Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cães exóticos: 6 raças mais populares

 Existem várias raças que diferem entre si. Mas entre todos esses cachorros existem os cães exóticos, que por serem mais raros, muitas vezes acabam não sendo tão reconhecidos.  

Galgo Afegão

Galgo Afegão – Foto: Freepik

Esses cachorros carregam uma beleza única, com características próprias que deixam qualquer amante dos caninos ainda mais apaixonados.  

Confira essas 5 raças de cães exóticos com seus aspectos peculiares.  

Dandie Dinmont Terrier 

Dandie Dinmont Terrier

Dandie Dinmont Terrier – Foto: Freepik

O Dandie Dinmont Terrier é um dos cães exóticos. Com o dorso longo e as pernas curtas, esse Terrier é bem diferente dos cães que fazem parte desse grupo.

Ele é mais calmo em relação aos cães Terriers, mas continua amando cavar e é um ótimo caçador de animais pequenos como roedores. Esse Terrier pode apresentar alguns problemas de comportamento, o que é da natureza de um Terrier, mas nada como um bom treinamento não resolva.  

É provável que a raça tenha sido desenvolvida pelo cruzamento de um Bedlington e o Cão Lontra. O cão é originário na área de Cheviot Hill, uma fronteira entre Inglaterra e Escócia.

Além disso, a raça é conhecida há cerca de 300 anos, foi muito usada por fazendeiros e muito apreciada pela realeza. Mas atualmente, o Dandie é conhecido por ser um cão de companhia e de exibição. O Dandie Dinmont Terrier foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1886. 

Com um corpo longo e baixo, o Dandie Dinmont chama bastante atenção por lembrar do Dachshund, o famoso cão salsicha. A cabeça é grande, mas proporcional ao corpo, com um revestimento de pelos com a presença de um “topete”.

Os olhos são grandes e inteligentes. As orelhas são caídas e inseridas embaixo. O pescoço é bem forte e desenvolvido, com um corpo longo e membros curtos. A cauda não pode ser torta e nem enrolada.  

Algumas especificações  

  • Origem – Reino Unido 
  • Nome original – Dandie Dinmont Terrier 
  • Peso – 8 a 11 Kg 
  • Tamanho – 20 a 27 Cm 
  • Porte – Pequeno 
  • Pelo – Pelagem dupla, com subpelo macio e pelo duro 
  • Cores – Pimenta, que abrange do preto azulado escuro ao cinza prata claro, ou mostarda, variação de um marrom avermelhado a um castanho claro 
  • Expectativa de vida – 12 a 15 anos de vida 

Confira também: Raça de cachorro mais inteligente: Descubra quais são!

Cão de Crista Chinês: um dos cães exóticos com poucos pelos

Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês – Foto: Freepik

 

Esse é é um dos cães exóticos que só possui pelos na cabeça, cauda e nos pés. Ele é um cão sensível, que não vai fazer amizade com todos, sendo mais reservado. Mas com a família, o cão é brincalhão, dedicado e amoroso.

É uma raça pegajosa, gosta de ficar bem apegado com o tutor. Mas o Cão de Crista Chinês é independente, sendo um tanto teimoso, também é atento e pronto para proteger seu território.

Esse cão é encontrado em duas variações, o Powderpuff, que tem o corpo coberto com pelos e subpelos, e os calvos, uma variação que não tem pelo no corpo todo, mas somente na cabeça, na cauda e nos pés. 

Não se sabe ao certo como esse cãozinho surgiu. Assim, acredita-se que cães sem pelos da África foram levados para China. Durante os anos a raça foi sendo desenvolvida até ser reduzida.

A raça era bem comum nos navios de comerciantes chineses, sendo usada para capturar ratos. Durante anos, foi negociada entre os marinheiros, assim sendo disseminado em outros países como Egito, Turquia e África do Sul. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1991. 

O Cão de Crista Chinês é um cachorro gracioso, com uma expressão alerta e intensa nos olhos. Mas o que mais chama a atenção nesse pequeno cão é sua variação calva, que só tem pelos na cabeça, na cauda e nos pés, o que faz com que esse pequeno cão tenha um aspecto exótico.  

Especificações

  • Origem – África e China 
  • Nome original – 中国冠毛犬 
  • Peso – 4 a 5Kg 
  • Tamanho – 23 a 33 Cm 
  • Porte – Pequeno 
  • Pelo – Macia e sedosa, os Powderpuff possuem subpelo 
  • Cores – Em todas as cores e combinações de mogno, azul, alfazema ou cobre, os calvos podem ter cor de pele rosa e preto 
  • Expectativa de vida – 10 a 14 anos de vida

Confira também: 3 animais com hábitos alimentares estranhos e assustadores

Pastor Bergamasco: um dos cães exóticos mais antigos

cães exóticos

Pastor Bergamasco – Foto: Freepik

O Pastor Bergamasco é um dos cães exóticos e não poderia faltar nessa lista. Assim, é quase impossível não se impressionar com o visual desse cachorro.

Além disso, a pelagem é a característica mais marcante da raça, uma “cabeleira” que lembra um penteado com dreads. Esse cão é musculoso, com aspecto rústico e com um corpo proporcional.  

Essa é uma das raças mais antigas da Itália, com um passado que remota ao menos 7.000 atrás. Assim, para alguns estudiosos, a raça deve ser descendente dos grandes molossos e dos grandes molossos da Hungria.

Mas para as autoridades francesas, a raça deve possuir descendência do Briard. O Pastor Bergamasco é muito usado no pastoreio de ovelhas, mas ele também já foi usado como cão farejador e de resgate.  

A raça é tranquila, muito equilibrada e obediente. Mas também é muito inteligente e aprende com facilidade.

Assim, ele é um ótimo cão, com uma convivência boa com os membros da família. Por seu instinto de pastor, o Bergamasco é um cão atento e vigilante, sendo um bom cão de guarda.  

  • Origem – Itália 
  • Nome original – Cane da Pastore Bergamasco 
  • Peso – 26 a 38 Kg 
  • Tamanho – 56 a 61 Cm 
  • Porte – Médio 
  • Pelo – Três camada de pelos bem abundantes e com textura áspero 
  • Cores – Cinza, preto e detalhes beges e marrons 
  • Expectativa de vida – 13 a 15 anos de vida 

Leonberger: 

cães exóticos

Leonberger – Foto: Freepik

Esse gigante é um cão muito amável, afetuoso e protetor. Mas esse é um dos cães exóticos que vai tentar fazer amizade com qualquer que não seja uma ameaça ao seu território.

O Leonberger é um ótimo cão familiar, mesmo sendo muito grande, ele é muito gentil e não é agressivo.

Além disso, esse é um cão que ama água e lama, correr ao ar livre é uma de suas atividades preferidas. O Leonberger é um cão muito usado em salvamentos em áreas montanhosas e salva-vidas por sua boa capacidade de nadar.  

A raça é uma criação de Heinrich Essig, que durante o fim da década de 30, na intenção de criar uma raça única e digna de um rei, utilizou raças como o São Bernardo, Terra Nova e outros cães trabalhadores. Essig obteve sucesso em sua criação, com uma raça majestosa e que conquistou a realeza. 

Algumas especificações  

O Leonberger é um cão forte, com um peito largo e compacto. Ele possui uma cabeça mais profunda do que ampla, com o focinho longo, mas não pontudo.

Os olhos são médios, com tonalidade que varia do castanho claro ao mais escuro. Os pelos são de um médio macio ao grosseiro, reto e liso, mas permitido algumas ondas. O macho pode carregar uma juba na nuca e no peito que lembra um leão. 

  • Origem – Alemanha 
  • Nome original – Leonberger 
  • Peso – 54 a 77 kg 
  • Tamanho – 65 a 80 Cm 
  • Porte – Grande 
  • Pelo – Média maciez para grosseiro, abundante e longo, o subpelo grosso 
  • Cores – Amarelo leão, vermelho, marrom avermelhado e areia.  
  • Expectativa de vida – 10 a 12 anos de vida 

Galgo Afegão: um dos cães exóticos com cara longa

cães exóticos

Galgo Afegão – Foto: Freepik

O Galgo Afegão é um dos cães exóticos com um aspecto gracioso e nobre. Mas esse Galgo não se resume só em beleza, ele é um cão independente, que vai sempre agir de acordo com o próprio instinto.

Mesmo parecendo ser um cão distante, o Galgo Afegão é muito ligado com sua família, só que não tem a necessidade de sempre demonstrar esse afeto. É um cão muito veloz, que precisa de um alto nível de atividades diárias. Essa raça foi muito cobiçada por pessoas da realeza, não é à toa que é comparada com os aristocratas, por seu porte elegante e orgulhoso.  

Uma das raças mais antigas, para algumas autoridades, o Galgo Afegão é o cão mais antigo de raça pura. Não se sabe ao certo quando esse cão foi desenvolvido, o que se sabe é que a raça existe durante séculos, sendo um grande companheiro de caça com famílias da realeza.

A raça só foi apresentada ao ocidente em 1800, quando oficiais ingleses introduziram a raça na Europa. Em 1900 a raça chegou a ser o preferido da nobreza britânica. A raça foi registrada pelo American Kennel Club em 1927.  

Algumas especificações  

A aparência do Galgo Afegão é digno de realeza, com uma postura imponente e características marcantes. O corpo é elegante, com o lombo forte, poderoso e ligeiramente arqueado.

O pescoço é forte e arqueado. O Galgo Afegão é um dolicocefálico, uma cara longa, com olhos escuros e triangulares, as orelhas longas cobertas com uma pelagem comprida. A cauda possui pelos escassos, não é muito alta, com um anel ou curva na extremidade.

A pelagem é comprida e lisa, cobrindo todo o corpo. Todas as cores são aceitas, mas algumas são mais comuns como o preto, preto e castanho, vermelho, creme, azul, rajado, dominó ou branco. 

  • Origem – Afeganistão 
  • Nome original – Afghan Hound 
  • Peso – 26 a 34 kg 
  • Tamanho – 61 a 74 Cm 
  • Porte – Grande 
  • Pelo – Longa com textura fina 
  • Cores – Todas as cores são aceitas 
  • Expectativa de vida – 10 a 12 anos de vida 

Cão Pelado Mexicano: um dos cães exóticos sem pelo

cães exóticos

Cão Pelado Mexicano – Foto: Freepik

Esse é um dos cães exóticos mais afetuosos com sua família e companheiro. A raça costuma adotar um membro da família, tendo uma ligação maior com essa pessoa.

E o cão é muito apegado com os tutores, não gosta de forma alguma de ficar sozinho, então é aquele tipo de cão que fica grudado com a família. Com estranhos, o Cão Pelado Mexicano é mais reservado e desconfiado, como é muito observador, essa raça pode ser treinada para ser um cão de guarda.   

Além disso, o Cão Pelado Mexicano é um dos cães mais antigos da América, com mais de 3.000 anos de existência. Cães com essas características foram mencionados nos diários de Colombo e outros exploradores.

Essa raça era muito usada por nativos como cão de guarda, protegendo os acampamentos. O nome original da raça é uma referência ao Deus Asteca Xolotl, para eles o cão era um representante do Deus.

Assim, como era considerado sagrado, a raça era sacrificada e enterrada junto com seu dono, para os antigos Astecas, o cão era um guia protetor para a passagem de vida.

Mas o Cão Pelado Mexicano também era visto por indígenas como místico, usando a carne do cachorro como forma de proteção ao para curarem doenças. Mesmo sem possuir pelos, essa raça irradia calor, e foi muito usada pelos povos antigos como uma forma de aquecedor natural. 

A raça possui três tamanhos diferentes. As miniaturas com 25 cm a 35 cm, os intermediários com 36 cm a 45 cm e os standard com 46 cm a 60cm.

Algumas especificações  

Existe também a variação entre a raça, o Cão Pelado Mexicano sem pelos e o que possui pelos. O sem pelo tem uma ausência total ou quase total dos pelos, sendo aceito uma pequena quantidade de pelos na região do pescoço, nos pés e na ponta da cauda. Já a outra variação pode possuir pelagem de qualquer textura e comprimento, também é aceito qualquer cor. 

Esse é um dos cães exóticos que foi moldado através do tempo pela evolução, a raça não sofreu alterações causadas pelo homem, mas pela própria natureza.

A raça é resistente, com um corpo magro e musculoso. Mas apresenta uma expressão inteligente e pensativa, que condiz com a personalidade do cão. Os olhos são em formato amêndoa e as cores podem variar entre o amarelo e o preto, sendo o mais ideal o escuro. O pescoço é longo e levemente arqueado, dando um aspecto elegante.

A cauda é baixa, longa e fina, cauda curta ou enrolada não é aceitável. A pele do Cão Pelado Mexicano é muito resistente, servindo como uma proteção para a variação sem pelos.  

  • Origem – México 
  • Nome original – Xoloitzcuintli 
  • Peso – 4 a 20kg 
  • Tamanho – 28 a 32Cm 
  • Porte – Pequeno ao médio 
  • Pelo – Na variação com pelos é aceito qualquer textura ou comprimento 
  • Cores – Na variação com pelos é aceito qualquer cor 
  • Expectativa de vida – 12 a 15 anos de vida 

 

O post Cães exóticos: 6 raças mais populares apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
26 de Fevereiro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran