Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode comer açúcar? Entenda aqui

Será que cachorro pode comer açúcar? Esta é uma dúvida bem comum de tutores, principalmente os de primeira viagem, que ainda não sabem muito bem como lidar e cuidar do seu doguinho.

Se esta é também a sua dúvida, não se preocupe. No artigo de hoje, o Portal do Dog vai te ajudar a entender tudo sobre o tema para que, desta forma, possa saber o que fazer.

Acompanhe.

Será que cachorro pode comer açúcar?

cachorro pode comer açúcar

Um monte de açúcar – Foto: Freepik

Não, cachorro não pode comer açúcar.

O açúcar pode ser bastante prejudicial para os cachorros, visto que ele tem uma função muito específica no organismo do animal e é suprido através de uma ração de qualidade.

Ao contrário do que muita gente imagina, o açúcar não é totalmente prejudicial para a saúde. Na verdade, o corpo precisa de açúcar para sobreviver – inclusive, o corpo dos cãezinhos.

Só que há uma diferença muito grande entre a glicose que a gente e os cachorros precisam, para a glicose que existe no açúcar comum e refinado que a gente conhece.

No caso dos cães, uma ração adequada para a fase de vida do animal é mais do que suficiente para suprir as necessidades de glicose. Afinal, na ração há muitos nutrientes que são importantes para a saúde do pet neste sentido.

Por isso, você não precisa oferecer açúcar para o cão – de maneira nenhuma. Afinal, isto poderá criar um problema bem grave no dog, que é a diabetes canina (além de outras questões relacionadas ao pâncreas, produção de insulina, etc).

Sintomas da diabetes causada por excesso de açúcar no organismo

cachorro pode comer açúcar

O cachorro pode comer açúcar? Foto: Freepik

Infelizmente, a diabetes canina é uma doença bastante perigosa e que pode gerar vários tipos de consequências negativas na vida do pet. Inclusive, pode levá-lo a óbito em algumas situações de descontrole.

Por isso, sempre que você se perguntar se cachorro pode comer açúcar, lembre-se que não, ele não pode. Pois, além de outros problemas, a diabetes canina surge como um perigo iminente na vida do animal.

Veja alguns sintomas da doença.

Cachorro com muita sede

Um cachorro com diabetes geralmente vai ter muita sede. Ele vai procurar o pote de água várias vezes seguidas. Isto é um sinal de que o cão está se sentindo mal por algum motivo. E você, claro, precisa ficar de olho para saber quando deve procurar um veterinário.

Cachorro pode comer açúcar – Excesso de descanso

Além de muita sede, um cachorro com diabetes também vai ficar deitado por muito tempo. Ele vai preferir o sedentarismo, a brincadeiras e diversão.

Ir ao banheiro com muita frequência

Pelo fato de tomar muita água, o cão vai começar a procurar o banheiro com muita frequência para urinar.

Em alguns casos, formigas podem ser atraídas ao tapete higiênico ou banheiro do dog, pelo fato de que a urina do cão está com um excesso de glicose, causado pela diabetes.

Cachorro pode comer açúcar – Muito apetite

Em casos de diabetes canina, o cão pode apresentar muito apetite. Afinal, o desequilíbrio na produção de insulina pode fazer o cão ter um apetite voraz.

Agora você já sabe: cachorro não pode comer açúcar. E, neste caso, não é apenas o açúcar refinado que a gente conhece. Mas também, alimentos que contenham açúcar, como chocolates e outras guloseimas que nós, humanos, tanto gostamos.

Inclusive, algumas frutas podem ter um excesso de açúcar maléfico ao cão. Portanto, busque sempre instruções junto a um veterinário para entender o que o cão pode e não pode comer. Leia mais: Alimentos proibidos para cães.

Não dê açúcar de nenhuma maneira para o seu dog e cuide sempre bem dele.

O post Cachorro pode comer açúcar? Entenda aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
02 de Julho de 2021

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos