Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como alimentar filhote de cachorro

O bem estar de nossos amigos de quatro patas vem em primeiro lugar, por esse motivo muitos pais humanos se preocupam em entender como alimentar filhote de cachorro, desde seus primeiros dias de vida.

Os alimentos devem antes de tudo ser uma fonte de ingredientes como vitaminas e minerais. Tudo isso para apoiar o crescimento do nosso animal de estimação. Também não deve ser esquecido que os organismos jovens geralmente têm sistemas digestivos sensíveis. Muitos filhotes têm um apetite enorme, mas a superalimentação afetará negativamente sua saúde.

Então quanto um filhote deve comer? É uma questão muito individual. A questão principal é certamente o tamanho do animal de estimação. Cães de raças grandes crescem muito rapidamente, então precisam de uma dose mais alta de nutrientes.

Saiba mais sobre as raças de cachorros.

Como alimentar filhote de cachorro

alimentar filhote de cachorro

alimentar filhote de cachorro – Foto: Freepik

Antes de poder estabelecer uma dieta, é muito importante saber quantos anos um cão deve ter para ser considerado um “filhote”. Esta fase, que vai do nascimento aos 18 meses de vida, é decisiva para o desenvolvimento do seu animal de estimação.

Todo mundo comete erros, mas, para não comprometer a saúde e a integridade física do cão, aqui estão algumas dicas para alimentá-lo adequadamente.

Desmame

A separação do filhote da mãe deve ser feita a tempo e com um método correto. Se ocorrer muito cedo, a saúde do filhote pode ser afetada, até levando à morte. Recomenda-se que o filhote seja deixado com a mãe, pelo menos até os 2 meses de idade.

Embora a separação possa ocorrer após dois meses, o filhote ainda precisará tomar leite materno. No mercado, existem produtos semelhantes a este líquido precioso. Escolha uma alternativa de qualidade para fazer seu amiguinho crescer da melhor maneira possível.

Mas tenha cuidado com o leite escolhido. Beber leite que você usa em casa pode causar sérios danos ao sistema digestivo do cão pequeno.

Do que o filhote deve se alimentar

Até as 8 semanas de idade, o filhote deve consumir leite materno ou artificial. Com ele, o filhote obterá a quantidade certa de colostro (primeiro leite), uma substância muito importante para o seu desenvolvimento.

Ao beber leite, as defesas do corpo do filhote aumentam, evitando possíveis doenças e problemas digestivos, como diarreia, além de outras doenças mais graves que afetam o crescimento. Após 2 meses, o filhote pode começar a consumir alimentos específicos.

Com que frequência o filhote deve receber comida

filhote de cachorro comendo

filhote de cachorro comendo – Foto: Freepik

  • O período antes do desmame – cerca de 4-6 porções por dia,
  • De 2 a 3 meses – 4 porções por dia,
  • De 4 a 6 meses – 2-3 porções por dia,
  • Acima de 6 meses – 2 refeições por dia (cães de raças grandes podem ficar com 3 refeições).

Saber quantas vezes alimentar seu filhote ajuda a manter uma dieta equilibrada. Certamente, a embalagem do alimento indicará quantos gramas de alimento o cão deve consumir diariamente. Divida isso pelo número de refeições. Isso nos ajudará a descobrir quanta comida o cachorro deve comer no dia.

Instruções na hora de alimentar o filhote

É importante saber com que frequência o filhote é alimentado e como preparar a comida. Pode ser necessário administrar vitaminas extras, caso o veterinário considere necessário.

Alguns indicadores a serem lembrados são:

  • Mamadeira. Pode ser necessário usar uma mamadeira para alimentar o filhote nos primeiros meses. O leite deve estar à temperatura ambiente, isto é, cerca de 37 ° C. O tempo de alimentação deve ser repetido a cada 3 horas, se o animal tiver menos de 2 meses de idade. Depois disso, a cada 4 horas.
  • Pequenas mordidas. Se você quiser dar alimentos crocantes ou sólidos, é melhor esperar os 6 meses. É aconselhável administrar pequenas porções ao animal, para verificar se há reações negativas e facilitar a mastigação.
  • Frequência de refeição. Após 2 meses, o filhote deve comer 4 refeições por dia. De 4 a 6 meses, 3 refeições por dia. A partir dos 6 meses, 2 vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à tarde.

Como alimentar filhote de cachorro: escolha a comida certa

cachorro comendo

cachorro comendo – Foto: Freepik

Os alimentos e rações para filhotes devem obedecer a certas características, a fim de garantir ao animal os nutrientes adequados sem sobrecarregar seu metabolismo. A primeira coisa que você precisará identificar, ao escolher um produto alimentar, é se ele é específico para filhotes. Dessa forma, não haverá problemas, pois são alimentos que levam em consideração os problemas dos cães jovens.

Você precisará verificar se são alimentos de qualidade, com ingredientes que incluem vitaminas C, E e B e também ômega 3. Verifique também se a carne e o peixe estão presentes em porcentagens adequadas, com baixo teor de cereais.

Como servir comida para o filhote

cachorro comendo

cachorros comendo – Foto: Freepij

Mudanças rápidas na dieta quase sempre resultam em diarreia em um filhote, pois o sistema digestivo não desenvolvido simplesmente não consegue lidar com os novos alimentos. Mesmo os melhores alimentos introduzidos muito rapidamente causam diarreia.

Portanto, em geral, alimentar um filhote deve se basear em dois princípios:

  • As primeiras refeições do seu filhote devem ser moles. Pode ser comida empapada, patê ou carne moída e legumes.
  • Qualquer novidade deve ser apresentada gradualmente, durante vários dias. No primeiro dia, a novidade da dieta pode ser de 1/10 a 1/5 da porção de alimento; no dia seguinte, cerca de 1/4, e assim por diante. Após alguns dias, será possível dar com segurança uma parte do novo alimento.

Evite alimentos tóxicos

Em comparação com frutas e outros alimentos, você sempre terá que procurar orientação do veterinário, bem como em caso de qualquer tipo de dúvida ou pergunta sobre como alimentar o seu cachorro. No entanto, existem vários alimentos proibidos que são tóxicos para o metabolismo do seu amigo de quatro patas, como:

  • Chocolate
  • Milho
  • Trigo
  • Cebola
  • Alho
  • Abacate
  • Uvas

Alergia ao leite

foto de cachorro fofo

foto de cachorro fofo – Foto: Freepik

Como as pessoas, os filhotes também podem ter intolerância à lactose, incluindo o leite materno. Nestes casos, o filhote terá que continuar com outros tipos de fórmula, que substituem o leite da fêmea.

No processo de como alimentar filhote de cachorro, o trabalho de observação dos seus donos é essencial. Nos primeiros meses de vida, você precisará verificar se o seu filhote tem erupções cutâneas ou se as fezes têm má forma ou cor. Nestes casos, é necessário consultar o veterinário, para que as medidas mais apropriadas sejam tomadas imediatamente.

Leia também: cachorro pode comer melancia

Leia também: cachorro pode comer abacaxi

O post Como alimentar filhote de cachorro apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Agosto de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran