Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Picada de aranha em cachorro: riscos, sintomas e o que fazer

No caso da picada de aranha em cachorro, você deve prestar muita atenção a quaisquer riscos e perigos. Descubra os sintomas e o que fazer para remediá-los.

A picada de aranha em cachorro, exatamente como acontece com as pessoas, pode envolver riscos mais ou menos sérios relacionados a vários fatores.

Assim, nos aprofundamos no tópico de picadas de aranha em cachorro, identificando os sintomas e comportamentos a serem adotados para defender nosso cão de riscos e perigos potenciais.

Uma aranha mordeu o cachorro: cuidado com os riscos e perigos

Aranha – Foto: Freepik

Os cães estão entre as “vítimas” mais frequentes de picadas de insetos, porque são animais muito curiosos na natureza e gostam de perseguir qualquer criatura que atraia sua atenção, tanto em casa quanto ao ar livre.

Se o cão encontrar uma aranha, é provável que ele tente pegar o inseto com o focinho para cheirá-lo: nesse ponto, o aracnídeo, geralmente assustado, reage picando nosso amigo de quatro patas.

Normalmente, a picada de aranha em cachorro não é particularmente perigosa, no entanto, existem algumas aranhas venenosas que podem representar um risco potencial para a saúde do cão: vamos tentar entender algo mais sobre o assunto.

Cuidado com a aranha violinista! Sua picada é fatal!

Picada de aranha em cachorro: sintomas

Aranha – Foto: Freepik

Nem todas as aranhas injetam um veneno letal quando picam, e especialmente nem todas as aranhas são fortes o suficiente para ser capaz de morder a pele grossa do cão. No entanto, existem algumas precauções necessárias que é essencial saber.

A primeira coisa a fazer é saber como identificar os sintomas de uma picada de aranha em cachorro.

  1. Primeiro, na área afetada, pode ocorrer um certo inchaço e vermelhidão que, em alguns casos, evoluem na formação de bolhas. A área da picada pode estar dolorida, e podemos perceber se o cão reclama e se retrai quando o tocamos.
  2. Geralmente, a aranha morde o cachorro no rosto: as pálpebras, os lábios e a parte de trás do nariz estão particularmente em risco. Se houver uma picada de aranha, furúnculos ou lesões ulcerativas reais que perdem sangue podem aparecer na área.
  3. Certamente, outros sintomas aos quais você deve prestar muita atenção são: vômitos, diarreia, excesso de salivação, tremores, febre, cãibras musculares e paralisia. Em alguns casos, alterações na pressão arterial e insuficiência renal são observadas em cães mordidos por uma aranha. Raramente ocorrem reações alérgicas mais ou menos violentas, que às vezes resultam em choque anafilático.

O que fazer em caso de picada de aranha no cachorro?

Se você suspeita que uma aranha mordeu seu cão, não perca tempo: lembre-se de que existem algumas aranhas, como a viúva negra e a Aranha-violinista, que representam um grande risco para pessoas e animais!

  • A primeira coisa a fazer é aplicar uma compressa fria
  • Em seguida, providencie uma visita urgente e imediata ao veterinário, especialmente se forem observados sintomas como inchaço e bolhas.
  • Uma vez esclarecida a situação, o veterinário poderá prescrever tratamento medicamentoso adequado para limitar os efeitos nocivos da picada de aranha em cachorro.

Cuidado com a aranha marrom, sua picada é letal!

Aranha marrom – Foto: Freepik

Também conhecida como aranha violinista, essa espécie de aracnídeo geralmente se esconde em lugares difíceis de alcançar. Aninhada entre as rachaduras nas paredes e atrás dos móveis, a aranha marrom é considerada uma das mais perigosas do mundo. Com sua picada, esse inseto é capaz de espalhar um veneno muito tóxico, capaz de causar necrose tecidual.

Aranha marrom: habitat e características

Seu nome científico é Loxosceles reclusa, é originária da América do Sul . Pode ser encontrada principalmente no Chile, Peru, Equador, Brasil, Argentina e Uruguai. Alguns espécimes também foram encontrados no sul dos Estados Unidos e no México.

Quanto às dimensões, pode medir de 8 a 30 mm com as pernas esticadas. Tem uma constituição atarracada e as fêmeas são maiores que os machos. Além disso, ao contrário de outras aranhas, esta espécie tem “apenas” seis olhos. Dois, maiores, na área frontal e quatro na lateral: isso permite que ela tenha uma visão de 300 graus.

Graças à sua cor marrom ou escura da terra, ela pode se misturar facilmente ao ambiente. Possui pequenas manchas nas laterais e na parte superior do peito, representando uma espécie de violino.

Comportamento da aranha violinista

Aranah na teia – foto: Freepik

Principalmente noturna, essa aranha geralmente gosta de caçar no verão. Embora ativa durante todo o ano, reduz sua atividade nos meses mais frios. Prefere lugares escuros, sujos e empoeirados e deixa seu ninho somente quando está com fome.

Esta aranha é muito medrosa e tende a fugir assim que sente algum perigo. É interessante notar que pode atingir uma velocidade próxima de 15 km/h. Se a fuga é sua primeira arma de defesa, sua mordida letal merece atenção especial.

O veneno da aranha violinista é 15 vezes mais tóxico que o da cobra e 10 vezes mais poderoso que uma queima de ácido sulfúrico.

A este respeito, a picada da aranha marrom é realmente terrível. Sua toxicidade é tão alta que o líquido é capaz de dissolver os tecidos, causando a morte celular imediata. A marca da mordida, que aparece após quatro horas, causa prurido e dor.

Como impedir a picada de aranha em cachorros?

A limpeza rigorosa é a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento da aranha marrom, especialmente em áreas mais difíceis de manter:

  • Por trás das mesas
  • Nos vãos
  • Atrás das peças de mobiliário
  • Nos cantos superiores do telhado
  • Entre a madeira acumulada

Use sempre luvas e um aspirador de pó potente quando estiver para limpar as áreas mais complicadas da sua casa. Entrar em contato com uma aranha venenosa é a última coisa que você deseja, concorda?

O post Picada de aranha em cachorro: riscos, sintomas e o que fazer apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Abril de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos