Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O Temperamento do Buldogue Francês – Guia Completo

O temperamento do Buldogue Francês é, acima de tudo, de um cão que precisa do tutor para sentir-se bem. Se você está pensando em adotar a raça, há alguns pontos muito importantes que precisam ficar claros. Afinal, como você sabe, entender como cuidar de um cachorro é muito mais do que simplesmente mantê-lo alimentado e limpo.

Cuidar de um cachorro, especialmente um Buldogue Francês, requer muita atenção em pontos relacionados a saúde do animal, bem-estar e, claro, obediência. E por isso, no texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre o assunto para que você possa colocar na balança e avaliar se a raça é ou não para você.

Mas claro, é sempre importante deixar claro que não existe regra geral para os animais. Cada animal é único e pode apresentar comportamento diferente um do outro. As raças, por si só, irão ter características semelhantes, principalmente relacionadas a questões físicas e de saúde. Mas o comportamento é moldado de acordo com o ambiente, tutor, treinamentos e influências.

Entenda a seguir.

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

O temperamento do Buldogue Francês – Tudo que você precisa saber antes de adotá-lo

O temperamento do Buldogue Francês pede que o tutor atente-se para três pontos importantes na criação do animal: questões físicas, obediência e destrutividade. Antes de mais nada, você precisa saber que o animal requer diversos cuidados para não sofrer fisicamente, possui uma obediência defasada (mas não incontrolável) e tem forte tendência a destrutividade.

Ou seja, ele não é um animal com cuidados tão simples. Mas está longe de ser um animal difícil de lidar. Tudo que você precisa entender são alguns pontos “chaves” que farão o animal ter qualidade de vida. Por exemplo, você deve atentar-se para não forçá-lo a fazer exercícios físicos exagerados. Afinal, sua respiração é comprometida.

Além disso, a obediência para o dia a dia pode ser comprometida, caso não haja um bom adestramento de cachorro para ele. Entre outros pontos sobre o temperamento do Buldogue Francês, vamos entender profundamente a partir de agora cada situação.

Acompanhe.

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

O Buldogue Francês é carinhoso com seus tutores?

Sim. O Buldogue Francês é extremamente carinhoso com seus tutores. E este é um dos pontos mais “notáveis” de pessoas que buscam adotar a raça. Por si só, ele já é um cão que precisa dos tutores o tempo inteiro. E isto torna algumas situações “românticas”, fazendo com que o cão esteja sempre próximo de você, onde quer que você vá – Falaremos mais sobre isso na sequência.

Ou seja, onde ele puder receber um colo, ele estará. Por isso, ele é uma excelente companhia para quem trabalha em casa ou mesmo quer criar um cachorro de apartamento para fazer companhia no dia a dia. Esta é uma raça indicada par estes casos.

Por isso, alertamos para que se você não puder ficar muito em casa (viagens, trabalho, estudos), recomendamos uma raça que seja um pouco mais independente. Caso contrário, o Buldogue Francês poderá sofrer muito. E você não quer isto para seu cãozinho, não é mesmo?

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

Níveis de inteligência do Buldogue Francês

Para quem quer entender um pouco mais sobre o temperamento do Buldogue Francês, é fundamental ter em mente que ele não necessariamente é um animal extremamente inteligente. Mas, ao mesmo tempo, não é um animal “burro”. Pelo contrário, ele possui uma inteligência diferenciada, que requer alguns cuidados extras.

Para considerar um cachorro inteligente, muitos critérios precisam ser elaborados. E isto, por si só, é muito relativo. Ou seja, para alguns, inteligência pode estar relacionada a independência. Para outros, a rápidos entendimentos de ordens ou situações. Ambos os casos não estão errados.

No caso do Buldogue Francês, é importante que você entenda que precisará repetir muitas vezes uma ordem ou treinamento para que o cão entenda. Isto não é ruim. Só é diferente. Afinal, como já mencionamos no início deste texto, cada animal é único e requer cuidados também únicos.

Por exemplo, o próximo tópico é algo muito evidente nestas raças. Acompanhe!

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

A teimosia é uma característica peculiar destes animais

Os cachorros teimosos normalmente são aqueles que mais apresentam resistência para aprender alguma coisa. E isto acaba sendo relacionado com a inteligência do animal, fazendo ela parecer baixa. Mas, nem sempre isto é verdade. Muitas vezes, tudo que você precisa fazer, é entender o comportamento do cão em questão e adaptar o dia a dia a ele.

No caso, o temperamento do Buldogue Francês faz com que ele realmente seja um cão teimoso para algumas situações. Normalmente você precisará chamar atenção de três a quatro vezes até que ele corresponda. Ou, ainda, precisará elaborar cerca de cinquenta a oitenta repetições de algum exercício para que ele condicione – e ainda assim é preciso ficar sempre lembrando-o.

Mas, isto não significa que ele seja “atrasado”. É apenas uma característica que pode ser tranquilamente ajustada, desde que ele receba os cuidados certos. E respeitar o animal é o primeiro passo para isso. Depois, encontre profissionais que saibam lidar com a raça para fazer um treinamento específico.

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

O Buldogue Francês pode ser uma sombra dentro de casa

No início do texto, mencionamos que o Buldogue Francês costuma estar próximo de seus tutores o tempo inteiro. E isto é um fato, uma vez que ele é uma sombra dentro de casa. Onde você for, ele irá. Tenha certeza disso. Afinal, ele precisa sentir que você está sempre por perto. Ele sabe que é você quem dá amor, carinho, comida e um lar confortável.

Mas, ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado com isso. A mania de perseguição pode até ser “fofa”, mas precisa de atenção. Pois o cão pode ficar muito dependente de você e, quando você sair de casa, ele poderá sofrer de estresse, ansiedade e demais problemas, como a síndrome da ansiedade de separação.

Por isso, proporcione muito conforto ao cão, com certeza. Mas, ao mesmo tempo, ensine-o que não há problema em ficar em um ambiente sozinho. De preferência, acostume-o desde filhote a conviver em espaços em que você não está. Isto será benéfico para o médio e longo prazo.

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

Os picos de energia são moderados durante o dia

Com relação a energia do cão, você notará alguns picos durante o dia. E é nestes momentos que ele, de fato, terá um gasto energético maior. Como você sabe, o Buldogue Francês é um animal que precisa de muita atenção quando o assunto é exercícios físicos. Afinal, este é um animal braquicefálico.

Mas, o que isto quer dizer? Quer dizer que o animal tem o sistema de respiração comprometido devido a sua formação. E isto pode ser um problema no caso de exercícios muito intensos. Mesmo aqueles que o animal faz por conta própria, durante seus picos de energia.

Embora os picos de energia sejam moderados, ou seja, sem muita intensidade, é preciso sempre observar o cão para que ele não sofra. Veja aqui as principais doenças do Buldogue Francês.

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

Convivência com outros cães – Muita atenção neste quesito

Se o seu objetivo é ter uma companhia para um cão já existente na sua casa, talvez o Buldogue Francês não seja a melhor opção. Afinal, o temperamento dele faz com que dificilmente ele se dê bem com outros animais. Com isso, ele pode facilmente se tornar um cachorro problemático e com uma qualidade de vida reduzida.

Recomendamos que, caso você já tenha um Buldogue Francês e quer ter outro, adote um de sexo diferente. Isto ajuda na adaptação e aceitação de ambos. Mas, é preciso também fazer um acompanhamento de perto para ensiná-los a viver em família.

Geralmente, cães do mesmo sexo acabam brigando muito entre si e disputam o território a qualquer custo. E isto pode ser até mesmo fatal para eles. Pois, como você sabe, a respiração comprometida durante uma “briga” pode desencadear até mesmo uma parada cardiorrespiratória.

Muita atenção na hora de acostumar dois cães juntos!

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

Eles não são fãs de exercícios físicos intensos – Saiba o motivo

Se você quer ter um cachorro para praticar exercícios com você, como caminhadas ou corridas, saiba que o Buldogue Francês não é indicado. Se você acompanhou o texto até aqui, já sabe o motivo: a respiração comprometida destes animais atrapalha qualquer tipo de prática.

No entanto, se todo animal precisa fazer exercícios para se manter saudável, como proceder? Bom, tudo que você precisa fazer, é controlar o ritmo e a intensidade. De preferência, faça apenas pequenas caminhadas e com muitas paradas no meio do caminho.

Além disso, evite a qualquer custo a prática de exercícios durante dias muito quentes. O calor desgasta o animal a níveis exagerados. E isto não fará nada bem para ele. Muita atenção neste ponto para que seu cão não sofra!

Veja também: Melhores exercícios para cachorro: Conheça a lista completa!

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

Poucos latidos durante o dia fazem dele um animal calmo

O temperamento do Buldogue Francês tem uma característica muito marcante para qualquer animal da raça: o baixo nível e volume de latidos. Sim, se você procura um animal calmo, tranquilo e que não exagere nos latidos, talvez você acaba de ter encontrado.

E por isso também ele é um animal recomendado para apartamento. Afinal, dificilmente ele incomodará os vizinhos com latidos em exagero e por qualquer motivo. Mas isto não quer dizer que ele não esboce latidos em nenhum momento, ok? Ele late, mas logo se acalma.

Os latidos do cachorro geralmente serão para questões muito específicas, relacionadas ao estranhamento dele com algo. Um cachorro na rua, um brinquedo diferente ou pessoas estranhas podem ser os principais motivos. E, por falar em pessoas estranhas, veja abaixo como ele reage a visitas!

o temperamento do buldogue francês

Foto: Freepik

Como o Buldogue Francês reage a visitas ou pessoas estranhas na casa?

Todos os tutores que resolvem adotar um novo membro canino para a família, se fazem esta pergunta: como será que o animal vai reagir a pessoas estranhas ou visitas? Pois bem, o temperamento do Buldogue Francês talvez seja um dos mais calmos com relação a isto.

Conforme mencionamos anteriormente, ele é um cão que late muito pouco. E, quando late, é somente para questões pontuais. No caso de pessoas estranhas ou visitas na sua casa, ele pode até latir de três a quatro vezes. Mas, logo para. Afinal, ele vê que você dominou a situação e não se preocupa mais com isso. Os latidos são apenas um aviso de que alguém chegou.

Depois de alguns minutos, o Buldogue Francês até começa a balançar o rabo para as visitas. Afinal, a docilidade dele faz com que seja receptivo com qualquer pessoa.

comportamento do animal

Foto: Freepik

A destrutividade pode ser um dos pontos mais negativos do convívio – Mas tem solução

Este é um ponto que faz com que muitos tutores abandonem a ideia de ter um Buldogue Francês: a destrutividade. Infelizmente, este é um animal que foi acostumado a usar a boca para tudo. E isto é refletido ainda nos dias de hoje, onde ele enfrenta reais necessidades de morder objetos e móveis.

O temperamento do Buldogue Francês, neste sentido, faz com que ele possa até mesmo destruir paredes e roer o sofá inteiro. Como ele não consegue gastar muita energia com exercícios físicos devido a sua condição braquicefálica, ele tem um gasto de energia com outras coisas – como roer tudo que vê pela frente.

Mas, não se preocupe! Isto tem solução. Tudo que você precisa fazer, é oferecer ao animal um treinamento para que ele entenda o que ele pode e o que ele não pode. Uma palavra de ordem pode ser o suficiente para fazê-lo parar de roer algo. Mas, não se esqueça: a teimosia pode estar presente nestes atos. Tenha muita calma e paciência, ok?

Leia também: Como fazer cães pararem de roer objetos quando estão sozinhos

comportamento do animal

Foto: Freepik

O Buldogue Francês é obediente a seus tutores?

Sim. O temperamento do Buldogue Francês faz ele ser obediente. Porém, como já mencionamos, é preciso muita compreensão e paciência até ele assimilar o que ele pode e o que ele não pode. Ele é um cachorro teimoso que vai respeitar o tutor, desde que o tutor dê o tempo necessário para ele se condicionar.

Normalmente, você terá de dar de duas a três palavras de ordem para que, somente então, ele pare de fazer o que não deveria estar fazendo. Quando eles são filhotes, esta tendência é mais forte. Conforme vão ficando mais velhinhos, se acalmam e deixam de ser tão teimosos.

comportamento do animal

Foto: Freepik

O calor pode ser um grande inimigo do seu Buldogue Francês

Jamais ofereça ambientes de muito calor para seu cãozinho Buldogue Francês. Eles realmente vão passar muito mal se você não prover espaços com ar condicionado ou climatizações durante o verão. E isto está completamente ligado ao problema braquicefálico deles. A dificuldade para respirar fará com que eles sofram muito.

No verão, ofereça sempre sombra e água fresca para o animal. Evite caminhadas ou qualquer tipo de exercício físico forçado. Evite saídas e deixe que o animal fique tranquilo. Durante dias de muito calor, eles podem também espalhar a tigela de água para deitarem na poça – nada melhor para refrescar, não é mesmo?

Vale lembrar que o Buldogue Francês não sabe nadar. Caso você tenha piscina, em dias quentes o animal poderá procurá-la para dar um pulo. Por isso, evite que isto aconteça!

Leia também: Você sabia que nem toda a raça de cachorro pode nadar?

comportamento do animal

Foto: Freepik

Eles não lidam muito bem com mudanças climáticas e ambientes externos

O temperamento do Buldogue Francês faz com que ele precise viver em ambientes internos. Caso você não possa prover isso ao cão, não recomendamos a adoção. Afinal, ambientes externos são realmente muito prejudiciais a estes tipos de cães.

Eles não gostam de qualquer alteração climática brusca e nem sentem-se confortáveis de dormir ou sentar em lugares sujos. Qualidade de vida faz parte da vida longa de qualquer animal de estimação. Por isso, é importante oferecer o máximo de conforto possível ao Buldogue Francês.

Este é o legítimo cão de apartamento.

Acostume-se em ver seu Buldogue Francês roncando

Você sabia que o Buldogue Francês ronca muito? Pois é. Se você está pensando em adotar um, saiba que terá de conviver com esta situação. É claro que no começo, pode incomodar. Mas, certamente você se acostuma com o tempo e até torna-se divertido ver o animal roncando durante o sono profundo.

Esta situação acomete a maioria (para não dizer todos) os cães da raça. Mais uma vez, um comportamento totalmente ligado a questão braquicefálica. A dificuldade para respirar faz com que eles precisem roncar.

Leia também: 7 Raças caninas conhecidas por roncar

comportamento do animal

Foto: Freepik

Nunca descarte o adestramento para melhor qualidade de vida do animal

E, por último mas não menos importante, considere sempre um adestramento. O temperamento do Buldogue Francês pode ser controlado em um bom treinamento dedicado. Isto faz com que ele possa ter muito mais qualidade de vida, pois ajudará ele a controlar situações específicas relacionadas ao instinto.

Além disso, o cão aprenderá os limites necessários para respeitar o tutor. E isto é fundamental, uma vez que um cão sem limites pode sofrer de ansiedade, estresse e diversas outras condições. Cuide bem do seu pet e boa sorte!

Leia mais sobre temperamentos:

O post O Temperamento do Buldogue Francês – Guia Completo apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
17 de Janeiro de 2020

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos