Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Veneno em casa para o cachorro: Proteja seu cachorro

O lar do pet deve ser um dos lugares mais seguros. Na nossa casa temos várias coisas aparentemente inofensivas, mas que muitas vezes é um veneno em casa para o cachorro.

Dependendo do grau de toxidade, um cachorro pode acabar envenenado ao consumir algo que é um verdadeiro veneno para os cães.

Para se ter ideia, o chocolate pode levar o seu pet a óbito. Para evitar esse tipo de acidente, selecionamos 10 venenos fáceis de encontrar em casa e que devem ser mantidos longe do animal.

1. Produtos desinfetantes

produtos de limpeza

Produtos de limpeza. Fonte: Freepik

Esses produtos entraram mais ainda em evidência devido ao atual cenário em que vivemos. Com a pandemia causada pelo Covid-19, produtos como água sanitária, álcool, desinfetante e detergente estão mais presentes nos lares e na rotina de limpeza.

O problema é que esses produtos são altamente perigosos para os cães. Neles estão presentes substancias como amônia e o cloro, tóxicos para os pets.

Só o contato com esse tipo de produto é o suficiente para causar feridas e alergias. Já ao ingerir, o animal pode sofrer um envenenamento e até chegar a óbito.

Esses produtos precisam estar sempre guardados em locais em que o cachorro não tenha acesso. Ao utilizar na casa, sempre mantenha o cão afastado sem contato com o lugar limpo, até que o local esteja seco.

2. Chocolate é um veneno em casa para o cachorro

Chocolate

Chocolate – Foto: Freepik

Seu cão pode até fazer cara de pidão, mas em nenhuma hipótese dê chocolate para ele. Mesmo parecendo inofensivo, chocolate pode ser fatal para seu amigo de quatro patas.

É nesse amado doce que é encontrado uma substância chamada teobromina, toxico para o cão. Quanto mais amargo é o chocolate, mais teobromina tem em sua composição. Outro problema do chocolate é que ele tem outro ingrediente toxico, a cafeína.

A ingestão de chocolate pode causar alguns sintomas como diarreia, vômitos e hipertermia, em alguns casos, intoxicação por chocolate pode até levar o cachorro à morte.

3. Planta “comigo-ninguém-pode”

A planta não leva esse nome só como mito, ela é realmente perigosa, principalmente para o seu cãozinho. A comigo-ninguém-pode é uma planta muito popular nos lares brasileiros, mas as casas que possuem cães devem ter um maior cuidado para que o animal não tenha contato com a planta.

Por possuir uma abundante quantidade de oxalato de cálcio, ao consumir a folha da comigo-ninguém-pode, o cão pode apresentar edemas, asfixia e até morrer.

4. Sementes de frutas

semente de maçã

Semente de maçã. Fonte: Freepik

Outro perigo para os cães são as sementes de algumas frutas como maçã, pêssego, nectarina e caqui são toxicas para o animal.

Além disso, a maçã é um exemplo, suas sementes possuem cianeto, substancia venenosa para o cão. As sementes também podem causar indigestão no cão e até obstrução intestinal.

Sempre que for servir alguma fruta para o cachorro, o preferível é que as sementes sejam removidas, outro cuidado é com  a fruta escolhida, já que nem todas são liberadas para o consumo do animal.

5. Paracetamol é um veneno em casa para o cachorro

Entre os medicamentos proibidos para cachorros, o paracetamol é um deles. Esse anti-inflamatório é um dos mais populares, presente e muitos lares.

A ingestão desse medicamento por um cão é altamente perigosa, já que o paracetamol pode causar lesões no fígado do animal e em alguns casos é fatal.

6. Massa crua de pão é um veneno em casa para o cachorro

Parece se inofensivo, mas a massa crua de pão ao ser ingerida pelo cachorro, continua em processo de fermentação. Ele continua crescendo e liberando álcool no organismo do cachorro.

Assim, em alguns casos, o cão pode acabar sofrendo de intoxicação alcoólica e até entrando em estado de como.

7. Hortência

veneno em casa para o cachorro

Hydrangea. Fonte: Freepik

Outra planta que deve ficar longe do cachorro. A Hortência possui glicosídeo cianogénico, uma substância toxica. Além disso, ao ingerir as flores, o animal pode apresentar sintomas como vômitos, perda de apetite problemas respiratórios e diarreia.

8. Ibuprofeno é um veneno em casa para o cachorro

Mais um medicamento em que o cão nunca deve ter contato. O ibuprofeno também é um anti-inflamatório e bem comum nos lares. Mas o problema é que um comprimido é o suficiente para matar um cachorro.

Em hipótese alguma automedique o seu pet, sempre procure assistência médica, pois assim como o ibuprofeno, outros medicamentos de humanos podem ser fatais aos cães.

9. Enxaguante bucal

veneno em casa para o cachorro

Mouthwash. Fonte: Freepik

É comum a presença do ácido bórico na composição do enxaguante bucal. Esse ácido pode causar envenenamento no pet.

Entre os sintomas de uma intoxicação causada pelo enxaguante bucal estão sintomas como excesso de baba, vômito e convulsões.

10. Uvas

Aqui também se enquadra a versão seca. Essa frutinha tem grande poder de causar insuficiência renal. Sendo assim, o consumo de pequenas quantidades é suficiente para causar intoxicação do animal.

Outros sintomas que o cão pode apresentar diarreia, vômitos e dor abdominal.

Prevenção é o melhor remédio

veneno em casa para o cachorro

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Caso o animal tenha contato com algum desses alimentos ou produtos, o mais ideal é que ele seja encaminhado para o médico-veterinário, que saberá como prosseguir com o caso.

Mas o melhor que os tutores podem fazer é tentar evitar quadros de envenenamentos acidentais ao seguir essas simples dicas.

  • Nunca dê para o seu cão, alimentos que você não tem conhecimento se é liberado para o consumo do cãozinho. Nem todo alimento dos humanos pode ser oferecido ao pet. Assim, o melhor é sempre pedir orientação sobre quais alimentos são liberados para o cachorro.
  • Sempre que for fazer limpeza na casa, deixe o seu cão em local sem acesso ao lugar que está sendo limpo. Assim, prefira usar na faxina produtos neutros, são mais indicados para evitar alergias no animal.
  • Mantenha produtos e medicamentos longe do acesso do animal. Mas prefira guardá-los em lugares altos. E além disso, nunca medique o animal sem orientação médica.
  • Pesquise sobre as plantas que estão em seu jardim, lembre-se, algumas podem ser venenosas para o seu pet.

Algo importante para os tutores é saber que existem casos isolados e que nem todo cão sofrear um envenenamento ao ingerir algo toxico para ele.

Mas tudo depende do organismo e da quantidade ingerida. Mesmo que seu cão já tenha consumido algum desses itens listados e não tenha apresentado intoxicação, é importante saber que ele não está imune e o melhor é não o deixar ingerir novamente. Pequenos cuidados podem ser fundamentais para a saúde do seu cãozinho.

O post Veneno em casa para o cachorro: Proteja seu cachorro apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
16 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos