Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

História do Buldogue Francês: como surgiu a raça?

Pequeno, fofo e com olhos expressivos. O amado Buldogue Francês é uma das raças mais populares do mundo.  Conheça a história do Buldogue Francês.

Com uma origem antiga, essa raça chegou a ser usado como isca para touros e até chegou a receber uma certa relutância dos ingleses.

Mesmo levando o nome de Francês, a origem desse Buldogue é diferente do que se imagina, mas foi nos campos franceses que a raça recebeu a notoriedade e ganhou o mundo.

História do Buldogue Francês: origem

Buldogue Francês

Buldogue Francês. Fonte: Freepik

Existem algumas discordâncias entre a origem do Buldogue, principalmente entre os ingleses e os franceses. Em algumas versões, acredita-se que a raça é bem mais antiga do que aparenta, com uma origem ancestral com cerca de 5.000 anos atrás. Mas não existem provas concretas que provem essa possibilidade.

Outra discordância que existe é sobre o local de origem da raça, que alguns dizem ter sido na França, e outros na Inglaterra.

Diferente do que o seu nome indica, o Buldogue Francês tem sua origem inglesa.

O cão foi criado para ser uma versão toy do conhecido Buldogue Inglês. Os primeiros cães da raça eram os menores filhotes de ninhados do Inglês, e uma das intensões, para essa criação, era o uso do cão em um esporte onde o animal era usado como isca em lutas com touros.

Mas com a proibição desse evento, por volta de 1850, o pequeno Buldogue foi exportado para a França, já que a raça era de uma certa forma rejeitadas pelos ingleses.

  • Veja também: Chantek: A história do primata que aprendeu a linguagem de sinais

Revolução industrial impulsionou a popularidade do Buldogue na França

buldogue francês branco

Cachorro na grama. Foto: Freepik

Durante a revolução industrial, muitos rendeiros acabaram sendo substituídos por máquinas. Sem emprego, muitos desses trabalhadores migraram para a França na procura de uma melhor condição.

Diferente de uma parte da população inglesa, a classe trabalhadora acolheu o Buldogue toy e o usava principalmente para a caça de roedores.

Com a ida para a França, os trabalhadores levaram o pequeno cão, que começou ganhar popularidade.

Com a crescente quantidade de cães no país, comerciantes franceses começaram a apresentar interesse na raça e logo criadores cruzaram o Buldogue com terriers franceses. Acredita-se que outras raças também foram usadas no desenvolvimento do cão, sendo um dos casos o Pug.

Com o cruzamento com outras raças, o Buldogue se aproximo do que conhecemos hoje, com as orelhas características de morcego eretas no topo da cabeça.

  • Veja também: Dálmata: Caçador, bombeiro e palhaço de circo

Rivalidade entre os franceses e ingleses

buldogue francês branco

Cachorro com urso de pelúcia na boca e outro cão olhando. Foto: Pixabay

A raça ganhou popularidade e conquistou a classe alta francesa. O pequeno Buldogue era o perfeito cão de companhia e em tamanho miniatura. Com o sucesso, a raça foi renomeada para homenagear o lugar onde foi aperfeiçoado. Mas a mudança para Buldogue Francês não foi tão bem recebida pelos ingleses, que chegaram a fazer chacota com o nome da raça.

Os ingleses não ficaram muito satisfeitos com a criação da raça, tanto que enquanto outros países da Europa e à América se rendiam ao Buldogue Francês, o país da Rainha, foi relutante à raça. Os ingleses e franceses entraram em uma rincha sobre a origem da raça, mas com o tempo, até os ingleses acabaram se encantando pelo pequeno Buldogue.

Amado pelos americanos

comportamento do animal

Tutora com o cachorros – Foto: Freepik

No fim do século XIX, a popularidade do Buldogue Francês estava no auge e vários cães foram exportados para outros países. A raça chegou aos Estados Unidos e tronou-se uma paixão nacional. Cada vez mais, cães eram encomendados para o país. A paixão e a devoção dos americanos eram tantas, fundamentais para que o Buldogue Francês recebesse como característica oficial as orelhas eretas.

Antes a forma correta da orelha da raça era as orelhas rosas, dobradas para dentro, assim como o do Buldogue Inglês, o que era o preferido entre os franceses, mas os americanos preferiam as orelhas conhecidas como a de morcego, o que contribuiu para a padronização atual do Buldogue Francês.

A raça era tão famosa nos Estados Unidos, que chegou a custar US $3.000 e pertencer a famílias influentes do país.

Preferido entre as prostituas e os artistas

Um dos impulsionadores da raça para o mundo foi o sucesso que o cão fez com a elite francesa. A raça foi retratada por artista como Edgar Degas e Toulouse-Lautrec. A raça também caiu no gosto das prostitutas da capital Paris, que encontrou no cão uma raça alternativa para ser um animal de companhia. O Buldogue Francês se tornou um exemplo de luxo e adentrou nos níveis altos da sociedade parisiense.

História do Buldogue Francês: quase extinto durante as Grandes Guerras

comportamento do animal

Cachorro saindo da caixa. Foto: Freepik

Durante as 1ª e 2ª guerra, muitas raças sofreram com uma grande queda de quantidade. Uma dessas raças foi o do Buldogue Francês, que chegou a quase ser extinto. Com as guerras, muitos cães foram abandonados, já que a comida era escassa e muitos não conseguiam manter um animal.

Mas em 1980 criadores retornaram à criação da raça e com rapidez o Buldogue Francês recuperou toda a sua glória e voltou a ser um dos cães mais populares do mundo.

História do Buldogue Francês: clubes e reconhecimentos

O primeiro clube fundado para a raça foi em 1880 na capital francesa. Em 1989 a Kennel Club Francês reconheceu o Buldogue Francês como uma raça, o padrão também foi estabelecido no mesmo ano. Com os anos, o padrão da raça passou por diversas modificações, mas a atual é de 2012 pelo Comitê do Club do Bulldog Francês.

Diferenças entre o Buldogue Inglês para o Francês

o temperamento do buldogue francês

Cachorro posando para foto. Foto: Freepik

Com parentesco, às duas raças possuem características familiares, mas são distintas em vários pontos. A principal diferença entre os dois são o tamanho. O Inglês é bem maior, podendo chegar a 40 cm e pesar 25 kg. Já o Francês é um porte menor, com um tamanho que não passa dos 35 cm e com um peso de 14 kg.

A coloração das raças também varia. Enquanto o Inglês pode ser encontrado na coloração branco, trigado e marrom, o Francês apresenta as cores branco, creme e preto.

Outra diferença são as rugas, que no Inglês são mais profundas. As orelhas são distintas entre as raças. No Inglês, as orelhas são rosas, dobradas para dentro e baixas. O Francês apresenta as orelhas fixadas altas, eretas, que lembram a de um morcego.

O post História do Buldogue Francês: como surgiu a raça? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
15 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos