Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Diabetes Canina – sintomas, dieta, tratamento

A diabetes canina não tratada em um cão é muito perigosa para sua saúde e vida. Felizmente, a condição pode ser tratada com sucesso. O seu cão tem diabetes? Descubra o que causa a diabetes canina, como tratá-la e como evitá-la.

O diabetes mellitus em cães é uma doença sistêmica que está associada a distúrbios no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

Os sintomas aparecem como consequência da deficiência de insulina, que é um hormônio produzido pelas células do pâncreas. Às vezes, o diabetes também está associado à secreção prejudicada de insulina e à resistência de órgãos-alvo a esse hormônio.

Mas o que acontece quando não há insulina suficiente no corpo? Primeiro, há um aumento acentuado da glicose no sangue, que leva à acidose no corpo, que, se não tratada, causa coma e morte.

Como cuidar de um cachorro diabético?

shihtzu com diabetes canina

shihtzu deitado – Foto: Freepik

  • Dê insulina regular (ou outros medicamentos) ao seu cão conforme recomendado pelo veterinário. Certifique-se de que a insulina esteja sempre em casa. Faça um estoque e guarde na geladeira.
  • Faça o cão seguir uma dieta única e consistente. Mas não esqueça de incluir todos os lanches oferecidos ao cão.
  • Além disso, proporcione ao seu cão atividade física regular, adaptada às suas necessidades e capacidades individuais.
  • Tente não colocar seu cão sob estresse.
  • Em seguida, observe seu animal de estimação e reaja se notar que seu apetite ou bem-estar mudou.
  • Aprenda mais sobre o diabetes canino e faça perguntas ao veterinário.

A diabetes canina nos cães é igual ao dos humanos?

O diabetes mellitus é uma condição que consiste em uma deficiência relativa ou absoluta de insulina. Na maioria dos casos, é uma doença incurável, mas nem sempre se for secundária. O que isso significa? Resolve-se o problema através da causa.

O diabetes ocorre em humanos, bem como em cães e gatos.

Os cães são rigorosamente tratados com insulina, mas em humanos nem sempre é necessário administrar esse hormônio.

Quais cães correm risco de desenvolver diabetes canina?

cheiros que cachorro não gosta

Cachorro cheirando a ração – Foto: Freepik

  • Genética: Pesquisas indicam que a predisposição para o desenvolvimento da doença é transmitida geneticamente aos filhos. Portanto, há uma grande probabilidade de que um cão cujo pai ou avô que tem diabetes canina também fique doente no futuro.
  • Cães mais velhos: Acontece que cães mais velhos (7 a 14 anos) têm mais probabilidade de sofrer de diabetes do que cachorros e cães adultos, embora os animais mais jovens estejam sendo cada vez mais diagnosticados com a doença.
  • Obeso ou com sobrepeso: Cães com excesso de peso têm maior probabilidade de serem expostos ao hormônio resistência à insulina em seus tecidos.
  • Cães fisicamente inativos: Os quadrúpedes têm necessidades diferentes de atividade física. Assim, àqueles que preferem deitar no sofá em vez de sair para uma caminhada têm maior probabilidade de estar acima do peso. Portanto, procure diversificar a caminhada diária com seu animal de estimação.
  • Cadelas grávidas: A causa da doença pode ser distúrbios relacionados à secreção e ao funcionamento dos hormônios sexuais em uma cadela. Assim, nesse caso, a melhora geralmente é alcançada após a castração ou após o parto. A cadela precisa de testes de gravidez regulares e monitoramento de açúcar no sangue.

Raças de cães com tendência a diabetes canina

Sintomas de diabetes canina

Dálmata com diabetes canina

Dálmata dormindo – Foto: Freepik

  • Sede aumentada;
  • Aumento da micção;
  • Perda de peso;
  • Aumento do apetite;
  • Um cheiro doce e frutado na boca;
  • Desidratação;
  • Dor na região abdominal;
  • Pelos grossos e opacos;
  • Letargia, aversão à atividade física e brincadeiras;
  • Infecções recorrentes da pele e do ouvido;
  • Olhos turvos (catarata).

Os primeiros sintomas de diabetes em um cão

Os primeiros sintomas perturbadores que o cuidador geralmente nota são poliúria (débito urinário) e aumento da sede. O cão come muito e ainda perde peso. Quanto a outros sintomas, por exemplo, catarata, pode aparecer no início da doença e mais tarde, após várias semanas, meses ou mesmo anos.

Diabetes em cães – tratamento

Diabetes canina

Cão no veterinário para implantar chip – Foto: Freepik

Trata-se um cão diabético através da:

  • Insulinoterapia ou na administração de antidiabéticos orais,
  • Na mudança da dieta alimentar,
  • Na introdução de atividade física adaptada às necessidades do animal.

Assim, o tratamento mais comum é administrar insulina ao cão. No entanto, antes de o médico tomar uma decisão final sobre o que fazer, ele falará primeiro com o cuidador, que deve consentir com o tratamento.

A terapia com insulina é um método eficaz de tratamento que ajuda a aliviar os sintomas da doença. O cuidador deve estar ciente de que o diabetes provavelmente acompanhará o cão pelo resto de sua vida. Sendo assim, seu animal de estimação precisará tomar insulina regularmente e ser examinado regularmente durante as visitas de verificação no consultório veterinário.

Um elemento muito importante do tratamento é a rotina, que neste caso não é negativa – muito pelo contrário.

Assim, recomenda-se administrar insulina e as refeições no mesmo horário todos os dias, e o cão deve fazer uma certa quantidade de exercícios todos os dias.

Dieta para cães diabéticos – o que pode comer um cão diabético?

Cachorro com diabetes canina comendo melancia

Cachorro comendo melancia – Foto: Freepik

A dieta de um cão diabético deve ser rica em proteínas e pobre em carboidratos. Pode ser comida úmida e seca. Uma dieta caseira não é recomendada para um cão diabético, pois geralmente é difícil para os cuidadores calcularem o conteúdo calórico exato de refeições caseiras e o número de calorias fornecidas a uma refeição deve ser constante.

Mas o melhor método de alimentação é dar aos cães uma ração para cães diabéticos. Converse com seu veterinário sobre as opções.

Assim, deve-se alimentar os cães no mesmo horário todos os dias, imediatamente antes da administração de insulina.

Cães obesos ou com sobrepeso devem receber porções ligeiramente menores para que seu peso corporal seja reduzido lentamente (cerca de 1% por semana).

Possíveis complicações da diabetes canina

As complicações agudas do diabetes podem incluir coma diabético e acidose metabólica. O cão tem então reflexos enfraquecidos, temperatura corporal baixa e um cheiro característico de acetona vindo da boca (indicando acidose). O animal não responde à administração de glicose e, portanto, requer atenção veterinária imediata.

As complicações crônicas do diabetes incluem cegueira induzida por catarata, insuficiência renal e pancreatite, que estão associadas a dor abdominal e vômitos.

Por fim, você já sabe que a diabetes canina não tratada está associada a muitas doenças fatais e à saúde. Então é hora de cuidar do cãozinho mais ainda!

O post Diabetes Canina – sintomas, dieta, tratamento apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
31 de Outubro de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos