Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

É possível estimular a inteligência dos cães?

Por serem animais extremamente espertos, é possível estimular a inteligência dos cães apenas colocando algumas dicas bem simples em prática.

Não existem duvidas de que cachorros conseguem raciocinar e memorizar muitas coisas. Na maioria das vezes eles aprendem por associação, mas ainda assim eles podem ir longe.

O nome deles, ordens e a resolução de problemas são algumas das coisas que os cachorros podem aprender com algumas repetições.

Então, sabendo que é possível estimular a inteligência dos cães, continue lendo esse post para descobrir como fazer isso.

Até que ponto é possível estimular a inteligência dos cães?

visão do cachorro

Cãozinho observando – Foto: Freepik

Além de saber que é possível estimular a inteligência dos cães, é muito interessante ter uma ideia sobre o quanto esses animais podem se desenvolver e aprender coisas novas.

Hoje em dia, muito se estuda sobre o comportamento e as características dos animais. Por isso, pesquisadores conseguem medir mais ou menos como é a inteligência canina.

A partir dos resultados obtidos, os pesquisadores concluíram que em média os cachorros possuem e inteligência de uma criança de dois anos de idade.

Assim como os humanos, os animais também conseguem aprender palavras e sinais. Cães aprendem em media 165 palavras, mas os indivíduos mais inteligentes podem chegar a até 250.

Quais são os tipos de inteligência canina?

Assim como acontece com os humanos, os animais em geral possuem vários tipos de inteligência.

Linguagem, aritmética e inteligência social são apenas algumas delas e, os cães se mostram altamente inteligentes nesse sentido.

Stanley Coren é um pesquisador que ficou famoso por ter feito a classificação das diferentes raças de cães com base nos seus desempenhos em uma série de testes de inteligência.

visão do cachorro

Cãozinho observando – Foto: Freepik

Como era de se esperar, a raça que lidera essa lista é a Border Collie, conhecida pela inteligência e desenvoltura excelente em várias situações.

A inteligência da aritmética

Esse é um tipo de inteligência pouco desenvolvido nos cães, uma vez que eles possuem conhecimentos muito rasos em matemática.

Ainda assim, os testes do pesquisador comprovaram que esses animais conseguem fazer contas chegando até quatro ou cinco.

Para os testes, o animal deve entender como a soma funciona e, se isso acontecer, quando for apresentado a ele 1 + 1, ele procurará por duas porções de comida quando for solto.

Resolução de espaços

O segundo tipo de inteligência é conhecido como resolução de espaços e, diz respeito à capacidade que esses animais possuem de encontrar objetos de diferentes tipos, incluindo brinquedos, alimentos e, até um lugar confortável para descansar.

ansiedade do cachorro

Cachorro sentado na sala. Foto: Freepik

A maioria dos cachorros se dá bem nesse tipo de teste e, inclusive são capazes de encontrar o caminho mais rápido e ultrapassar obstáculos encontrados no seu caminho.

Abrir portas e encontrar pequenas passagens estão entre as habilidades que os cachorros possuem e podem desenvolver ainda mais.

Compreensão das expressões humanas

Entre todas as habilidades que os cães apresentam, a que eles têm mais desenvolvida é a capacidade de compreender bem as expressões humanas.

Mais do que isso, eles são capazes de estabelecer diferentes reações e formas de comunicação de acordo com cada expressão diferente do tutor.

cachorro com medo

Cachorro com medo – Foto: Freepik

Todas essas formas de inteligência que um cão pode apresentar o levam a ser considerado um animal extremamente inteligente e social.

Como é possível estimular a inteligência dos cães?

Não só é possível estimular a inteligência dos cães, como isso é também muito positivo, uma vez que ajuda a diminuir os níveis de estresse, evitar o tédio e melhorar o vínculo entre dono e animal de estimação.

Sendo assim, falaremos a seguir sobre algumas atividades simples que permitem estimular a inteligência dos cães. Veja a seguir quais são os principais.

Jogos de inteligência para cães

É possível estimular a inteligência dos cães por meio de jogos especificamente desenvolvidos para essa finalidade.

Os mais comuns são aqueles montados sobre um tabuleiro com locais específicos para o animal conseguir esconder comida.

Dessa maneira, as formas ficam dispostas de uma maneira que o cachorro deve solucionar os problemas para poder receber o seu prêmio.

estimular a inteligência dos cães

Cão e seu tutor – Foto: Freepik

Em outros tipos de jogos, os animais são estimulados a abrirem uma fechadura, movimentar peças de maneira sequencial, depois levantar uma tampa e fazer o acionamento de uma alavanca.

Os brinquedos que estimulam a inteligência, também auxiliam na memorização pelos animais.

Brinquedos para esconder a comida

Há muitos brinquedos que basicamente funcionam para estimular a inteligência dos cães porque se pode esconder rações e outras comidinhas.

Fabricados em diferentes formatos, esses brinquedos permitem que o cachorro remova os petiscos de lá de dentro usando as patas e a boca.

Essa pode ser uma boa opção para cães que são ansiosos e se alimentam muito rapidamente, uma vez que estimula a ingestão da ração mais lentamente.

É possível estimular a inteligência dos cães com jogos de esconder e procurar

Uma das formas pelas quais é possível estimular a inteligência dos cães é com jogos de esconder e procurar.

Uma ideia bacana é espalhar petiscos escondidos pela casa ou por uma área mais aberta, como um parque.

Depois que você tiver preparado tudo, pode dar a ordem “busca” para o animal e estimular ele a procurar por tudo.

estimular a inteligência dos cães

Husky no sofá – Foto: Pexels

Esse tipo de brincadeira ajuda o animal a aprimorar o seu olfato e, também o autocontrole, uma vez que o animal precisa ficar quietinho até que ouça o comando.

Estimule a inteligência dos cães com treinamento

Por meio do reforço positivo é possível ensinar o cão vários comandos básicos. Isso pode ajudar bastante a desenvolver a inteligência do animal e para melhorar a convivência entre vocês.

Além de ensinar comandos uteis, você pode ainda criar e executar circuitos de obstáculos e atividades diversas que precisam da capacidade de resolução de espaços.

O mais importante é lançar mão de atividades que sejam prazerosas para você e para o cão, ajudando assim até mesmo a melhorar a relação entre vocês.

Esconda brinquedos

Se o seu cachorro é do tipo que adora os seus brinquedos, ao escondê-los e mandar o animal procurar é possível estimular a inteligência dos cães.

Mas tenha cuidado para começar aos poucos, com níveis baixos de dificuldade. Pegue um brinquedo, jogue próximo ao cão e pergunte a ele “cadê o brinquedo?”.

Com o tempo você pode aumentar a distância e o nível de dificuldade, estimulando cada vez mais o raciocínio do animal.

estimular a inteligência dos cães

Cachorro no jardim – Foto: Freepik

Lembre-se sempre do reforço positivo, elogiando o animal quando ele conseguir encontrar o que foi escondido.

Não se preocupe em dificultar muito. O mais importante mesmo é a diversão.

É possível estimular a inteligência dos cães com uma garrafa pet vazia

Isso mesmo. É possível estimular a inteligência dos cães com muito pouco. Basta ter em mãos uma garrafa pet vazia de refrigerante, água ou suco.

Insira os petiscos do seu cãozinho no recipiente e, depois faça pequenos furinhos. Dá para fazer a mesma coisa com uma caixa de papelão e, isso vai manter o cãozinho ocupado durante algum tempo.

Ofereça comida de uma forma diferente

Você já pensou em não alimentar o seu cão com ração normalmente? Ao invés disso você pode colocar porções de ração em garrafas como dito anteriormente ou, espalhar por locais onde o animal possa procurar.

Fazendo isso, você o ajuda a se alimentar mais lentamente e, ainda o mantém entretido durante bastante tempo, estimulando a sua inteligência.

Lançamento de objetos

É possível estimular a inteligência dos cães lançando objetos para que ele vá buscar. Mas para realmente deixar o animal atento, você deve colocar um pouco de dificuldade na brincadeira.

Para isso, pode tentar lançar mais do que um objeto ao mesmo tempo. Comece com dois e dê o comando para o cachorro buscar.

Depois aumente para três, quatro ou até mais. Uma dica bacana é usar objetos diferentes e, então ir ensinando ao cão o nome deles, falando quando o cão o trouxer.

Com o tempo você poderá dar o comando para que ele busque um item específico. Isso vai ajudar no aprendizado de palavras e na memorização do animal.

Diferenciação de cheiros

Como você já deve saber, os cachorros possuem um olfato extremamente apurado e, por isso conseguem distinguir cheiros facilmente.

Então, é possível estimular a inteligência dos cães apresentando a ele novos cheiros com frequência.

No início, procure usar cheiros mais fortes e, então vá ensinando ao cão o nome de cada um. Conforme ele for aprendendo, você poderá dificultar a brincadeira.

Estimule-o a brincar sozinho

Ajudar o seu cachorro a se desenvolver é ótimo, mas saiba que também é possível estimular a inteligência dos cães permitindo que eles brinquem sozinhos.

Assim, mesmo que você não estiver em casa, o animalzinho estará aprendendo coisas novas. Além disso, ele não vai se sentir entediado.

Para isso, crie brinquedos inteligentes pelos quais o cão se sinta atraído e espalhe pela casa para que ele possa acessar sozinho.

Conclusão

Se você tinha dúvidas sobre se é possível estimular a inteligência dos cães, agora você já sabe que sim.

Nesse texto você viu uma série de maneira de fazer isso. Inclusive várias dessas brincadeiras são bem simples e ainda ajudam a melhorar o relacionamento entre o tutor e o animal.

O post É possível estimular a inteligência dos cães? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Maio de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos