Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Rottweiler foi criado em laboratório: verdade ou mito?

A história do Rottweiler nos faz viajar na história e remontar tempos em que a informação não estava tão disponível como está hoje em dia. Com acesso a tantos dados, textos e vídeos o tempo inteiro, muitos boatos e curiosidades sobre os assuntos mais diversos acabam aparecendo na linha do tempo das pessoas em absolutamente todas as redes sociais.

Só que, da mesma forma que tudo está tão rapidamente disponível, é preciso tomar o dobro de cuidado para não considerar tudo como verdade absoluta e, claro, sempre pesquisar mais sobre determinados assuntos. É o caso para entendermos um pouco mais sobre a história do Rottweiler e, assim, passear pela vida desse dogão!

Continue lendo para entender tudo.

Entenda a história do Rottweiler – Ele foi criado em laboratório?

história do rottweiler

A história do Rottweiler – Foto: Freepik

É verdade ou é mito que o Rottweiler foi criado em laboratório? É mito! No entanto, é bem difícil precisar com exatidão de onde este dog surgiu. Sabe-se que ele é alemão e, alguns especialistas afirmam, inclusive, que ele é uma raça que provém do Pastor Alemão.  Além disso, há a desconfiança de que ele tenha surgido, também, da raça Mestim ou Boiadeiro da Baviera.

A origem germânica se dá, inclusive, pelo fato de ele se chamar Rottweiler. Há uma cidade na Alemanha que se chama Rottweil, que é a cidade natal do Rottweiler. Esta é uma cidade que tem uma cultura muito grande de açougueiros. E na época, este cachorro era usado para puxar carrinhos de carne e, portanto, seu nome provém deste trabalho – o cachorro açougueiro!

O que é um pouco macabro, pois o cão fica diretamente associado a uma situação de caça e sangue. Se unirmos isto ao rosto bravo do animal, a história faz ainda mais sentido. Só que não há o que temer. O Rottweiler é um cachorro extremamente amoroso, dócil e, quem vê cara, muitas vezes não vê coração.

Além deste trabalho, a história do Rottweiler relata que ele também foi um excelente cão pastoreiro e participou ativamente das duas maiores guerras que o planeta terra já viu. Ajudava a defender os soldados alemães nas trincheiras dos países europeus. Era temido e, quando visto em algum local, era indicativo de que alguma tropa alemã estava por ali.

No entanto, não precisamos associar o Rottweiler a um episódio tão chocante e desumano da nossa história. E, hoje, ele é um excelente companheiro para a vida inteira. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre as principais características dele.

Continue lendo.

Principais características do Rottweiler

história do rottweiler

Rottweiler – Foto: Freepik

A história do Rottweiler relata uma série de fatos em que o animal foi usado para situações bastante complexas e duras. Por isso, também, o cão é visto como um cachorro durão, forte e bravo. Só que estas características, de um ponto de vista de preconceito, não tem nada a ver com o que o cão realmente é.

Quando adestrado e com um lar carinhoso, o Rottweiler pode ser um animal altamente carinhoso, brincalhão e companheiro. Ele não vai latir para qualquer coisa, consegue obedecer facilmente a comandos aprendidos e vai querer estar sempre ao seu lado. Inclusive, é um cachorro bastante territorialista, o que faz dele um excelente cão de guarda!

Em uma lista, veja as principais características deste dogão:

  • Um cão extremamente carinhoso e amoroso quando bem adestrado;
  • Ele é sociável e territorialista ao mesmo tempo;
  • Excelente cão de guarda devido a sua inteligência discrição;
  • O Rottweiler não gosta muito de outros cães, caso ele não seja apresentado ainda filhote;

Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada um destes itens a partir de agora e, assim, conhecer melhor o Rottweiler. Quem sabe, é o seu ponto de partida para adotar um cão da raça ou, ainda, entender melhor o seu dog, caso você já tenha um!

História do rottweiler – Um cão extremamente carinhoso e amoroso quando bem adestrado

Antes de mais nada, precisamos ter em mente que o Rottweiler é um cão extremamente carinhoso e amoroso. Dificilmente ele vai se tornar um cão com agressividade canina ou com outras características marcantes do ponto de vista negativo, caso você cuide bem dele. Então, aquele rosto grandão, imponente e cheio de bravura é, na verdade, apenas a aparência do dog.

Por isso, é muito importante que você reconheça a importância de adestrar o cachorro e, assim, ter uma vida muito mais serena, tranquila e equilibrada com o dog. Caso contrário, ele pode ser bastante teimoso e, assim, desempenhar condições desagradáveis. Seja líder do seu cão e ofereça a ele o que ele realmente precisa, que é carinho, adestramento e saúde.

História do rottweiler – Ele é sociável e territorialista ao mesmo tempo

tutora e seu cão

Tutora e seu Rottweiler – Foto: Freepik

O Rottweiler é muito sociável. Ou seja, ele não tem problema com outras pessoas como convidados ou visitas na sua casa. Inclusive, ele não vai fazer muita força para latir para pessoas estranhas. Só que isto somente será possível, caso o cão seja adestrado e entenda que, quando você está por perto, não há motivos para defender o território.

Por que? Porque o Rottweiler é um cão muito territorialista. Na sua história, reparamos que ele foi usado para defender soldados em duas guerras. Logo, instintivamente ele é treinado para defender territórios.

E como o instinto é carregado por anos e anos no DNA dos cachorros, este comportamento vai se fazer presente ainda hoje. Portanto, você precisa trabalhar para corrigi-lo e oferecer uma melhor qualidade de vida para o cão.

Quando o animal está querendo defender um território, ele está estressado e ansioso. Afinal, eles não gostam de ficar tomando decisões a todo momento. Quanto mais tranquilo o ambiente for, melhor para a saúde mental dos dogs. Eles precisam entender que está tudo bem e que não há com o que se preocupar e defender.

História do rottweiler – Excelente cão de guarda devido a sua inteligência discrição

Se você busca um cão de guarda para proteger a sua casa ou terreno, o Rottweiler é uma opção incrível. Por mais que ele tenha um rosto grandão e amedrontador, não é por isso que ele se torna um excelente cão de guarda. Não são só as características físicas que fazem dele um bom protetor.

O Rottweiler é inteligentíssimo. Está entre os cães mais inteligentes do mundo, pois conseguem dosar a energia e agir de maneira silenciosa e cautelosa. Ou seja, ele vai proteger o território e vigiá-lo, e não sair latindo para qualquer mosca ou pássaro que passe pelo quintal. Este tipo de atitude e tomada de decisão é típico de cães de guarda: eles guardam energia para o que realmente importa.

O Rottweiler não gosta muito de outros cães, caso ele não seja apresentado ainda filhote

Rottweiler com outros cães

Rottweiler com outros cães – Foto: Freepik

E por fim, se você já tem outro cachorro em casa e está pensando em adotar um Rottweiler, saiba que isto pode não ser uma boa ideia. O cão alemão não gosta muito de outros cachorros, pois ele gosta de se sentir especial e único. Porém, isto só é válido em situações que o cão já está há muito tempo com você.

Para quem vai adotar um Rottweiler filhote, saiba que é sim possível acostumá-lo com outros cães. Inclusive, é recomendado que você faça isso. Afinal, o cão não pode se sentir o dono do mundo. Ele precisa perceber que existe um ambiente canino ao redor dele. É muito saudável!

Gostou de conhecer a história do Rottweiler? Então, compartilhe este artigo com mais uma pessoa!

O post Rottweiler foi criado em laboratório: verdade ou mito? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
14 de Abril de 2021

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos