Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Unha de cachorro inflamada – Por que acontece e o que fazer?

A unha de cachorro inflamada é um problema grave e que precisa da atenção imediata do tutor. Caso contrário, o problema, que muitas vezes é escondido, pode facilmente evoluir para um quadro mais grave e a saúde do seu dog pode facilmente se deteriorar em questão de dias.

Quer entender mais sobre unha de cachorro inflamada? Então, continue a leitura deste artigo. A partir de agora, vamos explorar alguns pontos a respeito desse problema que pode fazer tão mal ao nosso melhor amigo.

Vamos lá!

Unha de cachorro inflamada

As almofadinhas do cachorro – Foto: Freepik

Unha de cachorro inflamada – Por que acontece?

A unha de cachorro inflamada é um problema mais comum do que a gente imagina. Muitas vezes, inclusive, a gente sequer percebe que o cãozinho está com o problema, pois essa pode ser uma situação escondida e sem muitos “alardes”.

No entanto, em outras vezes, pode se transformar em um problema grave e bem prejudicial para a saúde do seu cãozinho de maneira geral.

Uma simples unha inflamada pode estar relacionada a uma simples batida durante uma brincadeira no quintal, ou pode estar relacionada a algo mais sério no organismo ou pele do cachorro. A unha de cachorro inflamada tem relação com traumas (batidas), fungos, bactérias e vírus em geral.

E justamente por isso, é fundamental que o tutor preste atenção nos sintomas e leve o cãozinho o mais cedo possível até um veterinário.

E aqui, vai a nossa melhor dica deste artigo: sempre busque por diagnósticos precisos e profissionais. Não fique na base do “achismo” para identificar um potencial problema na unha do seu dog, ok?

Para entendermos melhor “da onde vem” o problema de unha inflamada no cachorro, veja algumas situações bastante comuns e que podem provocar o problema:

  • Traumas (batidas).
  • Doenças de pele.
  • Doenças sistêmicas em geral.
  • Alergias.
  • Infecções bacterianas.

Continue lendo. A partir de agora, vamos entrar em detalhes e entender um pouco mais sobre cada um desses tópicos acima. Saiba mais sobre a unha inflamada de cachorro.

Unha de cachorro inflamada – Traumas (batidas)

Uma das situações mais comuns e que pode facilmente proporcionar a unha do cachorro inflamada, é o trauma. Ou seja, alguma batida ou machucado que o cão tenha sofrido durante uma brincadeira, passeio ou exercício físico.

Essa situação é muito mais comum do que a gente imagina. Acontece que, muitas vezes, sequer notamos que o cão está com esse problema e tudo acaba sarando sem percebermos.

No entanto, em outras situações, pode ser que haja a presença de comportamentos clássicos de um cão que está com dor: ele manca, chora e até fica imóvel por alguns dias. Nesse caso, claro, é muito mais fácil identificar um potencial problema, pois estamos vendo o cão agir de forma diferente.

Uma simples inflamação na patinha, nas almofadinhas ou até mesmo uma unha encravada, podem fazer o cão mancar bastante.

Afinal, ele sente dor ao colocar a pata no chão. Por isso, observe esses sinais e busque um veterinário o quanto antes. Muitas vezes o problema pode se agravar rapidamente, caso não haja um tratamento adequado.

Unha de cachorro inflamada

Cão dando a patinha – Foto: Freepik

Unha de cachorro inflamada – Doenças de pele

Outro fator que faz com que o cachorro tenha unha inflamada, são as doenças de pele. Essas, por sua vez, agem de maneira silenciosa no início, mas depois, logo são visíveis. Por isso, é muito importante que o tutor entenda essa possibilidade para buscar tratamento logo que algum problema surgir.

Por mais que as doenças de pele estejam relacionadas muito mais ao corpinho, ainda assim, elas podem chegar até as patinhas. Afinal, há pele por lá também, não é mesmo? As dermatites, por exemplo, podem surgir em locais com proliferação de fungos. E as patas, são ótimos lugares pra isso.

Fique atento!

Doenças sistêmicas em geral

As doenças sistêmicas também são capazes de levar o seu cão a ter unhas inflamadas de maneira bastante agressiva. Uma dessas doenças, por exemplo, é a leishmaniose. Esse é um problema que afeta os cães de muitas formas, e os reflexos geralmente são percebidos através de algumas reações do corpo. Inclusive, a inflamação de alguns lugares, como as unhas.

Unha de cachorro inflamada – Alergias

Se você tem um cãozinho em casa, precisa ficar atento para problemas relacionados a alergias. Cada raça é única e cada cão também é único.

E isso faz com que os cães possam ter vários tipos de alergias diferentes, mesmo que seja algo remoto. Portanto, observar os potenciais quadros alérgicos vai fazer você cuidar muito bem do seu cãozinho para que ele não sofra com isso.

Picadas de insetos, contato com algum tipo de solo ou contato com algum tipo de fungo, pode trazer vários problemas para o cãozinho. E nas patinhas, o problema pode ficar “escondido” até que o tutor realmente perceba. A dica é fazer uma observação ativa para que você não perceba um potencial problema de inflamação só quando o quadro já está grave.

cão dando a patinha

Cão dando a patinha – Foto: Freepik

Infecções bacterianas

E ainda, outro fator que pode levar o cão a ter uma inflamação nas unhas, é a infecção bacteriana. Nesse caso, vários tipos de infecções podem acontecer. Afinal, o cão está sempre em contato com solos diferentes e outros cães. Se houver algum machucado nas patinhas que façam as bactérias entrarem em contato com a corrente sanguínea, o cão poderá desenvolver alguns problemas.

Porém, não precisa se apavorar: cães precisam caminhar e entrar em contato com outro cães e terrenos. Isso faz bem, pois estimula o olfato e eles se sentem “cachorros” de verdade. Criar um cachorro longe de situações assim, pode trazer muitos problemas de relacionamento e comportamento para o cãozinho.

Lembre-se disso.

O que fazer para cuidar da unha de cachorro inflamada

Até aqui, já entendemos algumas situações bastante plausíveis de causar inflamação na unha do cachorro. Porém, o que fazer para cuidar essa unha quando ela já estiver lesionada?

Bom, existem muitas formas de fazer isso. E nenhuma delas é mais importante do que a consulta com um veterinário de sua confiança para que ele elabore um tratamento adequado e com os medicamentos certos.

Além disso, há muito o que você pode fazer para cuidar do seu doguinho que está com a unha inflamada. Uma das principais coisas que você pode fazer, é prevenir as situações que podem deixar o dog desconfortável.

Ou seja, não tente mexer, apalpar, encostar ou fazer o cão andar por ambientes desconfortáveis. Tudo que você puder fazer para evitar situações de desconforto, faça. Porém, é preciso tomar cuidado para que o cão não sofra com os procedimentos.

Muitas vezes, o simples fato de encostar na unha do cachorro, já é o suficiente para deixá-lo bem irritado e com dor.

cão mostrando a patinha

Cão mostrando a patinha – Foto: Freepik

Remédios para unha de cachorro inflamada

Além de cuidar do seu cãozinho e evitar de encostar na patinha dolorida, é muito importante considerar uma medicação para tratar o problema. E aqui, é fundamental considerar somente medicações indicadas por veterinários. Nada mais e nada menos do que isso.

Não tente fazer remédios caseiros ou tratamentos alternativos. As intervenções sem conhecimento científico podem facilmente evoluir o quadro para algo pior, como alguma infecção generalizada ou uma ferida ainda maior na patinha do seu dog.

Geralmente, em poucos dias, a inflamação na unha do cachorro vai desaparecer, caso o tutor siga o tratamento que o veterinário indicar. Afinal, muitas vezes se trata de um fungo que está sobrevivendo ali e que, com os medicamentos certos, será eliminado em pouco tempo.

Como cuidar para que a unha do seu cão não inflame

A unha de cachorro inflamada é um problema que surge de uma situação de descontrole. No entanto, pode ser também que o problema surja de uma simples brincadeira dentro de casa, por causa de uma batida ou tropeço do animal.

Ou seja: muitos são os fatores que podem deixar o seu cãozinho desconfortável por conta de uma inflamação na unha.

E o que você precisa fazer com relação a isso? Bom, na prática, você precisa prevenir a situação. Afinal, não há nada melhor do que prevenir um problema, ao ter que remediá-lo, certo?

É o que vamos entender, em uma lista com algumas situações que você pode considerar para ajudar a evitar esse problema:

  • O corte da unha.
  • Ambiente limpo e adequado.
  • Observação constante.
  • Consultas ao veterinário.

Continue lendo. Abaixo, vamos entender mais sobre cada um desses itens da lista acima.

patinha do cachorro

Pata de cachorro – Foto: Freepik

O corte da unha

Muitos tutores podem não perceber isso, mas o corte da unha do cachorro é um ponto fundamental a ser observado na hora de prevenir a inflamação da patinha em geral.

Afinal, muitas vezes é a partir do corte da unha que o cachorro pode sentir dores e desconfortos poucos dias depois. Uma unha cortada de maneira equivocada, muito curta, muito pontuda, com lascas e outras deformidades, pode facilmente trazer dores e desconfortos ao animal.

Em poucos dias, isso pode inflamar e virar um verdadeiro problema para a qualidade de vida do seu melhor amigo. Pode não parecer, mas um corte errado na unha do animal, pode deixá-lo imóvel ou mancando por vários dias. O que é péssimo para ele.

Veja este artigo: Como cortar as unhas do cachorro em casa.

Ambiente limpo e adequado

Outro fator que você deve considerar na hora de prevenir esse problema de unha de cachorro inflamada, é o ambiente limpo e adequado. Quanto mais limpo você deixar o ambiente do seu melhor amigo, melhor para ele.

Ou seja, limpo o quintal, tire os lixos do alcance do pet, dê banhos regulares no cãozinho e por aí vai. Quanto mais você observar essas situações, menos chances de o animal pegar qualquer tipo de fungo ou contrair qualquer tipo de bactéria.

Porém, cuidado: isso não quer dizer que você deve deixar o seu cão viver somente dentro de casa. Pelo contrário. Ele precisa de “ser um cachorro”. Ou seja, ele precisa ir ao parque, se sujar, interagir com outros cães, etc. Porém, de maneira controlada.

Vacinas, vermífugos, alimentação saudável e prática de exercícios, ajudarão o cão a ter uma ótima qualidade de vida.

Observação constante

Essa é uma situação fácil, mas que pode ser facilmente negligenciada: a observação constante por parte do tutor. Sim, quanto mais você observar o seu cão e entender os comportamentos rotineiros dele, melhor para identificar um potencial problema ou algo que está parecendo diferente.

Afinal, uma inflamação na unha, muitas vezes, pode sequer ser visível de longe. Por isso, se você tiver uma boa observação, poderá identificar um problema bem cedo e fazer um tratamento adequado a tempo.

Consultas ao veterinário

E por fim, não esqueça da principal dica desse artigo: consultas ao veterinário. É isso que vai ajudar o seu cão de maneira efetiva. Afinal, só um diagnóstico preciso de um profissional, poderá indicar qual é o melhor tratamento e cuidados com a unha inflamada de um cachorro.

Cuide sempre bem do seu melhor amigo!

O post Unha de cachorro inflamada – Por que acontece e o que fazer? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
23 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos