Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Mordida de cachorro: conheça 5 situações de risco

É bem provável que você já tenha sofrido com alguma mordida de cachorro. É algo bem recorrente e pode apresentar diferentes graus de gravidade. Os cães possuem diferentes motivos para morder. Em alguns casos é buscando atenção, ou até mesmo na euforia de uma brincadeira. Mas é nos casos em que se sente ameaçado em que o anima pode apresentar sua ferocidade para se defendera.

A mordida é uma reação do cão à alguma ação, mas algumas situações podem apresentar um maior risco. Veja essas 5 situações de risco que a mordida do cachorro pode trazer.

1. Quando a mordida de cachorro causa perfuração no tecido

mordida de cachorro

Mordida de cachorro. Fonte: Freepik

Tanto a mordida ou até mesmo um arranhão pode apresentar perigo à saúde do humano. Quando o tecido da pele é perfurado, bactérias, fungos e vírus presentes na saliva do cão podem causar infecções. A mordida ou arranhão também podem causar problemas como tétano, sepse e até raiva.

É importante observar o ferimento e se ele apresenta sinais de infecções como inchaço, vermelhidão e dor no local por mais de 24 horas, outros sinais são febres, presenta de fluidos e dificuldade para mover ou tocar na parte afetada.

2. Local da mordida de cachorro

Uma grande preocupação é em qual região do corpo o cachorro mordeu. Locais com a pele mais finas como mãos e pescoço são mais preocupantes, já que é mais fácil de uma veia ou artéria ser atingida.

Dependendo do local da mordida, a pessoa pode sofrer sangramentos intensos e até mesmo ir ao óbito. Mordidas em locais mais vulneráveis são graves e precisam de atendimento médico o mais rápido possível.

3. Mordida de cachorro desconhecido

mordida de cachorro

Cachorro brigando. Fonte: Freepik

Entre casos de acidente causada por mordida de cachorro, uma das situações mais comuns é que ocorra com cão desconhecido. A mordida é uma defesa que o cachorro usa, por isso esses ataques são comuns quando o ele se sente intimidado.

O cão desconhecido ou sem vacina apresenta um certo risco, já que quando o acidente acontece com o cachorro não sabe se o animal apresenta alguma doença ou se é vacinado. O sem vacina também é um risco, o cão sem as devidas vacinas possuem maior possibilidade de transmissão de doenças.

4. O tipo de mordida de cachorro

Existe uma grande variedade de tamanho de raças de cachorro, com tamanhos diversos. Uma mordida de um cão de um porte maior faz mais estragos do que de um pequeno, já que cães de mandíbulas fortes podem pode causar esmagamento e laceração.

Raças como Rottweiler, Pit Bull e Pastor Alemão são conhecidos por suas mordidas potentes, que chegam até causar fraturas.

A mordida também pode ser profunda, o que é preocupante, principalmente quando atinge alguma veia ou artéria.

Uma forma de precaução para esses tipos de acidentes é evitando contato direto com o cão sem antes receber orientação do tutor. Nem todo cão é receptivo com desconhecidos, por isso o ideal é respeitar o espaço do animal.

5. Idade da vítima

temperamento do chow chow

Chow chow e a criança – Foto: Freepik

Idosos e crianças são mais frágeis, o que fazem com que sejam grupo de risco. O ideal é que pessoas desse grupo sejam supervisionadas durante o convívio com um cachorro, principalmente os maiores.

Como são mais frágeis, os idosos e as crianças ficam vulneráveis ao um descontrole do animal. O cachorro também pode acabar machucando durante a brincadeira.

Cuidados após uma mordida

criança e seu cão

Criança e seu cão – Foto: Freepik

Caso alguém sofra uma mordida de um cachorro, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro passo é identificar a gravidade do ferimento. Lesões superficiais ou com pouca profundidade devem ser estancadas até o sangramento ser contido.

Logo após, o ferimento deve ser lavado com água corrente e sabão. Faça um curativo no machucado e procure atendimento médico. Talvez seja necessário ponto, caso a ferida seja mais profunda.

A aplicação de vacinas também não é descartada, por isso leve a caderneta de vacinação do cão e da vítima. Deve-se monitorar o machucado para caso apresente algum sinal de infecção.

Em casos em que a lesão é mais grave, o mais correto a se fazer é estancar o ferimento com um pano limpo e procurar socorro médico o mais rápido possível. Dependendo da mordida, a pessoa pode perder muito sangue e até sofrer fraturas.

Dicas para evitar acidentes com mordidas de cachorro

Acidentes ocorridas por mordidas de cachorro pode acontecer com qualquer pessoa, mas algumas dicas ajudam a evitar essa situação.

Focinheira

Esse acessório é até obrigado por lei em algumas raças.  Ele é necessário quando o animal está em um ambiente com presença de outras pessoas e animais.

O uso da focinheira é uma proteção, já que às vezes o cão pode não responder muito bem à socialização e acabar ficando intimidado.

É importante procurar uma focinheira própria para o formato do focinho do cão e traga conforto e não interfira na respiração do animal.

Não encoste em cão desconhecido

rottweiler é bravo

Rottweiler no rio – Foto: Freepik

Uma situação que pode ocorrer é de alguém se aproximar de um cachorro desconhecido, o que é algo errado, já que nem todo cão vai aceitar essa aproximação de forma amistosa.

Identifique a linguagem corporal do cão

Muitas vezes, previne-se acidentes envolvendo ataques de cães observando a linguagem corporal do animal.

O cachorro é um animal expressivo, que indica como anda seu estado. Nunca tente se aproxima de um cão que está rosnando e com os dentes à mostra, ele claramente está em uma posição de ataque.

 Socialização

O cão precisa ser socializado, de preferência ainda filhote. A socialização ajuda o pet a conviver melhor com outros animais e pessoas.

Além disso, outro benefício é na normalização de situações corriqueiras. Com o cachorro devidamente socializado, ele apresenta um comportamento mais tranquilo, evitando agressividade.

Respeite o espaço do cão

Mesmo quando o cão é o da família, ele precisa ter o espaço respeitado, ou o mesmo pode acabar mordendo um membro da família dependendo da ocasião.

Além disso, não tente tocar no cachorro quando ele está se alimentando, quando estar ferido, ou dormindo. Ele pode acabar reagindo por instinto e acabar machucando.

Outra situação em que é comum ocorrer mordidas é quando a cadela estar com filhotes e se sente ameaçada.

O post Mordida de cachorro: conheça 5 situações de risco apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
17 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos