Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

7 raças de cachorros estranhos

Existem diversos cachorros estranhos no mundo, com raças bem diferentes em sua aparência e também personalidade. Algumas raças de cães são bem raras e encontradas em regiões específicas. Por isso, parecem estranhas em comparação às raças conhecidas.

Quando falamos de cães, lembramos das raças mais conhecidas para criar em casa. No entanto, muitos tutores preferem raças de cães mais exóticos e diferentes de todos que se conhece popularmente.

Portanto, falar de raças de cachorros estranhos é citar as mais diferentes que existem, com variações em sua pelagem, tamanho e também personalidade.

Neste artigo, o Portal do Dog vai listar algumas delas. Acompanhe!

7 raças de cachorros estranhos

Uma estimativa apresenta que existem mais de 54 milhões de cães no mundo, sendo o Brasil o terceiro lugar na lista de países com mais doguinhos. 

Apesar de ter um grande grupo de cães SRD (sem raça definida), segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI) estão registrados 350 raças. Incluindo algumas raças de cachorros estranhos. Assim sendo, abaixo selecionamos uma lista com 7 delas. Confira!

1- Raça Pastor Bergamasco

Cachorros estranhos

Raça Pastor Bergamasco – Foto: Freepik

Os cães da raça Pastor Bergamasco pertencem ao grupo 1 na American Kennel Club (AKC). Eles são reconhecidos por causa de sua pelagem volumosa e escorrida, semelhante às tranças no cabelo ou dreadlock.

Por causa da sua pelagem grossa, esse dogão era bem resistente ao ataque de lobos. Assim sendo, as mordidas dos animais nem encostavam em seu corpo.

Suas condições físicas têm referência aos cães de pastoreio. Ou seja, o Pastor Bergamasco é bem inteligente, tem um porte físico forte e um corpo bem musculoso preparado para guiar e cuidar de rebanhos.

Sua personalidade é fofa, divertida e sociável. Ou seja, é perfeita para casas com crianças. Seu instinto protetor e obediente agrada bastante os seus tutores.

  • Origem: Bergamo na Itália.
  • Expectativa de vida: 15 anos.
  • Principais características da raça: possui bastante energia, gosta de fazer exercícios, inteligente, calmo, se adapta ao clima frio e gosta bastante de crianças. 

Uma curiosidade sobre essa raça é que por causa da sua inteligência, esses doguinhos ajudaram os trabalhos da polícia. Também auxiliam no resgate de pessoas e são cães farejadores.

2- Komondor

Um dos cães considerados mais exóticos do mundo é o Komondor. Uma raça com alto grau de proteção e inteligência. Assim como o Pastor Bergamasco, esse dogão também possui uma pelagem mais longa e grossa.

A origem do nome Komondor significa “pertence aos cumans” referente ao povo que invadiu a Hungria no século XVII. 

Atualmente essa raça de cão estranha tem a principal função de cuidar de rebanhos de gado. Ele guia ovelhas e protege a sua casa de invasores. Inclusive de outros animais.

Assim sendo, a personalidade dessa raça compreende características amigáveis com outros cachorros. Gosta de crianças, é apegado ao tutor e é bastante territorialista. A raça não gosta muito de brincadeiras, mas precisa ser adestrada em um ambiente descontraído.

Uma curiosidade sobre o cão da raça Komondor é que ele não necessita que seu pêlo seja penteado. Ou seja, as tiras macias nos pelos se formam naturalmente.

  • Origem: Hungria.
  • Expectativa de vida: 12 anos.
  • Principais características da raça: energia, obediência, inteligência e lealdade são as características que mais descrevem a raça Komondor.

Raças de cachorros estranhos – 3- Puli

puli

Puli – Foto: Freepik

O Puli é uma das raças mais inteligentes do mundo. Com seu pelo exótico, chama bastante atenção e costuma ser considerado um cachorro fofo.

Assim como o cão da raça Komondor e o Pastor Bergamasco, sua pelagem parece um dreadlock. No entanto, são traçados naturalmente e precisam de escovação para desembaraçar os fios.

Com seu porte físico médio, o Puli é um cão leve e bem ágil, sendo considerado um verdadeiro “acrobata do mundo dos cachorros”.

Portanto, se você deseja criar um Puli em casa terá que investir em uma rotina de brincadeiras, exercícios físicos e longos passeios. Saiba que essa raça se destaca pela sua inteligência, exigindo uma rotina de treinamentos.

Esse cão estranho não se adapta muito bem com outros cachorros Pulis. Mas com os cães de outras raças, ele precisa ser ensinado desde pequeno a conviver no mesmo ambiente.

Uma curiosidade sobre essa raça diferente é que ela possui diferentes cores de pelos, como: preto, avermelhado, branco, cinza e manchas em ferrugem e acinzentado.

  • Origem: Hungria (Planícies húngaras).
  • Expectativa de vida: 15 anos.
  • Principais características da raça: cão de vigilância, ótima guarda, capacidade de aprendizagem excelente, adora crianças, apegado com a família e pode ser criado em apartamento.

Assim sendo, se você escolher criar um cão da raça Puli dentro do apartamento, invista em passeios e brincadeiras diárias para gastar as energias do dogão.

4- Bedlington Terrier

Bedlington Terrier

Bedlington Terrier – Foto: Freepik

Semelhantes a uma ovelha, os cachorros da raça Bedlington Terrier gostam de chamar a atenção. Ou seja, são bem carinhosos e são companheiros leais da sua família.

Sua origem não plenamente conhecida. Mas algumas histórias trazem que a raça Bedlington vivia com os ciganos. Hoje eles continuam sendo bons companheiros e adoram participar de todas as atividades junto à sua família.

Uma curiosidade sobre a pelagem do Bedlington é que ela muda de cor. Quando filhote, pode apresentar uma coloração marrom ou preto. Quando adulto, varia entre tons castanhos, azuis e areia. 

Além disso, a estrutura dos pelos também muda, podendo ser mais macia no corpo, áspero na região das patas e cabeça. 

Com um corpo atlético e flexível, o Bedlington Terrier é um ótimo corredor. Ou seja, é bastante ativo e adora uma bagunça.

Uma curiosidade sobre o nome dessa raça é que, quando descoberta no século XIX, tinha o nome de Rothbury Terrier por causa de um Lord que vivia na cidade de Bedlington. Assim sendo, depois passou a ter o nome da cidade, cujo seu tutor era morador.

  • Origem: Raça Inglesa (Região norte).
  • Expectativa de vida: 16 anos.
  • Principais características da raça: carinhoso, amigável com os gatos, ótimo cão de guarda e fácil de treinar.

Saiba que o Bedlington Terrier é uma das raças de porte médio de cachorros para apartamento. Para isso, basta criar uma rotina com atividades divertidas.

Raças de cachorros estranhos – 5- Afghan Hound

afghan hound

Afghan Hound – Foto: Freepik

Um outro exemplo de raça de cão estranha é o Afghan Hound. Um doguinho de grande porte e com uma pelagem bem charmosa. Esse cãozinho é reconhecido por seus pelos macios e sedosos. Parece que possuem franjas.

Seu perfil é de um cachorro independente, defensor do seu território e bem corajoso. Sua origem afegã tem facilidades de correr por regiões montanhosas e terrenos acidentados em busca de sua presa.

Por causa do seu instinto caçador, o Afghan Hound é um ótimo companheiro de caminhadas. Porém, não atende muito aos comandos. Essa raça é difícil de treinar e não costuma ser obediente. 

Com um alto grau de energia, esse dog precisa de um tutor calmo, com pulso firme para treiná-lo e com tempo para realização de exercícios ao ar livre. Inclusive sem a guia.

Saiba que, quando tratado com grosseria, o Afghan Hound não responde muito bem. Inclusive, sua sensibilidade é emocional e física. Ele tem baixa tolerância à dor e os machucados incomodam bastante.

  • Origem: Afeganistão.
  • Expectativa de vida: 12 anos.
  • Principais características da raça: tem bastante energia, faz amizade com crianças e outros animais, como o gato.

6- Cão Pelado Mexicano (Xoloitzcuintle)

Cachorros estranhos

Cão Pelado Mexicano – Foto: Freepik

Um dos cães diferentes mais raros da nossa lista é o Pelado Mexicano ou Xoloitzcuintle. Um cachorro sem pelos e com uma inteligência perceptível. 

Esse cão é uma das raças mais antigas. Tem um temperamento amoroso e muito apegado aos seus tutores/família. 

Sua função era aquecer as camas e alimentos. Mas também eram oferecidos como sacrifício aos deuses. Seu nome Xoloitzcuintli se refere ao significado de “cão do Deus Xolotl” de origem asteca, da tribo Nahuatl.

O cão Xoloitzcuintle pode ser encontrado em diferentes portes físicos: miniatura, standard e intermediário. 

Apesar de sua aparência exótica, muitas pessoas amam o Pelado Mexicano por sua personalidade amigável. É bastante obediente e tem uma inteligência para receber comandos dos seus tutores.

  • Origem: México (Período PréColombiano).
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
  • Principais características da raça: cão enérgico, amigo de crianças grandes, convive bem com outros animais e apegado a sua família.

Raças de cachorros estranhos – 7- Azawakh

Cachorros estranhos

Azawakh – Foto: Freepik

O Azawakh pertence ao 10º grupo da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). São denominados como Galgos e Lebreiros. Esse é um cachorro conhecido por sua velocidade, onde em seu DNA já indica essa habilidade.

Sua história percorre períodos em que o Azawakh corria atrás de gazelas e outros animais do mesmo perfil. Como bom caçador, esse doguinho ficava em cima de cavalos e só descia quando visualizava a sua presa.

Sua personalidade independente não compromete sua relação com seus tutores, pois costuma ser bem afetuoso e adora agradar sua família. Seu grande porte e de patas compridas garantem sua habilidade veloz. Necessita de exercícios diários.

O Azawakh é um cachorro que não é para tutores iniciantes. É pouco amigável com crianças e estranhos. Mas com disciplina e gentileza pode atender bem aos treinamentos. Inclusive, se forem adaptados desde filhotes.

Duas curiosidades sobre o Azawakh se referem ao nome, que pode ser conhecido por duas outras versões de nomes para a raça: o Galgo Tuaregue e Galgo Sul-Saariano. Outro fato é que até hoje ele é usado para caça, principalmente de pássaros em regiões africanas.

  • Origem: África.
  • Expectativa de vida: 15 anos.
  • Principais características da raça: necessidades de exercícios, cão de caça, bom corredor, tolera ficar sozinho e é considerado fácil de cuidar.

Você conhece algumas dessas raças de cachorros estranhos da lista? Se conhece, comenta aqui embaixo qual a sua relação e convivência com elas. 

Se ainda não conhecia nenhuma e está pensando em adotar uma dessas raças de cachorros estranhos, comente qual você mais gostou. Afinal de contas, são tantas as raças, que escolher a mais fofa é difícil!

Lembre-se de cuidar bem do seu doguinho, independente da raça que você escolher, ok?

O post 7 raças de cachorros estranhos apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
15 de Janeiro de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti