Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Portão para cachorro – Por que usar? Para que serve?

Um portão para cachorro pode ser usado para inúmeras situações dentro e fora de casa. Afinal, o portão para cachorro é prático, simples de usar e você poderá aproveitá-lo para melhorar inúmeras condições de convivência do seu melhor amigo.

Assim sendo, neste artigo do Portal do Dog, entenda mais sobre o assunto.

Continue lendo e aprenda tudo sobre portão para cães e como essa ferramenta é útil em várias situações.

Portão para cachorro – O que é?

Portão para cachorro

Cachorros de pé no portão – Foto: Freepik

Um portão para cachorro nada mais é do que um tipo de portão flexível que pode ser manuseado com facilidade pra lá e pra cá. Isto é, o portão ajuda a criar áreas delimitadas para o seu cão ficar confortável.

Esse tipo de utilidade para o bem-estar do cachorro é bem interessante principalmente para cães filhotes. Isto é, cães que acabaram de chegar em casa. Afinal, delimitar uma área para um cão novo no ambiente ajuda a deixá-lo mais confortável.

No entanto, o portão para cachorro pode ser útil em ainda muitas outras circunstâncias. Como por exemplo, a limitação de espaço para adestramento do cachorro.

Esse tipo de portãozinho você pode comprar em qualquer loja de pet shop. Mas se você tiver uma casa com medidas muito diferentes, então mandar fazer o portãozinho pode ser a melhor alternativa.

Qualquer serralheria poderá te ajudar a fazer grades seguras para o seu melhor amigo.

Por que usar portão para cachorro

grade para cachorro

Cão por cima da grade – Foto: Freepik

O portão para cachorro pode ser usado de inúmeras maneiras diferentes. Afinal, esse tipo de portão é flexível para ser usado em muitos ambientes e muitas necessidades diferentes.

Tanto necessidades de adestramento, quanto necessidades de limitação de espaço ou adequação para um cão que acabou de chegar na sua casa.

Muitos tutores usam o portãozinho para criar um “canil” para o cachorro dentro de casa. Isto é, fecha-se um cantinho da casa com o portão e o cão poderá ficar por lá.

Essa última sugestão não é tão indicada, pois os cães se sentem mais confortáveis quando têm espaço para caminhar e brincar.

Assim sendo, veja algumas utilidades do portãozinho ou grades para cachorro:

  • Adaptação a um novo ambiente.
  • Delimitação de área para cães filhotes.
  • Limitação de estímulos ruins.

Adaptação a um novo ambiente

Quando o cachorro chegou recentemente na sua casa, certamente ele vai sentir algum tipo de dificuldade do ponto de vista de adaptação. Afinal, ele estava acostumado em um ambiente e “do nada” ele precisa aprender a viver em outro ambiente.

Assim sendo, esse tipo de adaptação é mais fácil quando você cria um espaço exclusivo para o seu cão. Isto é, um ambiente menor, sem estímulos ruins e onde o cão pode aprender aos poucos a conviver no ambiente novo.

O portão para cachorro pode ser usado para delimitar uma área para que o seu cão filhote se acostume aos poucos a casa. Portanto, coloque o portão em um corredor, um quartinho, na porta de algum lugar, etc.

Delimitação de área para cães filhotes

A delimitação da área para cães filhotes é também bem interessante para que eles se acostumem ao ambiente. No entanto, fazer isso de maneira a fechar uma porta e deixar o cão preso não é adequado.

Por isso, ao utilizar o portão ou grades para cachorro, a sua jornada de adaptação do filhote vai ser mais fácil. As grades, portanto, ajudam a deixar o cachorro integrado a casa, mas com uma delimitação.

Os cães filhotes que ainda não conhecem o ambiente e que acabaram de chegar na casa, geralmente vão se sentir sozinhos e perdidos. Principalmente em casas grandes e com muitos cômodos.

Deixá-los um tempo presos para se acostumarem aos poucos é a melhor ideia.

cão deitado

Cão deitado – Foto: Freepik

Limitação de estímulos ruins

Outro fator bastante importante a se considerar quando um cão acabou de chegar na sua casa é a limitação dos estímulos ruins. Isto é, aqueles estímulos que fazem o cachorro se sentir desconfortável, triste e até furioso.

Assim sendo, a delimitação do espaço vem em boa hora. Afinal, você poderá criar uma área limitada para o cão filhote ou adulto e assim ele não terá estímulos ruins.

Estímulos como pessoas na rua, outros cães no condomínio e coisas do tipo, podem facilmente trazer estresse e ansiedade para um cão que acabou de chegar em uma nova casa.

Logo, quanto menos estresse e ansiedade você proporcionar no momento da adaptação, melhor.

Melhor portão para cachorro

Até aqui, já entendemos o quanto o portão para cachorro pode ajudar em várias circunstâncias. No entanto, ainda não sabemos qual é a melhor solução para cada caso.

Os portões podem facilmente ser uma ótima “companhia” para os cães filhotes e que acabaram de chegar no ambiente. Afinal, os portões ajudam a criar uma sensação maior de conforto pois eles geram segurança.

Os estímulos ruins gerados por outros cães no condomínio, pessoas estranhas lá fora e coisas do tipo, não são absorvidos. O cão pode ficar no cantinho dele por algum tempo até que ele esteja mais habituado.

Mas cada cão é único e escolher o portão certo é importante. Nesse caso, veja algumas dicas de como escolher um bom portão para cachorro:

  • Observe a largura das grades.
  • A altura é importante.
  • O material precisa ser resistente.
Portão para cachorro

Cão por cima da grade – Foto: Freepik

Observe a largura das grades

Antes de mais nada, você precisa observar a largura das grades do portão. Afinal, não adianta comprar um portão com grades muito largas, visto que o seu filhote poderá fugir rapidamente ao passar no meio delas.

Além disso, é importante verificar se as grades não vão deixar o seu doguinho preso com o pescoço. Isto é, ele poderá passar a cabeça pela grade e ficar preso, de modo a se machucar.

As grades de alumínio são boas opções, pois elas são lisas. Já as grades de madeira são mais densas e com uma textura mais rústica. Se a madeira não for lixada, pode machucar o cachorro com farpas ou coisas do tipo.

A altura é importante

Outra característica da grade para cachorro que você precisa considerar é a altura. Afinal, se a grade for muito baixa o seu cãozinho pode facilmente pular por cima dela e fugir mesmo assim.

Se o cão for filhote, um grade baixinha vai resolver o problema. Afinal, ela terá utilidade temporária, apenas para que o dog se acostume ao espaço.

O material precisa ser resistente

E por fim, escolha uma grade com material resistente e que o cão não possa destruir com mordidas ou com a força dele. Madeira lisa e alumínio são boas opções!

Cuide do seu cão!

O post Portão para cachorro – Por que usar? Para que serve? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Maio de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos