Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Comida para cachorro: Qual é o melhor horário para dar?

Existem muitas dúvidas relacionadas à alimentação do pet. Qual deve ser a quantidade, qual tipo de ração, quantas vezes ao dia e até o melhor horário para dar comida para cachorro.

Como a alimentação é um dos principais cuidados de um cachorro, é normal que o tutor se preocupe em oferecer o alimento da melhor forma possível.  

Esse é um guia para quem quer saber tudo sobre a alimentação do cachorro e aprender como cuidar da nutrição do seu amigo de quatro patas.  

Escolha uma ração de qualidade 

cachorro pode comer salada

Prato de ração com saladas em volta. Foto: Freepik

O primeiro passo é muito importante, pois a dieta do animal precisa corresponder com todas as suas necessidades nutricionais. 

Uma forma de garantir que seu pet tenha essa dieta balanceada é escolhendo uma ração de qualidade, por isso olho no rótulo.

A embalagem de uma ração vai disponibilizar todas as informações que você precisa saber, então antes de escolher qualquer ração achando que todas são iguais, procure por aquela que corresponde com as necessidades do cachorro.  

Existem rações próprias para cada tipo de porte e para a idade correspondente do animal. 

quantidade de ração

Enchendo a tigela de ração – Foto: Freepik

Então siga esse critério na hora de escolher. Existem também tipos diferentes de rações, sendo encontradas nas categorias econômica, standard, premium e super premium.

Essas rações vão diferir em suas composições e em qualidade, sendo o mais indicado escolher uma premium ou super premium, já que esse tipo de ração é mais equilibrada, com presença de proteínas animais que são a base de uma dieta canina.  

  • Veja também: Ração Dog Chow é boa? Conheça os principais ingredientes desse alimento

Melhor horário para alimentar o pet

Ração sem corante para cachorro

Cachorro comendo ração sem corante – Foto: Freepik

Um erro muito comum em tutores de primeira viagem é o de disponibilizar ração para o cachorro o dia inteiro. 

Isso contribui para o uma má alimentação do animal, que pode causar obesidade e até torção gástrica, um problema grave relacionado a uma alimentação incorreta e exagerada que pode ser fatal para o animal. Por esses motivos, é necessário saber a melhor forma de alimentar seu pet.  

Comida para cachorro adulto

tigela de ração

Cão e sua tigela de ração – Foto: Freepik

O cachorro adulto deve ser alimentado 2 vezes ao dia, os de porte maiores e com tendência a desenvolverem torção gástrica devem ter essa refeição mais fracionada, sendo o ideal 3 vezes ao dia. A melhor forma de definir um horário para alimentar o cachorro é criando uma rotina.

A primeira refeição deve ser servida no horário que o cachorro acorda, que costuma ser sempre o mesmo horário. 

A última refeição do cão não deve ser muito tarde, o ideal é que não ultrapasse o horário das 17 e 18 horas. Caso o cachorro precise ser alimentado 3 vezes ao dia, essa 3° porção deve ser servida entre o horário do almoço. 

Comida para cachorro filhote

Ração sem corante para cachorro

Cachorro comendo ração sem corante – Foto: Freepik

Filhotes precisam de uma alimentação mais fracionada do que os adultos, o ideal é que ele seja alimentado 4 vezes ao dia com refeições espaçadas, filhotes de pequeno porte podem precisar somente ser alimentados 3 vezes ao dia. 

A quantidade de ração deve seguir critérios como porte e idade do cachorro.  

Para saber a quantidade correta de ração que seu pet deve consumir, consulte a embalagem da ração que especifica a quantidade ideal para o tamanho do cachorro. Mas a melhor forma de definir a quantidade de ração para o cachorro é com uma consulta com um especialista.

Mesmo cães da mesma raça podem acabar tendo uma necessidade calórica diferente, por isso que uma avaliação individual é o ideal para definir a dieta do cachorro.  

O post Comida para cachorro: Qual é o melhor horário para dar? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
01 de Junho de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos