Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cães latindo muito: Como acalmar?

Como acalmar cães latindo é algo importantíssimo para quem tem animais de estimação e precisa prezar pela boa convivência com o pet.

Por mais companheiros e amorosos que os animais de estimação podem ser, muitas vezes podem ser muito desagradáveis por conta dos seus barulhos e da bagunça que fazem muitas vezes.

Um pet barulhento incomoda a própria família e, em casos mais extremos, podem até mesmo provocar problemas com a vizinhança.

É fato que algumas raças têm o hábito da vocalização mais intenso em relação a outras. Mas mesmo que você tenha um cachorro barulhento, não se preocupe. Sempre tem como melhorar a situação.

Sendo assim, preparamos um texto super legal, que está repleto de informações fundamentais para você saber mais sobre como acalmar cães latindo. Então, vamos lá!

Como acalmar cães latindo: cachorros vocalizam

cachorro latindo

Cachorro latindo Foto: Freepik

Não existe maneira melhor de começar esse texto a não ser dizendo que cachorros sempre latem.

Assim como acontece com os humanos, os cães também precisam se comunicar e, os latidos são a maneira mais natural de eles fazerem isso.

Seja para demonstrar que algo não vai bem ou para dizer que há algo de errado no ambiente, os cachorros vão latir ou emitir outros sons.

Sendo assim, todas as pessoas que convivem com cães devem se acostumar aos latidos, pois eles vão sim ocorrer.

O mais importante é notar quando os sons estão ocorrendo em uma frequência normal e, quando eles se tornam excessivos.

No caso do excesso de latidos, isso será um grande problema, seja para você, seja para o seu amiguinho.

Outra coisa que se deve levar em conta é que no caso de cães de raça, existem algumas que já são conhecidas por latirem muito.

Sendo assim, antes de levar um animalzinho para casa, se você quiser evitar latidos, busque por raças mais silenciosas.

Cães latindo podem gerar vários incômodos

cão ansioso

Cães ansiosos tendem a latir para o nada – Foto: Freepik

Cachorros latem e, isso é inevitável. Mas você já parou para pensar em todos os incômodos que um animalzinho latindo pode te proporcionar?

Latidos em excesso sempre são problemáticos, seja dentro de casa, com a própria família, ou com as pessoas externas ao meio familiar.

Se o seu cachorro late durante os passeios, por exemplo, é comum que as pessoas se afastem de vocês.

Além disso, o seu amiguinho pode arruar confusão com outros cães e acabar se machucando em uma briga de rua.

Outra coisa é que um cachorro que late compulsivamente não te deixa dormir e nem se concentrar nas suas tarefas.

Isso sem falar que em apartamentos esses latidos podem incomodar facilmente aos vizinhos e, até mesmo levar a multas de condomínio.

E esse elenco com os prejuízos é enorme, causando problemas a você e ao cão. Sendo assim, você não deve jamais perder o controle da situação e permitir que o cachorro lata demais.

Cachorro demonstra insatisfação com latidos

Cachorro latindo pro nada

Cachorro latindo para o nada – Foto: Freepik

É comum que os tutores se incomodem com o barulho e apenas fiquem pensando em como acalmar cães latindo.

Mandar o pet ficar quieto pode funcionar em um primeiro instante se o cachorro for obediente, mas a melhor maneira de se acabar com a barulheira é entendendo o que está provocando isso.

Dessa forma se pode agir na raiz do problema. Isso porque mesmo que você se incomode com o barulho, deve saber que o seu cão não late por mal.

Na verdade, ele faz isso quando está incomodado com alguma coisa. Já que os pets não falam, acabam tentando te avisar as coisas da maneira deles.

Assim, o cão vai latir quando perceber que há algo de errado, quando não se sentir bem ou quando quiser a sua atenção.

Então, o melhor é saber os motivos por trás do comportamento, tentar compreender o que está acontecendo e, então buscar por uma solução plausível.

Como acalmar cães latindo: Por que os cachorros latem?

Relaxamento para cães estressados

Cachorro Latindo Bravo Foto: Freepik

Até mesmo aquelas pessoas que amam os cachorros de paixão se incomodam com os latidos constantes.

É realmente insuportável o som alto e persistente sem um motivo aparente, não é mesmo?

Mas não se pode culpar o cachorro por isso e, deve-se tentar descobrir qual é a verdadeira razão por trás dos latidos.

Para os cães, existem vários tipos de latidos com significados diferentes. Veja alguns deles a seguir:

Latidos de Tédio

Se você deixar o seu cão fechado em casa sozinho o dia todo sem nenhum estímulo, é bem provável que ele comece a latir para avisar que está entediado.

Isso também pode acontecer com os cães que ficam no quintal de noite e se sentem sozinhos. Não ter nada para fazer é algo que incomoda muito os cãezinhos, sobretudo os mais jovens.

Por isso, esses animais precisam de estimulação física e mental diariamente. E é possível fazer isso com passeios, brincadeiras e, também fazendo um enriquecimento ambiental, deixando as coisas mais interessantes.

Se você está sem tempo para sair com o seu animalzinho, pode contratar um dog walker.

Além disso, é bem comum que alguns cães sofram com ansiedade de separação. Nesse caso, os pets acabam ficando muito tristes quando o tutor sai e eles tem que ficar sozinhos.

Por sorte existem várias coisas que podem ser feitas nesse caso, como estimular o cão, enriquecer o ambiente, ter outro animalzinho de estimação ou aproveitar melhor os momentos quando vocês estiverem juntos.

Como acalmar cães latindo: entenda os latidos territoriais

Não importa qual seja a raça do cachorro, se por acaso ele precisar defender o que é dele, com certeza vai começar a latir.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando um outro cão chega no território ou, quando pessoas tentam dominar o seu espaço.

Na rua isso também pode acontecer se um cachorro vier na sua direção, por exemplo. Ou ainda quando ele tenta competir por espaços deixando um pouco de xixi em cada árvore que encontrar.

Quando o cão vai defender o território, ele costuma inicialmente assumir uma postura compatível com isso e, só depois é que começa a latir.

Ver o animal com o peito estufado, rabo ereto, orelhas levantadas e até mesmo algumas vocalizações de rosnados misturados a latidos mais baixos.

Então, no momento em que ele sente que é necessário, late mais alto para afastar o inimigo.

Como acalmar cães latindo para chamar a atenção

É praticamente uma reação natural e involuntária do tutor começar a brigar com o cachorro para mandar ele parar de latir.

Mas é preciso ter bastante cuidado com essa situação, uma vez que muitos animais interpretam as broncas como atenção.

Ou seja, é como se você estivesse dando um reforço positivo, fazendo exatamente aquilo que o animalzinho deseja.

Em muitos casos isso é tão nítido que se você não der a devida atenção ao pet, ele desiste de latir e vai buscar um brinquedo para te chamar.

Ou então, ele late e fica te olhando, correndo de um lado para o outro. É bem comum que animais que passam o dia todo sozinhos acabem agindo assim como forma de chamar a atenção do tutor.

Muitas vezes esse comportamento pode até mesmo parecer bem fofinho, mas ele é maléfico e desgastante, seja para as pessoas ou para os próprios animais de estimação.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é ignorando o cão quando ele estiver fazendo bagunça.

Então, você pode voltar a dar atenção a ele quando ele estiver tranquilo. Aí sim vocês podem começar uma brincadeira.

Latidos de Alerta

latidos de cachorro

Cachorro latindo no quintal Foto: Freepik

Uns mais, outros menos. Mas todos os cães costumam se manter bem alertas a tudo o que acontece no ambiente ao seu redor.

Sendo assim, eles se sentem como que na obrigação de avisar as pessoas de que há algo errado. Geralmente começam a latir quando percebem a aproximação de alguém.

Pode ser que o animal se mantenha primeiro em uma posição de alerta, para somente depois começar a latir.

Isso é bem comum sobretudo em prédios, uma vez que o fluxo de pessoas e a frequência de barulhos é grande.

Latido felicidade

Basta você girar a chave da porta ou portão e o seu cachorro já começa a latir de maneira compulsiva?

Realmente é muito comum que os cães façam festa quando o tutor chega. E convenhamos que você se sente especial quando isso acontece, não é mesmo?

No entanto, em termos de educação canina, esse é um comportamento indesejado porque ele pode exagerar e acabar até te machucando com saltos.

E se você chegar com as compras do mercado, isso será um enorme problema.

Latido de Medo

Por mais que os cãezinhos tenham o instinto de defender o que é seu com bravura, não se engane.

Esses pets também têm medo de muitas situações, que podem envolver barulhos altos, presença de animais ou pessoas desconhecidas. As vezes até mesmo objetos podem causar medo no pet.

Muitas vezes ele vai reagir a isso de maneira agressiva, latindo compulsivamente para tentar se defender dos problemas.

Orelhas para trás e rabo entre as pernas demonstram esse medo do animal. E então ele pode começar a latir nessa posição.

Como acalmar cães latindo? É preciso agir na causa

tipos de adestramento canino

Tutora ensinando seu cão – Foto: Freepik

Latir é a principal maneira de os animais se comunicarem, mas quando isso é exagerado, se torna um problema e é preciso agir para evitar.

Diante disso, a maneira mais fácil de acalmar cães latindo é agir exatamente na causa que leva a esse comportamento.

Depois de identificar, você pode tentar reverter a situação. Mas a seguir temos algumas dicas fundamentais para você fazer isso da melhor maneira possível.

Você não deve gritar e nem ser agressivo

Mesmo que muitas vezes pareça que os nossos animais de estimação conseguem falar e entender o que dizemos, de nada adianta você sair gritando com o pet.

Ele não vai entender nada do que está acontecendo e, ainda vai acabar assustando o animal. Além disso, ele poderá entender que é permitido fazer barulho, o que vai piorar ainda mais a situação.

Os cães são muito inteligentes e conseguem aprender muitas coisas apenas observando o tutor.

Sendo assim, é bem mais fácil acalmar cães latindo se o ambiente e as pessoas estiverem tranquilos.

O melhor a fazer é manter uma voz firme, imponente, mas controlar o tom para evitar alarme.

Recompense atitudes corretas

Cães amam petiscos, brinquedos e carinho. Por isso, procure usar essas coisas a seu favor para estabelecer o treinamento do animalzinho.

Sendo assim, quando o cão estiver latindo, procure ignorá-lo. Mas quando ele ficar calmo e quietinho, então recompense-o.

Essa é uma excelente maneira de mostrar ao animal que ele deve se manter tranquilo para que possa conseguir aquilo que deseja.

É preciso estabelecer limites

Como acalmar cães latindo excessivamente é uma das maiores dúvidas dos tutores. Mas já mostramos que latir é um comportamento natural dos bichinhos.

No entanto, é importante estabelecer limites. Então, estabeleça uma quantidade de latidos permitidos.

Deixe o cão latir três vezes, por exemplo. Depois disso, peça para que ele pare e, quando ele o fizer, dê uma recompensa.

Proporcione um espaço tranquilo

Se você perceber que o seu cãozinho está agitado demais e latindo compulsivamente em muitas situações, talvez seja melhor começar a garantir que ele tenha um espaço mais tranquilo onde possa ficar.

Pode ser qualquer cantinho, como um quarto pequeno, onde o animal tenha suas coisas acessíveis e, também não fique no meio da confusão e barulho.

Dessa forma, em situações estressantes você pode colocar o animal nesse espaço e, ele se sentirá bem mais seguro e confortável.

Só não o deixe por lá durante muito tempo ou ele vai acabar ficando ainda mais estressado do que já estava antes.

Como aclamar cães latindo: colar anti estresse pode ajudar

Existem situações extremamente estressantes para um cachorro e, nelas é realmente difícil manter o pet tranquilo.

Atualmente já existem os chamados colar anti estresse, que pressiona levemente o corpo do animal em pontos certos que permitem que ele se acalme.

Conclusão

Acalmar cães latindo é algo que exige calma, paciência e, também uma boa dose de habilidade para lidar com as situações e intervir adequadamente.

No entanto, vale muito a pena acalmar os animais e evitar problemas.

O post Cães latindo muito: Como acalmar? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
22 de Dezembro de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran