Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Remédios para pulgas: 10 remédios caseiros

Do tamanho de uma cabeça de alfinete, a pulga é um inseto que se alimenta do sangue de seu hospedeiro. Ela aperta os pelos de seus animais de estimação, pode saltar até 30 vezes o seu comprimento e causar comichão, espinhas e até problemas digestivos. Mas felizmente, existem alguns remédios para pulgas que você pode usar para ajudar a proteger seu cachorro!

Você sabia que comparadas ao seu tamanho, as pulgas podem saltar mais alto e mais longe do que qualquer outro inseto. Assim, se tivéssemos a mesma habilidade de pular que uma pulga, poderíamos pular 90 metros à nossa frente e a uma altura de 49 metros!

Você sabia que apenas 5% das pulgas estão em seu animal de estimação? Os 95% restantes estão em sua casa. Isso é explicado pelo ciclo de vida das pulgas e como elas infestam seu cão ou gato.

Mas conheça agora alguns remédios para pulgas!

Remédios para pulgas

1. Remédios para pulgas: sabão

Foto: Freepik

Este é um dos remédios para pulgas. Você vai criar uma armadilha usando água e sabão. Assim, tudo o que você precisa fazer é encher um prato ou tigela com uma mistura de água quente e detergente para a louça e colocar o recipiente nos cômodos da sua casa.

A mistura de água/detergente para lavar louça age como uma cola, prendendo as pulgas devido à alta viscosidade da mistura. Você deve repetir esse método todos os dias com uma nova mistura. Lembrando que esse método não é para aplicar no animal!

Para que esse remédio caseiro funcione de maneira eficaz, a armadilha deve ser instalada durante a noite. De fato, na maioria das vezes, as pulgas são criaturas noturnas.

2. Repelente de pulgas caseiro

Foto: Freepik

Para se livrar das pulgas em sua casa, você pode fazer um inseticida caseiro a partir de produtos não tóxicos, compatíveis com o uso na presença de animais de estimação e crianças.

Faça seu spray de pulgas misturando em um frasco grande de spray:

  • 4 litros de vinagre
  • 2 litros de água
  • 500 ml de suco de limão
  • 250 ml de hamamélis

Mas antes de aplicar o produto, lave todas as roupas de cama e almofadas que possam estar infestadas. Então, feito isso, pulverize o remédio natural contra pulgas em tapetes, móveis, onde seus animais de estimação dormem, parapeitos de janelas e pisos.

3. Bicarbonato de sódio

Um dos remédios para pulgas caseiros mais eficazes é o bicarbonato de sódio. Para que este remédio caseiro funcione, polvilhe bicarbonato de sódio em seus tapetes e móveis, pegue uma escova dura e esfregue o pano. Depois disso, aspire a casa cuidadosamente e esvazie o conteúdo em uma lata de lixo ao ar livre.

4. Sal

Como o bicarbonato de sódio, o sal é um ótimo remédio natural para pulgas quando usado com um aspirador de pó. O sal atua como um agente desidratante, ajudando a se livrar das pulgas adultas.

Para tratar as pulgas com esse remédio natural, coloque um pouco de sal (de preferência sal fino) e polvilhe-o em todos os tapetes, em cada quarto. Deixe o sal agir por 1-2 dias, depois aspire, mais uma vez, lembre-se de esvaziar bem o conteúdo em uma lata de lixo do lado de fora.

5. Limão

O limão pode ser usado de várias maneiras diferentes em sua casa, mas, além de ser uma boa maneira de tratar picadas de vespa, também é um dos ótimos remédios para pulgas.

O uso desse tratamento natural de pulgas envolve a fabricação de um spray cítrico para uso em móveis infestados. Para isso:

  • Corte finamente um limão e adicione-o a um litro de água e deixe ferver tudo.
  • Deixe a solução repousar durante a noite e despeje o líquido em um frasco de spray.
  • No dia seguinte, pulverize a mistura em áreas infestadas da sua casa, sofás, lugares onde seus animais de estimação dormem, cadeiras, etc.
  • Não molhe, não pulverize até que o tecido esteja encharcado.

6. Alecrim

Foto: Freepik

O alecrim é um excelente produto natural contra pulgas. Ele pode ser usado para tratar infestações leves, bem como em animais de estimação (dependendo de como você o usa). Este exemplo de remédio natural contra pulgas concentra-se na criação de um pó para tratar pulgas em sua casa.

Para fazer um pó contra pulgas à base de plantas:

  • Amasse o alecrim, o absinto, a erva-doce e a hortelã-pimenta até obter uma pó.
  • Polvilhe onde você suspeitar que tem pulgas em sua casa.

Nota: O alecrim é um repelente natural de pulgas, não se livra das pulgas, mas ajuda a repelir e impedir que elas voltem.

7. Plantas repelentes de pulgas

Foto: Freepik

O último remédio para pulgas é a ajuda de plantas específicas para repelir as pulgas. Pois algumas plantas contêm óleos específicos, compostos e moléculas químicas que as pulgas odeiam e tentam evitar.

Há um conjunto de plantas que repelem pulgas. Usar essas plantas em sua casa em vasos e canteiros é um ótimo remédio natural para pulgas.

Plantas que mantêm as pulgas afastadas:

  • Poejo
  • Lavanda
  • Hortelã

8. O vinagre de maçã

Foto: Freepik

O vinagre de maçã também é um bom repelente contra pulgas. Pode ser pulverizado em seu animal e em seu ambiente para evitar uma infestação de pulgas.

  • Em um frasco de spray limpo, misture metade de vinagre de cidra e metade de água e borrife no seu animal de estimação.
  • Se ele não gostar de sprays (especialmente gatos), cubra uma toalha com a mesma mistura e esfregue a pelagem do seu animal de estimação.
  • O vinagre de maçã, além de sua ação desinfetante, também é um bom anti-odor natural.
  • Atenção, nunca aplique vinagre em uma ferida, pele irritada ou nas mucosas.
  • Primeiro teste em uma pequena área para verificar se o animal não é alérgico.

9. Remédios para pulgas: cítricos

Foto: Freepik

As pulgas odeiam cítricos, por isso, apresentamos três remédios para pulgas que você pode fazer com muita facilidade em casa:

  1. Diretamente: esfregue o pelo do seu animal de estimação com limão, laranja ou outras frutas cítricas, pois isso manterá as pulgas afastadas.
  2. Banho: Ferva água e adicione algumas fatias de limão. Então deixe o remédio esfriar durante a noite e no dia seguinte despeje água por todo o corpo do cão, evitando o focinho e os olhos. Você não precisa banhá-lo mais tarde, mas precisa estar alerta sobre a reação do seu cão. Mas se ele sentir desconforto ou não gostar, remova imediatamente o remédio e enxágue abundantemente com água.
  3. Spray: Para uso doméstico, pulverize a mesma mistura de limão e água nas áreas onde as pulgas são encontradas, como almofadas, sofá e carpete.

10. Remédios para pulgas: levedura de cerveja

Foto: Freepik

O fermento de cerveja também é um anti-pulga eficaz e natural. Assim, você pode usá-lo de duas maneiras:

  1. Nos alimentos: Adicione uma pitada de fermento à comida habitual do seu cão, que atuará como um vermífugo interno.
  2. Como repelente: Você só precisa de uma xícara de levedura de cerveja. Assim, esfregue o fermento da cerveja no pelo do seu animal até atingir a pele. Pois a vitamina B1 que ele contém irá eliminar as pulgas. Deixe este produto por vários dias e remova-o. Em seguida, repita uma vez por semana se o seu cão tiver muitas pulgas.

Este artigo é meramente informativo. Indicamos você a levar seu animal de estimação ao veterinário se ele apresentar sintomas de febre ou doença.

O post Remédios para pulgas: 10 remédios caseiros apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Janeiro de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos