Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro está triste e quieto: Veja as possíveis causas e como ajudá-lo

Seu cachorro está triste e quieto? Veja aqui as possíveis causas para esse comportamento e também descubra as formas de ajudá-lo.

Os cães, em sua grande maioria, possuem um comportamento alegre e divertido. Por isso, é de se notar e se preocupar quando o cachorro está muito quieto.

Contudo, problemas como depressão canina, chegada de um novo membro na família ou até mesmo “carência” podem estar relacionados às causas quando o cachorro está triste e quieto.

Por isso, continue lendo este artigo do Portal do Dog e saiba mais.

Cachorro está triste e quieto

Cão com olhar profundo – Foto: Freepik

Cachorro está triste e quieto – Descubra as causas

Quando o cachorro está triste e quieto, isso pode ser um sinal de alerta, principalmente, se o temperamento do seu amigo é alegre e extrovertido.

A seguir, separamos uma lista de possíveis causas para o cachorro quieto e triste, acompanhe e tire todas as suas dúvidas.

Ansiedade por separação

Uma das causas do cachorro estar triste e quieto é a ansiedade por separação, um sofrimento que acomete muitos cãezinhos de variadas idades e temperamentos.

Sua principal causa é a dependência do tutor, tendo dificuldades de ficar sozinho por curtos ou longos períodos.

Além de ficar quieto e triste, o cachorro com ansiedade de separação também apresentar outros sintomas, como estresse e perda de apetite enquanto o tutor não chegar em casa.

Cachorro com febre

O cachorro com febre também fica mais quieto e triste, sendo este um dos principais indicativos que o cachorro não está bem.

Como não podem falar, os sinais do corpo e comportamento são os indicadores acerca de doenças e possíveis problemas de saúde nos cães.

A melhor maneira de tirar essas dúvidas, é medir a temperatura do cãozinho com um termômetro próprio para cachorro.

Verminose em cães

A verminose em cães apresenta bastantes sintomas, como por exemplo, sangue nas fezes, diminuição de apetite, vômitos, esfregar o bumbum no chão e a apatia.

Os sinais como apatia e fraqueza podem indicar a presença de vermes nos cães. Por isso, eles podem estar mais quietos e tristes.

Como existem vários tipos de parasitas, o ideal é procurar ajuda médica com o veterinário e seguir o tratamento indicado para o pet.

Cachorro está triste e quieto

Cão fofo deitado no chão – Foto: Freepik

Mudanças na dinâmica familiar

As mudanças na dinâmica familiar interferem no humor canino, por isso, o cachorro apresenta sintomas de tristeza e apatia.

Quando chega um novo integrante na família, como um bebê, os cães podem ficar ciumentos e necessitar de uma atenção a mais.

Já a perda de um familiar atinge também o cãozinho, podendo desenvolver um sentimento de saudades, deixando-o mais abatido e triste.

Repressão do tutor

Os cães são espertos, por isso, quando são repreendidos pelo tutor depois de uma travessura, podem sentir tristeza e ficarem mais retraídos.

Apesar de não sentir arrependimento ou culpa, os cães tendem a entender quando fizeram algo de errado, tendo assim um comportamento mais afastado do tutor.

Mudança de casa

A mudança de casa deixa o cachorro triste e quieto em alguns casos, isso porque o cãozinho estava acostumado com seu antigo lar.

Para se acostumar com o novo ambiente pode levar tempo, por isso, é importante manter a calma e observar os comportamentos do cachorro.

Quando uma família se muda para outro ambiente ou o cãozinho fica com um dos tutores na separação, por exemplo, podem apresentar comportamentos de tristeza e apatia.

Cachorro está triste e quieto – Depressão canina

Outro sinal que o cachorro está triste e quieto é o de depressão canina, uma doença mental que afeta bastante os cães e outros pets.

Um dos principais sintomas da depressão em cachorro é a tristeza e apatia do pet, deixando de fazer as coisas que gosta como brincar e passear.

Em alguns casos, a mudança de hábitos e intervenção medicamentosa tendem a funcionar. No entanto, a depressão canina é difícil de diagnosticar.

cão triste

Cachorro está triste – Foto: Freepik

O que fazer quando o cachorro está triste e quieto?

Após conhecer todas essas causas acerca do cachorro estar triste e quieto, veja a seguir alguns exemplos de intervenções para ajudar o seu doguinho.

Observe os comportamentos do cachorro

O primeiro passo para entender o porquê do cachorro estar triste e quieto é observando os seus comportamentos.

Observe se a tristeza permanece por mais dias ou se ocorre em determinados momentos. Como por exemplo, antes de você sair para trabalhar.

Existem alguns casos em que a mudança de hábitos é extremamente importante, principalmente nos casos de ansiedade de separação.

Ao invés de fazer festa quando chega em casa, torne a saída mais positiva, usando petiscos e atenção para se preparar para a despedida.

Cachorro está triste e quieto – Certifique-se para oferecer uma boa alimentação

Outra dica de cuidado com seu cãozinho é sempre oferecer uma boa alimentação, com comida de qualidade e ração para o porte do cão.

Além disso, a ração para cães precisa ser rica em nutrientes e indicada para o tipo de cachorro.

Em alguns casos, a tristeza pode estar relacionada a falta de nutrientes e vitaminas na dieta diária do cachorro.

Se precisar, consulte um veterinário para receitar o tipo de ração ideal para o seu cãozinho, avaliando as necessidades do animal.

cão triste

O cão está deitado triste – Foto: Freepik

Estimule o cãozinho com brinquedos e amor

Para tratar o cachorro triste e quieto, estimule com brinquedos e muito amor. Afinal, às vezes, a tristeza está relacionada a uma perda de familiar ou novo integrante na família.

Até mesmo quando o cão se muda de casa, sentimentos de tristeza também aparecem com o tempo.

Assim sendo, faça brincadeiras com seu cão, leve-o para um passeio e dê muito carinho ao verificar uma certa apatia do pet.

Na hora de repreender por algum comportamento errado, faça isso no momento do ato e depois de um tempo dê carinho para ele entender que é amado, apesar das suas travessuras.

No entanto, nunca use violência verbal e muito menos física com o dog, ok?

Procure atendimento profissional

Se perceber que o cachorro está triste e quieto por algumas semanas, procure atendimento profissional e observe outros comportamentos que possam indicar anormalidades.

Como vimos, os cães também sofrem de depressão, podendo ser desencadeada por múltiplos fatores que prejudicam a saúde do doguinho.

Do mesmo modo, se a apatia estiver relacionada a vômitos, falta de apetite e outros sintomas, procure um veterinário rapidamente para avaliar a saúde do peludinho.

Essas foram as dicas do que fazer quando o cachorro está triste e quieto. Observe os comportamentos do pet e, se precisar, procure ajuda veterinária.

Se o seu cachorro está triste e quieto, é sinal de que alguma coisa está errada. Principalmente se ele não costuma ser assim.

Cuide do seu dog!

O post Cachorro está triste e quieto: Veja as possíveis causas e como ajudá-lo apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
26 de Novembro de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos