Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Vermífugo para cachorro: Tudo o que você precisa saber. Confira!

Já parou para pensar em tudo o que você precisa saber sobre o vermífugo para cachorro? Todo tutor deve ter atenção à várias questões.

Você já deve ter percebido que o seu animalzinho fica super exposto, sobretudo quando sai para caminhadas ao ar livre.

Isso porque quando saem, os pets entram em contato com uma série de contaminações possíveis.

Água, comidas e outros animais, tudo isso pode ser fonte de contaminação. Por sorte, os avanços da medicina veterinária permitiram a elaboração de vacinas e vermífugos de excelente qualidade.

Mas antes de sair por aí pensando em formas de proteger o seu pet, continue lendo este post para ver tudo o que você precisa saber sobre o vermífugo de cachorro.

O que é e para que serve o vermífugo para cachorro?

Filhote branco da raça Samoieda representa cães no verão

Cachorro na praia. Foto: Freepik

Como o próprio nome já diz, o vermífugo é um medicamento que ajuda a proteger o pet de doenças ocasionadas por parasitas internos.

Quando um animal tem verminose, não consegue absorver nutrientes e, isso leva a sérios problemas de saúde, que comprometem seriamente o bem estar do animalzinho.

Além disso, muitos desses parasitas também podem comprometer a saúde dos animais e, essas doenças são conhecidas como zoonoses.

Isso acontece com alguns vermes bem comuns no trato digestivo de cães, como o Ancylostoma spp e o Toxocara spp.

As larvas penetram a pele humana facilmente, ocasionando um problema grave, conhecido como “bicho geográfico”, uma vez que as larvas se deslocam sob a pele, formando caminhos e provocando coceira.

Espaço Pet

Cão com galho na boca. Foto: Freepik

Nos animais, os sinais da presença dos parasitas são bem diferentes. É comum, por exemplo, que as fezes fiquem mais pastosas, com odor desagradável e, com pontos brancos.

Além disso, o próprio animal tende a se mostrar mais abatido, com abdômen volumoso e a pelagem feia e sem brilho. Diarreia e apatia também são indícios.

Se você perceber esses problemas, provavelmente será a hora certa de fazer a vermifugação do seu pet.

Quando dar vermífugo para cachorro?

dicas de nomes para buldogue francês

Cão na grama. Foto: Freepik

Antes de mais nada, entenda que existem duas formas de se utilizar o vermífugo para cachorro, sendo elas como prevenção ou como tratamento.

Quando a infecção já está instalada e o médico veterinário faz o diagnóstico, é preciso tratar o problema e, nesse caso, o vermífugo entra para eliminar os parasitas que já se encontram instalados no trato digestivo do pet.

Por outro lado, é importante evitar que uma verminose se instale no organismo do animal e, para isso, é fundamental dar o vermífugo como forma de prevenção.

Nesse caso, você deve conversar com o médico veterinário responsável pelo seu animal e, então elaborar um cronograma de vermifugação.

Nos filhotes, isso pode ser feito algumas vezes, repetindo o procedimento em determinados períodos, que pode ser quinzenal ou mensal.

o temperamento do golden retriever

Mulher com cachorro na cama. Foto: Freepik

Mesmo nos animais adultos, é importantíssimo prevenir o aparecimento desse problema. Nesse caso, o veterinário deve decidir por uma vermifugação trimestral ou semestral.

Muitas pessoas dão vermífugo aos seus animais apenas nas consultas anuais com o médico veterinário, mas o ideal é que a frequência seja maior para evitar maiores problemas de saúde.

O tipo de vermífugo, a dose ideal e a formulação mais adequada são definidas pelo profissional, que deve levar em consideração várias questões.

Fatores que interferem nas verminoses

Pastor Australiano – Foto: Pixabay

Ao programar a vermifugação de um animal de estimação, é importante que o médico veterinário leve em consideração algumas questões, como:

  • Lugar onde o animal vive;

  • Locais que ele frequenta;

  • Idade do cachorro;

  • Convive com outros animais na casa ou fora?

Além de fazer esses questionamentos, o médico veterinário pode pedir exames de sangue e de fezes para descobrir se o animal já tem vermes e, se o tratamento com vermífugos foi eficaz.

Cabe ao tutor também levar a sério a questão do vermífugo para cachorro, seguindo à risca as orientações do médico veterinário.

Sempre lembrando que tanto animais adultos quanto filhotes necessitam de vermífugos como profilaxia e tratamento ao logo de toda as suas vidas.

Conheça as principais verminoses em cães

É comum que os animais de estimação apresentem problemas com verminoses, que são bem comuns.

Isso tende a acontecer ainda com mais frequência e, animais que passam bastante tempo na rua ou soltos em áreas rurais. Nesses ambientes, a transmissão se torna bem mais provável.

Infelizmente, existem muitos parasitas que podem levar a uma infecção nos cães e, as principais doenças são giardíase, dipilidiose, filariose e a ancilostomose (bicho geográfico).

buldogue francês branco

Cachorro com urso de pelucia na boca. Foto: Pixabay

Mesmo existindo vários tipos de doenças, os sintomas sentidos são bem semelhantes. Apatia e perda de peso são indícios, mas quando há vômito e fezes amolecidas e com sangue, a questão é preocupante.

Quando há uma forte infestação, é possível encontrar parasitas nas fezes a olho nu. A sensação é de que existem grãos de arroz ou pequenas sementes nas fezes do animal.

Quando há um diagnóstico de verminose, é importantíssimo tratar a doença com um vermífugo para cachorro receitado pelo veterinário.

Para acelerar o processo de cura, é preciso dar vermífugo para todos os animais da casa e, também higienizar o ambiente com um produto adequado.

Um tratamento mais eficiente é possível quando se identifica qual é o verme responsável pelo problema. E isso é possível com um exame de análise das fezes bem simples.

Como dar o vermífugo para cachorro?

vermífugo para cachorro

Cachorro com cabelo arrepiado. Foto: Pixabay

Uma das principais dúvidas dos tutores diz respeito a como dar o vermífugo para cachorro de forma adequada, evitando assim maiores problemas e ineficácia do tratamento.

Para os filhotes, a maioria dos veterinários recomenda três doses do medicamento, sendo uma aos 30, outra aos 45 e, a terceira aos 60 dias de vida mais ou menos.

Depois disso, se deve vermifugar o animal pelo menos três vezes por ano, ou seja, uma vez a cada quatro meses no mínimo.

Em fêmeas adultas que vão reproduzir, se deve dar o vermífugo antes da cruza e, quando estiver com mais ou menos 45 dias de gestação.

Isso é fundamental para evitar que os filhotinhos se contaminem com vermes provenientes da mãe.

Os machos também devem estar vermifugados antes de se relacionar com a fêmea, para evitar a transmissão de doenças.

Antes de oferecer um vermífugo ao animal, recomenda-se fazer exames para avaliar o estado de saúde do pet e verificar a melhor opção.

Hoje em dia, existem muitas marcas, tipos e formulações disponíveis no mercado e, é importante ter em mente que a escolha errada pode prejudicar em muito a saúde do animal.

Para os filhotes, por exemplo, geralmente se administra um vermífugo para cachorro líquido, que seja específico para lombriga.

Nos adultos, por sua vez, a administração deve ser em vermífugo líquido ou em comprimido. É preciso ver a forma mais simples de administração, uma vez que não se pode esmagar o comprimido.

Uma questão muito interessante sobre isso é que se o animal estiver doente, é preciso esperar um pouco para fazer a vermifugação.

Como prevenir as verminoses?

vermífugo para cachorro

Cachorro na grama. Foto: Freepik

Com certeza, o vermífugo para cachorro é a melhor maneira de eliminar e prevenir as verminoses, mas existem outras formas de se fazer isso também.

É importantíssimo manter um bom controle do ambiente para manter os vermes longe, sobretudo quando se tem mais do que um animal no mesmo local.

Além disso, é preciso lavar o chão e higienizar o ambiente adequadamente, utilizando produtos indicados para essa finalidade.

É indicado também que o pet tenha um local certo para fazer as suas necessidades, que seja bem ventilado e ensolarado.

É importantíssimo também tratar infestações de piolhos e pulgas, uma vez que esses também podem hospedar alguns tipos de parasitas.

Sendo assim, mantenha o animal sempre com medicamentos antipulgas na pelagem e, procure frequentemente por indício desses parasitas no seu animalzinho.

vermífugo para cachorro

Cachorro no sofá. Foto: Freepik

Quando sair para passear com o seu cão, também evite que ele cheire e lamba fezes de outros animais.

Passear em lagos, represas e locais de vegetação descuidada também pode ser muito prejudicial para o seu animal de estimação.

Tudo o que você precisa saber sobre verminose e vermífugo para cachorro

Vermes em cachorros são bastante comuns, sobretudo em animais que frequentam áreas abertas, como praças, parques e canis.

Então, se deve ter muita atenção e conhecimento sobre o tema. Veja a seguir quais são as informações mais importantes:

Verminoses de humanos e animais

São muitos os tipos de verminoses e, por isso, o vermífugo para cachorro é tão importante. Além disso, existem muitas zoonoses, que são verminoses que podem acontecer em cães e em humanos.

Para evitar isso, é preciso ter cuidados como, por exemplo, lavar bem as mãos após ter contato com os pets.

Além disso, para evitar outros tipos de vermes, é preciso evitar água não filtrada e carne mal cozida.

Tipos de vermes em cachorros

Além de existirem várias espécies, se conhecem vários tipos de vermes que ocorrem em cães. Os principais que você deve conhecer são os seguintes:

Vermes intestinais

Esses são os mais comuns e, alguns deles podem facilmente passar para os seres humanos caso o animal não receba vermífugo para cachorro com frequência e não sejam tomados os devidos cuidados.

Os principais vermes intestinais caninos são os vermes chatos, conhecidos como cestódeos, os redondos, ou nematódeo, os vermes conhecidos como ganchudos e os do tipo chicote.

Vermes pulmonares em cachorro

Os animais também podem apresentar vermes nos seus pulmões. Isso pode ocorrer diretamente, ou seja, por conta de vermes que são essencialmente pulmonares.

Mas também existem vermes intestinais que podem migrar para o pulmão e provocar problemas gravíssimos no sistema respiratório.

Verme do coração

Existem vermes bem perigosos para os animais, como é o caso dos que se alojam no coração dos animais, como Dirofilaria immitis.

Neste caso, a verminose é transmitida por meio de picadas de mosquito e pode provocar problemas seríssimos para a saúde do pet.

Vermes oculares

Por fim, existem ainda os vermes que podem acontecer na região dos olhos, como é o caso da Thelazia. Esta também é uma zoonose que pode passar para os seres humanos.

Causas das verminoses em cães

Mais importante do que usar um vermífugo de cachorro, é importante prevenir o problema. E para que isso seja possível, é necessário conhecer as principais causas e locais onde os animais se contaminam.

É importantíssimo saber que existem mitos sobre isso, como quando se diz que leite provoca vermes nos cães.

Então, entenda quais são os motivos de contaminação para saber como evitar o problema no seu animalzinho de estimação.

Quando o animal passeia ao ar livre, em parques e gramados, ele pode se contaminar com possíveis parasitas que estejam presos nesses locais. Na terra e na grama podem existir parasitas.

Cachorros também utilizam as suas línguas para sentirem substancias presentes no ambiente e, por isso, eles têm o hábito de lamberem as coisas. Ao fazerem isso, também podem se contaminar.

Alguns vermes podem invadir o corpo do animal por meio de picadas de mosquito, como é o caso da Dirofilária.

Além disso, as mães também podem transmitir verminoses aos seus filhotes caso não tenham sido corretamente vermifugadas na gestação.

Para evitar isso, é fundamental dar um vermífugo de cachorro para a fêmea quando a gestação estiver entre a metade e o final, ou seja, após um mês.

Principais erros ao administrar vermífugo de cachorro

vermífugo para cachorro

Cane Corso – Foto; Pixabay

É comum que os tutores cometam erros no momento de dar um vermífugo de cachorro. Os principais são os seguintes:

  • Não seguir as recomendações de um veterinário sobre qual vermífugo é mais adequado ao seu pet;

  • Não dar a quantidade adequada de acordo com o peso do animal;

  • Não vermifugar todos os animais do local ao mesmo tempo;

  • Não verificar se o pet engoliu o comprimido de verdade ou, se ele tomou todo o volume de líquido;

  • Não vermifugar o pet pelo menos três vezes por ano.

Conclusão

Vermífugo de cachorro é coisa séria, uma vez que é um medicamento que ajuda na prevenção e no tratamento de verminoses diversas.

Depois de ler este texto você está muito mais preparado para saber como prevenir essas doenças nos seus pets. Mas não se esqueça de pedir orientações também ao médico veterinário de sua confiança.

O post Vermífugo para cachorro: Tudo o que você precisa saber. Confira! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
31 de Julho de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos