Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Fígado para cachorro: o cachorro pode comer fígado cru?

Eu sei que, assim como eu, você precisa garantir que seu animal de estimação receba tudo de que precisa com sua dieta. Vitaminas, minerais, ácidos graxos. Abaixo, detalharei a importância do fígado para cachorro.

O fígado é bom para cães?

Sim. O fígado não é apenas muito apetitoso, mas também uma das melhores fontes de proteína para incluir na dieta canina.

Por ser um órgão, o fígado é rico em nutrientes essenciais para a boa saúde e nutrição do seu cão. É rico em proteínas, ácidos graxos, minerais e vitaminas.

fígado para cachorro

Fígado para cachorro – Foto: Freepik

Adicionar fígado à dieta do cachorro oferece muitos benefícios, incluindo:

  • Vitamina A;
  • E;
  • D;
  • Ferro;
  • Cobre;
  • Zinco;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Manganês;
  • Sódio;
  • Iodo;
  • Selênio;
  • Proteína (incluindo aminoácidos essenciais).

Com isso em mente, os cães podem e devem comer fígado como parte de sua dieta. Apenas certifique-se de moderar a quantidade e prepará-la corretamente.

Fígado cru ou cozido para cães?

fígado cru

Fígado cru – Foto: Freepik

O fígado (na verdade, todos os órgãos secretores) é considerado um dos superalimentos naturais mais potentes.

Por que o fígado é bom para o seu cão? O fígado de tudo, da carne ao pato, é muito rico em muitos nutrientes essenciais.

Ao longo da história, pessoas em todo o mundo valorizaram carnes de órgãos, como o fígado, por ajudar na fertilidade, no crescimento e no desenvolvimento, mantendo altos níveis de energia, saúde mental e muito mais.

Algumas culturas consideram o fígado tão valioso que não o tocam com as mãos.

Para que um cão realmente obtenha os ricos benefícios do fígado, ele deve ser comido cru. Na verdade, o USDA publicou um artigo de 2007 mostrando a perda de nutrientes no preparo de vários alimentos. Eles descobriram que, ao cozinhar, o fígado perde:

  • 40% de ferro, magnésio e vitamina A;
  • 55% de niacina e B6;
  • 35% de ácido fólico;
  • 30% de fósforo;
  • 25% de cobre e vitamina C.

O fígado cru é rico em vitamina B12

fígado cru

Fígado para cachorro – Foto: Freepik

O benefício nº 1 de fígado para cachorro é que ele é muito rico em vitamina B12. Na verdade, o fígado cru é a maior fonte de vitamina B12 para seus cães.

A vitamina B12 promove a formação de glóbulos vermelhos e melhora a função celular. Seus cães também precisam de vitamina B12 para o sistema nervoso, suporte metabólico e saúde cerebral.

Alimentar seus cães com alimentos crus ricos em vitamina B12 ajuda a prevenir as deficiências de B12, que podem causar fadiga, fraqueza muscular, diminuição da função mental e alterações de humor.

O fígado cru é uma excelente fonte de vitamina A

O fígado é uma das fontes naturais mais concentradas de vitamina A. A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura essencial para uma boa visão, saúde geral dos olhos, saúde da pele, saúde da tireoide, ossos fortes, regulação gênica e facilitação da diferenciação celular e função imunológica.

Também ajuda a reduzir a inflamação, combatendo os danos dos radicais livres.

Fígado cru é rico em ferro

Figado na pedra – Foto: Freepik

Se seu cão está lutando contra qualquer tipo de anemia, que geralmente está associada à deficiência de ferro, o fígado é um dos melhores alimentos para se alimentar.

O fígado contém uma combinação potente de ácido fólico, ferro e vitamina B12. Estas são três vitaminas e minerais que seu cão precisa para superar a anemia naturalmente. Essa combinação também pode ajudar a tratar sintomas como fadiga ou problemas neurológicos.

Qual fígado para cachorro é o melhor?

Fígado cozido  – Foto: Freepik

O fígado de diferentes animais tem propriedades ligeiramente diferentes, mas na maior parte, o fígado de diferentes animais oferece propriedades nutricionais semelhantes.

Abaixo estão os diferentes tipos de fígado que você pode encontrar em supermercados ou açougues:

  • Fígado de Galinha – O fígado de galinha tem o sabor mais suave, então é um bom lanche. O fígado de galinha contém mais gordura, folato e ferro do que o fígado de vaca.
  • Fígado de boi – comparado ao fígado de galinha, o fígado de boi contém um pouco mais de vitamina B12, vitamina B6, vitamina A, zinco e fósforo.
  • Fígado de peixe – o fígado de peixe (melhor ainda, peixe inteiro) é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, vitamina A e vitamina D.
  • Você também pode alimentar com fígado de cordeiro, pato, peru, ganso e coelho.

Com que frequência posso oferecer fígado para o cachorro?

Fígado frito – Foto: Freepik

Você não deve oferecer o fígado mais do que 1-2 vezes por semana. O tamanho das porções depende do tamanho do animal.

Para cães com peso inferior a 10 kg, é melhor dar 1-2 peças. Para raças de tamanho médio, a dosagem é aumentada para 5-6 peças. Animais grandes podem comer 7-8.

Guloseimas de fígado

Uma alternativa muito popular ao fígado fresco tradicional são os deleites comerciais de fígado. Muitos proprietários acham que essas guloseimas facilitam o controle da quantidade de fígado que o cão está comendo.

Nesse caso, uma boa recomendação seria dar a ele no máximo 1-2 guloseimas, 2 vezes por semana se ele for um cão pequeno; 3-4 trata 2 vezes por semana, se médio; e 5-6 trata do fígado se for um cão de raça grande.

Sempre opte por produtos de alta qualidade e preste atenção às possíveis recomendações do fabricante.

Contraindicações e advertências sobre fígado para cachorro

Existem várias razões para não exagerar no fígado!

Toxicidade do cobre

Se você tem um Bedlington Terrier, não exagere com o fígado. Existem várias raças de cães que têm problemas com o metabolismo do cobre. Há muito cobre no fígado. 

Os Bedlington Terriers são geneticamente menos capazes de excretar cobre. Que outras raças também podem ser mais suscetíveis à toxicidade do cobre? 

O fígado é bom para cães com anemia?

O fígado é um dos melhores alimentos para combater a anemia canina. Graças à sua contribuição de proteínas, ferro e vitaminas do grupo B, o fígado ajuda a restaurar os níveis de ferro no sangue do cão, o que por sua vez se traduz em um aumento da produção de glóbulos vermelhos.

Em caso de anemia, consulte o veterinário sobre a quantidade de fígado mais adequada para incluir na dieta diária. Você pode começar com uma pequena porção.

Da mesma forma, o veterinário pode sugerir qual a forma de consumo mais eficaz para tratar a anemia do seu cão; por exemplo, ele pode recomendar dar o fígado cru em vez de cozido.

Dica final

Se o seu cão não está acostumado a comer fígado, comece devagar. Por ser tão rico em nutrientes, pode causar mal-estar estomacal ou fezes amolecidas. Inclua-o em sua dieta gradualmente, por exemplo, ½ colher de sopa de fígado, 2 vezes por semana.

Dependendo de como seu sistema digestivo reage, você pode aumentar o tamanho da sua porção.

O post Fígado para cachorro: o cachorro pode comer fígado cru? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
07 de Julho de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos