Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode comer abacate?

Se você tem um cachorro, deve estar se perguntando quais alimentos são bons para ele e quais não são: por exemplo, o cachorro pode comer abacate ou é uma fruta perigosa?

Alguns alimentos são até tóxicos, por isso, antes de decidir incluir qualquer alimento, o guia precisa procurar orientação com um profissional para garantir a segurança do cachorro. 

Cachorro pode comer abacate

Cachorro – Foto: Freepik

Alguns alimentos como o chocolate, são conhecidos por sua ação tóxica quando consumido por um cachorro. Não só o chocolate, mas muitos outros alimentos também podem causar malefícios à saúde do pet.  

Um alimento que pode causar uma certa dúvida é o abacate, aliás para os humanos a fruta é benéfica e uma grande fonte nutritiva. Então o cachorro pode comer abacate ou não? 

Cachorro pode comer abacate: sim ou não? 

Cachorro pode comer abacate

Abacate – Foto: Freepik

O abacate é uma fruta conhecida por seus muitos benefícios ao humano, ele ajuda a diminuir a pressão arterial, no combate ao colesterol ruim e é um aliado ao coração.

A fruta também é rica em vitaminas como as do complexo B, K e C, também possui potássio e cobre. É uma fonte nutricional, o que faz com que muitos queiram incluir essa fruta na dieta do pet, já que ela é um grande aliado na saúde do homem.  

Ao contrário dos humanos, o cachorro não pode usufruir de todos esses benefícios, já que o abacate é um daqueles alimentos tóxicos para o cão.

Pode até parecer mentira que uma fruta aparentemente inofensiva possa fazer algum mal para o seu amigo de quatro patas, mas por conta de uma substância, o abacate pode ser bem perigoso para a saúde do pet. 

Persina e o perigo para à saúde do cão 

Cachorro pode comer abacate

Abacate – Foto: Freepik

A persina é uma substância presente no abacate. Ela não é somente encontrada na fruta, mas também nas folhas e cascas do abacateiro. A presença da persina não traz malefícios para à saúde humana, mas para o cachorro e outros animais a substância é tóxica e pode ser até fatal.  

Os principais efeitos do consumo da persina pelo pet são problemas gastrointestinais, o cão pode apresentar episódios de vômitos e diarréias. Além da presença da persina, o abacate também é um alimento que possui muita gordura, o que também pode desregular o intestino do cachorro.

Descubra também se o cachorro pode comer abóbora.

O que fazer se meu cachorro comer abacate? 

Cachorro pode comer abacate

Abacate cortado – Foto: Freepik

Caso aconteça do seu pet acabar consumindo um abacate, não perca a calma. A primeira coisa que se deve fazer é observar o seu cachorro pelas primeiras 48h, caso ele apresente algum sintoma como vômito e diarreia procure um médico veterinário.

A ajuda profissional é a melhor forma de evitar um caso mais grave.  

O animal também pode não apresentar nenhum sintoma, isso pode ocorrer porque o cão pode ser resistente à substância persina.

Mesmo que o seu cachorro não apresente nenhuma reação ao consumo da fruta, o ideal é evitar o contato do animal com o alimento, já que o cachorro pode acabar em algum momento sendo intoxicado pela substância.  

Outros alimentos tóxicos 

Além do abacate, outros alimentos também podem ser tóxicos para o cachorro. Então antes de decidir incluir alimentos na dieta do pet é importante ficar ligado nas escolhas para não acabar incluindo aqueles alimentos maléficos para a saúde do cachorro.  

Procurar um profissional para desenvolver a dieta do pet é a melhor forma de garantir que o animal tenha uma alimentação com todos os nutrientes necessários, sem correr o risco de consumir aquele alimento perigoso.

Se você tem intenção de começar a incluir alimentos na dieta do cachorro, confira essa lista com os alimentos “proibidos” para o pet. 

  • Chocolate – Essa já é de conhecimento de muitos, mas sempre vale a pena pontuar que o seu pet não pode consumir chocolate. Além da cafeína, o chocolate também possui uma substância chamada teobromina, que é tóxica para o animal. 
  • Alho e cebola – Consumida em grande quantidade ou com grande frequência; essa famosa dupla pode ser perigosa para o pet, já que é encontrado nesses alimentos uma substância chamada tiossulfato.  
  • Cafeína – O consumo da cafeína é muito perigoso para o animal. A cafeína atua diretamente no sistema nervoso do cachorro, causando tremores, convulsões e pode até levar o animal ao óbito.  
  • Tomate verde – O tomate verde é altamente tóxico para o cão, já que quando ainda é verde, o tomate apresenta uma toxina alcalóide tomatina.

Além disso, descubra se o cachorro pode comer maçã.

O post Cachorro pode comer abacate? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
26 de Janeiro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos