Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode comer feijão? Descubra!

Cachorro pode comer feijão? Tudo depende do tipo de feijão que você decide dar ao seu cão. Há toneladas de feijão à venda. Na verdade, eles são freqüentemente conhecidos como leguminosas, o que significa que essa categoria abrange uma enorme variedade de legumes.

Cachorro pode comer feijão?

O cachorro pode comer feijão ou quase todos enquanto estiverem cozidos. Feijão preto, feijão vermelho ou até lentilha e grão de bico são de fato muito bons para o cachorro e não são tóxicos. Da mesma forma, o feijão verde pode ser servido como lanche.

Então, os cães podem comer feijão? Absolutamente sim! O feijão oferece proteínas e outros nutrientes que eles muitas vezes não conseguem extrair das dietas normais. Se você tem a oportunidade de fazer alterações na dieta do seu cão com frequência, para não cansá-lo, o feijão é uma ótima opção.

Conheça as principais raças de cachorros.

Cachorro pode comer feijão: benefícios

feijão

Feijão – Foto: Freepik

Legumes contêm níveis calóricos semelhantes aos dos cereais, mas possuem muito mais proteínas (é por isso que as leguminosas desempenham um papel vital como fornecedores de proteínas na dieta de um vegetariano). Como dissemos em artigos anteriores relacionados ao que os cães podem comer, a proteína é essencial para sua dieta.

Além das proteínas, o feijão contém uma rica variedade de nutrientes para a saúde do seu cão. O feijão verde é aquele que contém o maior valor dietético da família do feijão. O feijão verde cru pode ser um ótimo presente para o seu cão, pois a maioria dos cães gosta de mastigá-lo!

É realmente difícil encontrar outro alimento mais saudável (para dar ao seu cachorro) que tenha um alto conteúdo de proteínas, nutrientes e minerais como feijão.

Já os pequenos feijões vermelhos têm propriedades anti-oxidantes, tornando-os um excelente complemento para a dieta do seu cão, pois ajudam a diminuir o colesterol. Eles também ajudam a manter o cólon saudável, contribuindo para uma melhor circulação intestinal.

Feijão verde na alimentação do cachorro

feijão verde para cachorro

feijão verde para cachorro – Foto: Freepik

Quanto mais vegetais verdes incluirmos em nossa dieta, melhor. Isso funciona da mesma forma para as dietas de nossos cães. O feijão verde, que fornece muitas vitaminas como a A, K e C, assim como fibras e folato, são um ótimo ingrediente em qualquer dieta. Isso se aplica a seres humanos e a nossos animais de estimação.

Os veterinários recomendam o feijão verde como um lanche seguro e saudável para cães. Isso ocorre porque, além de ter muitos nutrientes, o feijão verde também tem poucas calorias, é crocante e tem um sabor levemente adocicado que a maioria dos cães gosta.

Se o seu cão precisa perder peso ou você está apenas procurando uma maneira de incorporar alimentos saudáveis ​​à dieta do seu amigo peludo, o feijão verde é uma ótima opção.

Como com qualquer alimento humano que você dê ao seu cão, a segurança é fundamental. Se o seu cão nunca comeu feijão verde antes, apresente-o à dieta devagar e com cuidado, e observe seu animal de estimação.

O alto teor de fibras desses vegetais pode ser prejudicial para cães com estômagos sensíveis ou problemas gastrointestinais. Se você perceber que seu cão não está respondendo bem aos novos alimentos, desista.

Cachorro pode comer feijão: precauções

feijão cozido para cachorro

feijão cozido para cachorro – Foto: Freepik

  • Feijão apimentado, por outro lado, é forte demais para o estômago do seu cão. Tudo o que eles podem fazer é causar desequilíbrio.
  • Muitos dos feijões que são bons para os seus cães, por outro lado, podem causar gases intestinais. A presença crônica de gás geralmente leva à constipação e, obviamente, a um desconforto para o seu cão.
  • Uma dica a seguir se você cultivar feijão é não deixar que seu cão cheire e coma. Isso não seria apenas um problema para você, mas os produtos químicos usados ​​no seu jardim podem ser muito prejudiciais para o seu cão.
  • Qualquer feijão dado ao seu cão deve ser lavado cuidadosamente. E como regra geral, você nunca deve dar ao seu cão qualquer alimento que não faça parte de sua dieta normal.

Leia também: Cachorro pode comer abacaxi

O cachorro pode comer feijão enlatado?

Geralmente, o cão não deve comer feijão enlatado porque é rico em sódio (sal) e pode intoxicar o animal. O sódio é usado para preservá-los e prolongar a vida útil dos grãos.

Agora talvez você esteja pensando: “Mas se eu comprar feijão enlatado e lavá-lo com água?”. Bem, infelizmente não funciona! Mesmo se você lavar o feijão, nunca será capaz de remover todo o sal absorvido e seu cão irá ingerir mais sal do que deveria. Sem mencionar os outros produtos químicos, aditivos e conservantes encontrados nessas latas.

Finalmente, você gastará muito mais dinheiro em feijão enlatado do que feijão seco. O feijão seco pode ser armazenado por muito mais tempo que o feijão enlatado. Para concluir, mesmo que a preparação de feijões secos leve um pouco mais de tempo, como você pode ver, existem 1000 razões para preferi-los aos enlatados.

Cães podem comer feijão branco?

feijão branco

feijão branco – Foto: Freepik

Sim, o feijão branco é seguro para cães. Lembre-se de que cozinhar sozinho e sem tempero é o método mais seguro para nossos cães. Nunca os dê cru ou enlatado.

Preparação do feijão para cachorro

O feijão deve sempre ser lavado e cozido antes de ser administrado ao cão, exceto no caso do feijão verde, que também pode ser consumido cru como um lanche saudável e natural.

Os cães também podem comer lentilhas secas, mas primeiro devem ser lavadas e fervidas com alguns copos de água. Em seguida, deixe esfriar na geladeira e adicione duas/três colheres a ração do cachorro.

Como dar feijão para o cachorro?

cachorro comendo na mesa

Cachorro comendo na mesa – Foto: Freepik

Se você tem feijão seco e deseja cozinhá-lo para o seu cão, primeiro coloque-o em água fria e deixe amolecer por pelo menos uma noite.

Na manhã seguinte, depois de enxaguá-los, você pode começar a prepará-lo. Isso é muito importante, porque qualquer tipo de feijão (exceto o verde), antes de dar ao cachorro, deve ser bem cozido.

Se o cão come feijão cru, ele pode apresentar sintomas de toxicidade, sem mencionar o fato de que o feijão cru é muito mais difícil de engolir. Certifique-se de não adicionar sal, outras especiarias ou outros ingredientes potencialmente perigosos para o seu cão.

Leia também:

Cachorro pode comer tomate

A melancia é saudável para o cachorro

O post Cachorro pode comer feijão? Descubra! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Agosto de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran