Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cães sem rabo: Conheça 7 raças de cachorros sem rabo

A maioria dos cães nasce com cauda curta ou longa. No entanto, em algumas raças, esta parte do corpo está completamente ausente. Conheça 7 raças de cães sem rabo.

Essa aparência incomum é resultado de mutação genética e do trabalho dos criadores, por isso é importante entender quando a ausência de cauda é um fenômeno natural e quando não é.

Por que alguns cães nascem sem rabo?

comportamento do animal

Cachorros com coleira. Foto: Freepik

Alguns donos de animais gostam de animais de estimação sem cauda. Essas preferências levaram os criadores a adaptarem às mutações genéticas.

Remover parte ou toda a cauda é uma prática de longa data usada por criadores de cães. Quando o procedimento é realizado após o nascimento de um animal, é denominado corte da cauda, ​​e os cães submetidos a ele tem o rabo cortado.

O processo é realizado cirurgicamente com tesoura e é realizado quando os filhotes atingem a idade de seis meses ou mais. A prática é proibida.

Mas existem cães que a ausência de cauda é natural. As raças descritas a seguir nascem sem cauda.

1 – Boston terrier

Boston Terrier

Boston Terrier – Foto: Freepik

O Boston Terrier é o resultado de um cruzamento entre um Bulldog Inglês e um Terrier Inglês Branco. Seus representantes já nascem sem cauda.

Um grande número de Boston Terriers nasce com uma cauda pequena, que é aceita como uma característica padrão. Se o cão tem cauda longa ou cortada, o dono pode ter dificuldade para registrar a raça ou declarar o animal de raça pura.

As suas principais características (para além da pequena dimensão) são a sociabilidade, a simpatia e a vontade de agradar ao dono. Esses cães são fáceis de treinar.

No entanto, na ausência de treinamento adequado, o Boston Terrier é capaz de mostrar agressividade.

2 – Terrier brasileiro

Os representantes desta raça são interessantes porque a cauda pode ser longa ou pode estar completamente ausente. No entanto, o cão sem cauda é considerado o padrão.

O Terrier Brasileiro herdou sua cor tricolor de seus parentes mais próximos – Jack Russell Terrier e Fox Terrier.

Os representantes da raça são animais inteligentes e atenciosos. Eles adoram brincar e cavar buracos. Devido ao excesso de atividade, os Terriers Brasileiros necessitam de espaço (salas pequenas não são adequadas para eles), além de treinamento constante.

Se eles não tiverem oportunidades de liberação de energia, eles encontrarão entretenimento de que os membros da família podem não gostar.

Cães sem rabo: 3 – Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Buldogue Inglês – Foto: Freepik

Esses cães nem sempre nascem sem cauda. Em alguns representantes da raça, essa parte do corpo é tão curta que muitas vezes são percebidos como sem cauda.

Na verdade, todos eles tem cauda, ​​apenas o tamanho difere – de comprimento muito pequeno a médio.

Na maioria dos casos, os cães nascem com cauda curta, reta ou enrolada. A primeira opção é preferível e é reconhecida pelo padrão da raça.

4 – Bulldog francês

cães sem rabo

Buldogue Francês. Fonte: Freepik

O descendente do Bulldog Inglês foi criado com uma cauda curta e grossa, o que muitas vezes levanta dúvidas.

Os representantes da raça nascem com três tipos de cauda:

  • Reta e curta;
  • Retorcida (aparafusada) e curta;
  • Ponta fina.

Independentemente do tipo, essas partes do corpo quase ausentes podem causar problemas de saúde em um cão.

Com o passar do tempo, a cauda dos Buldogues Franceses não se desenvolveu adequadamente, resultando em má conexão com a coluna vertebral. Por esse motivo, deformidades da coluna vertebral podem ocorrer em um animal ao longo de sua vida.

Buldogues franceses são cães pequenos que são ótimos companheiros. Eles são espertos e calmos, mostram boas habilidades de cão de guarda e também se esforçam para defender seus familiares.

Cães sem rabo: 5 – Pastor-croata

No passado, o pastor croata nascia com uma cauda longa e encaracolada, que era cortada após o nascimento. Porém, com a proibição oficial dessa operação, os criadores fizeram isso por meio de seleção.

Atualmente, a maioria dos filhotes nasce com cauda muito pequena, moderadamente coberta por pelos grossos ou mesmo nenhum.

Em alguns países, essa parte do corpo pode ser em até 2,5 cm.

Em repouso, o rabo do Pastor Croata é baixo, quando está alerta, é levantado.

6 – Pembroke welsh corgi: uma das raças de cães sem rabo

cães sem rabo

Cachorro em cima da grama com língua pra fora. Foto – Freepik

Existem dois tipos de corgi galês – cardigan e pembroke. A principal diferença entre os dois é a cauda. Se o primeiro tem um comprimento, o segundo nasce sem cauda, ​​ou esta parte do corpo é muito curta.

A pequena cauda é o resultado de uma mutação recessiva. Devido a esta característica da estrutura do corpo, o Pembroke pode ser diferenciado do cardigan Welsh Corgi.

Esta raça pertence ao grupo de caça. Seus representantes são ativos, mas ao mesmo tempo animais dóceis e afetuosos.

Cães sem rabo: 7 – Pastor Australiano

cães sem rabo

Pastor Australiano – Foto: Pixabay

Este cão de tamanho médio nasce sem cauda ou com cauda curta, mas na grande maioria dos indivíduos esta parte do corpo é longa.

Atualmente, a ausência de cauda na raça é considerada a norma, porque um indivíduo em cada cinco nasce sem essa parte do corpo.

Normalmente, o rabo do cão afunila em direção à ponta, o que está associado a uma diminuição gradual no tamanho das vértebras.

Os representantes desta raça são inteligentes, muito enérgicos e requerem treino diário.

Conclusão

Para muitos cães, a cauda é uma ferramenta útil durante a natação, corrida e atividades que exigem equilíbrio adequado. Animais que não possuem essa parte tão importante do corpo tem que fazer esforços adicionais para compensar sua ausência.

O post Cães sem rabo: Conheça 7 raças de cachorros sem rabo apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
19 de Outubro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos