso, a água precisa ser fresca e trocada com frequência. Afinal, você precisa despertar no cão a vontade de beber em abundância. E, para isso, algumas considerações precisam ser levadas em conta.

Como por exemplo, a higienização do ambiente em que os potes de água estão, o tamanho dos potes, a temperatura da água, a limpeza da água, etc. Com todas estes cuidados garantidos, certamente o seu cãozinho se sentirá muito bem e consumirá água em uma quantidade bem interessante.

Importante: A água precisa ser trocada com muita frequência, especialmente em regiões que apresentam grandes surtos de dengue. Além de cuidar da saúde do seu cachorro, você também estará cuidando da saúde de todos da sua comunidade.

#2- Alimentos frescos

Os alimentos também precisam ser frescos, para que o seu pequeno amigo mantenha-se bem alimentado e de um modo confortável. O ideal é que você aposte em uma alimentação mais leve neste período, e pode inclusive apostar em ingredientes que sejam gelados, como sachês que podem ser levados a geladeira por alguns minutinhos.

Assim você eleva o apetite do cão, e faz com que ele mantenha-se sempre bem nutrido. Pois assim como acontece com nós humanos, muitas vezes o cachorro pode não se sentir à vontade para comer algo em específico. E o mesmo não poderá ficar muito tempo sem se alimentar, certo? Por conta disso, tome o cuidado com estes fatores.

Leia também: Alimentos prejudiciais para cachorro – Quais são?

cuidados com o cachorro no calor

Foto: Freepik

#3- Banhos mais frequentes

Para ajudar o seu amiguinho a se refrescar no calor, que tal investir em uma rotina de banhos mais frequentes? Você poderá proporcionar a ele, inclusive, brincadeiras molhadas, como banho de mangueira ou até de piscina.

É claro que no caso dos banhos de piscina, o ideal é que você esteja sempre por perto, para evitar qualquer tipo de acidente indesejado. E quanto ao banho de mangueira, você mesmo poderá se divertir com a atividade, se molhando e se refrescando com o seu pet.

#4- Cuidado com as patinhas

Este é um dos pontos mais importantes sobre o assunto de cuidados com o cachorro no calor. Acontece que as patinhas dos mesmos podem ser sensíveis a calçadas e ao concreto quente. Nós mesmos não conseguimos andar descalços em um chão que ficou exposto ao sol por muito tempo, não é mesmo?

Por isso, o ideal é que você apoie a sua palma da mão no chão, para sentir a temperatura. Caso a mesma esteja agradável, você poderá passear com o seu cão normalmente. Se não estiver, é imprescindível que você proteja as patinhas de algum modo, ou aguarde a temperatura diminuir para então poder dar uma voltinha com o cachorro.

Este cuidado é imprescindível, pois muita gente não sabe, mas o cão pode sentir fortes dores por conta disso. E ele não saberá dizer o que está acontecendo. Há casos de animais que ficam com as patinhas em carne viva, de tanto que queimam. E imagine só a recuperação deste tipo de quadro?

Leia também: Cão lambendo a pata – o que é?

#5- Proporcione muita sombra para o seu amigo

Se você tem o costume de deixar o seu cachorro solto no quintal, por exemplo, certifique-se de sempre proporcionar muita sombra para o mesmo. Para isso, você precisará de espaços que vão além da casinha em si. Afinal, a casinha poderá ficar um pouco quente neste período, além de que os cachorros adoram dormir em espaços diferentes, não é?

Por isso, lembre-se de sempre criar alguns sombreiros na frente da sua casa, podendo ser árvores ou até estruturas que promovam alguma sombra para o nosso pet. Assim ele terá mais espaço para descansar e brincar, sem ficar tão exposto a luz solar.

cuidados com o cachorro no calor

Foto: Freepik

#6- Toalhas úmidas são uma ótima pedida

No caso de cachorros que passam o dia dentro de casa, presos, o ideal é que você também auxilie-o com o calor em si. Dessa maneira, você poderá utilizar toalhas úmidas para refrescar o mesmo. Mas como? Bem, você pode espalhar em pontos estratégicos da casa. Assim, o chão em torno da toalha ficará geladinho o suficiente para deixá-lo mais confortável e por mais tempo.

Apenas tome o cuidado de não deixar as toalhas em pontos da casa em que o sol pode chegar diretamente nelas. Pois assim o sol secará e poderá deixar o ambiente mais abafado do que fresco.

Leia também: Arranjo de toalhas com formato de cachorro

#7- O ar condicionado pode ser um bom aliado

Novamente, nos casos em que o pet não sai de dentro de casa durante o dia, você poderá também utilizar o ar condicionado como um bom aliado. É claro que não estamos dizendo para você deixar o ar ligado o dia inteiro, enquanto não estiver em casa. Mas sim, o que queremos dizer é que você poderá programá-lo, por uma hora, mais ou menos.

Procure deixar na temperatura mais baixa possível, em um ambiente que o cachorro possa circular. Assim, depois de desligado, o chão permanecerá fresco e aconchegante. E o cachorro não sofrerá tanto com as altas temperaturas. E ao chegar em casa, você se deparará com ele confortavelmente lhe esperando.

cão com óculos de sol

Foto: Freepik

Cuidados com o cachorro no calor: Saúde e bem estar garantidos!

Viu só como os cuidados com o cachorro no calor são muito mais fáceis do que você imaginava? Algumas medidas super simples e práticas podem ser tomadas durante o seu dia a dia, para proporcionar uma experiência mais confortável e até mesmo saudável para o seu melhor amigo.

Afinal, assim como nós, ele pode sofrer com o calor, e sabemos o quão desconfortável isto pode ser. Por isso, aposte nestas possibilidades e depois conta pra gente os seus resultados. Nos vemos em outros posts com outras dicas especiais para você!

O post Cuidados com o cachorro no calor – Saiba tudo aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Dezembro de 2019

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos