Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Diferença entre Husky Siberiano e Akita

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a diferença entre Husky Siberiano e Akita. Afinal de contas, são cães muito parecidos e que, por isso, acabam tendo algumas semelhanças físicas e até comportamentais.

Se você pensa em adotar um Husky Siberiano ou um Akita, é importante entender que são raças diferentes e que, mesmo parecidas, alguns comportamentos podem ser bem distintos.

Por exemplo: enquanto que o Akita é menos sociável, o Husky Siberiano tem uma melhor aceitação com pessoas diferentes e outros animais.

Mas não se preocupe. Vamos entender mais sobre isso durante o texto. Continue lendo.

diferença entre akita e husky siberiano

Akita deitado – Foto: Freepik

Diferença entre Husky Siberiano e Akita

A diferença entre Husky Siberiano e Akita não é resumida em uma atitude ou outra. Na verdade, as raças são semelhantes apenas do ponto de vista familiar. Afinal, são da mesma família: Spitz.

Porém, entre anos de evolução das raças e adaptação a novos ambientes, os dois cães são bastante diferentes e, por isso, precisam de cuidados igualmente diferentes. Aqui no site, você pode ler mais sobre cada uma das raças individualmente. Conheça o Akita e conheça o Husky Siberiano.

No entanto, separamos uma lista de itens que devem ser observados na hora de diferenciar os cães das duas raças. Veja as diferenças:

  • Husky tem mais facilidade para aprender.
  • O Akita é mais “sério”.
  • Ambos têm energia equilibrada.
  • Soltam bastante pelos.
  • Reforço positivo é importante para ambos.
  • Eles não gostam de calor.
  • Brincadeiras físicas e mentais são importantes.

A seguir, entenda mais sobre cada um desses pontos acima e, quem sabe, você decide ainda hoje qual dos dois adotar. Vamos lá!

Husky tem mais facilidade para aprender

Um dos pontos iniciais que devemos levar em consideração na hora de entender a diferença entre Husky Siberiano e Akita, é que o Husky tem mais facilidade para aprender. Enquanto que o Husky está na posição 45 do ranking de inteligência canina, o Akita está na posição 54.

No entanto, isso não significa dizer que o Akita é “menos inteligente”. Afinal, a diferença entre um e outro não é grande.

Além de que, de qualquer forma, todos os cães podem aprender comandos básicos e adestramentos. Logo, podem ser cães inteligentes justamente por conta disso.

No entanto, o que acontece é que o Husky vai ter um pouco mais de aptidão para responder aos comandos que o tutor indica. Afinal, ele é um pouco mais “aberto” a socialização.

Enquanto que o Akita é um pouco mais “fechado” e, por isso, responder a comandos pode ser mais demorado – embora plenamente possível.

Inclusive, entenda um pouco mais sobre isso a partir de agora.

um husky

Husky observando – Foto: Freepik

O Akita é mais “sério”

Muitos tutores consideram o Akita um cachorro mais sério. Afinal, é um cachorro que prefere ficar no seu espaço e defender a sua família. Inclusive, o seu rosto demonstra uma expressão mais séria, o que acaba “intimidando” os mais desavisados.

No entanto, não há com o que temer. O Akita não é um cachorro bravo e também não é agressivo. No entanto, é preciso saber respeitar o espaço dele sem infringir “regras” do instinto.

Por exemplo, o Akita é um cão que vai defender a sua família e pode ficar imponente em momentos “decisivos”. Nesse caso, é preciso resguardar e não estimular esse tipo de comportamento.

Afinal, se o cão percebe que ele tem que defender o território de maneira feroz, ele fará isso. No entanto, não é saudável para a saúde mental dele. Portanto, se você notar o seu Akita reservado em um canto, saiba que é natural da raça.

Ambos têm energia equilibrada

A energia canina é uma das coisas mais importantes a se trabalhar. Afinal, o acúmulo de energia pode representar um cachorro destruidor e agressivo.

Enquanto que a falta de energia, pode representar um cachorro doente e até com algum tipo de medo ou desconfiança do ambiente.

Portanto, se você busca um cachorro com energia equilibrada, o Husky Siberiano e o Akita são boas opções. Apesar de serem cães de grande porte, eles podem conviver bem em espaços médios.

Espaços muito pequenos, como apartamentos, não são recomendados. Mas apartamentos com quintal para brincar e correr, podem ser opções.

Você deve brincar e exercitar o seu Husky ou seu Akita com frequência para que a energia deles se mantenha estável. Por mais que sejam cães calmos, ainda assim, eles têm energia pra gastar – o que é fundamental para a saúde física e mental de ambos.

Nunca deixe o Akita ou o Husky Siberiano presos o dia inteiro, ok? Se você não tem condições de passear com seu dog, contrate um dog walker para passeios regulares.

Diferença entre Husky Siberiano e Akita – Soltam bastante pelos

Você quer ter uma casa limpinha e livre de pelos no sofá ou nos tapetes? Então, a melhor solução é não ter um cachorro em casa. Afinal, cães soltam pelos e, naturalmente, a sua casa ficará infestada deles – a depender da raça. Algumas soltam mais pelos e outras menos.

E a diferença entre Husky Siberiano e Akita, nesse caso, é pouca: ambos soltam bastante pelos. São cães de pelos longos, o que pode fazer com que o ambiente fique igualmente infestado.

Por isso, manter uma escovação e tosa regular é importante. Não precisa ser diária. Mas pelo menos uma vez por semana.

Isso vai ajudar a manter uma queda de pelos menos intensa. Mas ainda assim, vai ocorrer.

diferença entre akita e husky siberiano

Akita andando – Foto: Freepik

Reforço positivo é importante para ambos

Aqui a diferença entre Husky Siberiano e Akita também é pouca: ambos precisam de muito reforço positivo para serem cães comportados e educados.

Principalmente o Husky, que tem uma energia um pouco maior, deve receber cuidados logo nos primeiros meses de vida. E o Akita, claro, também.

O reforço positivo ajuda o cão a ter comportamentos equilibrados e orquestrados, de acordo com o que faz bem a eles. Afinal, é com reforço positivo que é possível ensinar comandos e deixar os cães saudáveis do ponto de vista comportamental.

Essa prática reforça situações positivas do cão e faz ele repeti-las. Com o tempo, o cão estará condicionado aos comandos. E você terá um cão muito mais saudável.

Diferença entre Husky Siberiano e Akita – Eles não gostam de calor

Calor não é uma boa sensação para o Akita e para o Husky Siberiano.

Na verdade, ambos precisam de ambientes calmos, tranquilos e sem uma intensidade muito grande de calor. Caso contrário, eles vão se sentir mal e podem até ficar estressados por conta disso.

Afinal, ambos cães são de regiões frias. Por isso, é muito comum que a evolução da raça seja, também, dentro desses padrões. Basta olhar para a pelagem longa e teremos um indício disso.

Se na sua região faz muito calor, prepare-se para receber o seu Akita ou Husky. Faça espaços acolhedores, com sombra, água fresca e temperaturas amenas. Nunca saia para passear com o Akita ou Husky em dias extremamente quentes.

Espere o sol se pôr ou vá em momentos que o sol não está tão alto.

Brincadeiras físicas e mentais são importantes

A diferença entre Husky Siberiano e Akita para as brincadeiras é uma só: o Akita vai ser mais sério e o Husky mais animado.

No entanto, ainda assim, é fundamental que você mantenha ritmos adequados de brincadeiras físicas e mentais. As brincadeiras mentais são excelentes e ajudam ambas as raças a se manterem saudáveis.

Por exemplo, você pode brincar de esconder um petisco, pode brincar de adivinhação e outros estímulos mentais. Faz bem ao Akita e ao Husky.

Além disso, brincadeiras de desafios também são legais, como cabo de guerra. Veja este artigo: Brincadeiras para Cachorro: Veja algumas aqui.

husky olhando

Husky observando com olhos azuis – Foto: Freepik

Doenças no Husky Siberiano e Akita

São cães que não têm tanta pré-disposição para doenças. No entanto, ainda assim, você deve ficar atento para algumas coisas.

  • Dois problemas mais comuns que podem afetar o Akita: displasia de quadril e Atrofia Progressiva da Retina.
  • Problemas que podem afetar o Husky: Atrofia Progressiva da Retina, distiquíase, catarata, opacidades corneanas.

Levar ambos ao veterinário com uma certa regularidade é fundamental. Isso ajuda a prevenir doenças e também identificar potenciais problemas logo cedo.

Diferença entre Husky Siberiano e Akita – Comportamento do Husky Siberiano

O comportamento do Husky Siberiano é de um cão que gosta de brincar e interagir com o tutor e até com outros cães e pessoas.

No entanto, é fundamental que haja uma socialização canina para isso. Caso contrário, o Husky pode ter algumas reações impulsivas e instintivas, o que não é bom pra ninguém.

Além disso, o Husky não gosta de calor e, portanto, os melhores comportamentos dele vão ser em situações de temperatura agradável. Se o seu Husky não está se comportamento bem, saiba que pode ser, também, pelo calor do ambiente.

Diferença entre Husky Siberiano e Akita – Comportamento do Akita

Já o Akita é mais reservado e essa é uma diferença entre as duas raças. No entanto, ainda assim, ele pode conviver muito bem com outros cães e pessoas, desde que socializado e sempre respeitando o espaço dele.

Não queira ir contra os instintos de “seriedade” do Akita. Saiba conviver com ele de maneira saudável a partir de quem ele é.

Busque, também, tutores de Akita e Husky. Assim você terá boas impressões sobre a experiência de ter um ou outro.

Cuide do seu dog!

O post Diferença entre Husky Siberiano e Akita apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Novembro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti