Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro não dorme à noite: O que fazer?

Translator

 

Entender os possíveis motivos pelos quais o cachorro não dorme à noite é um bom ponto de partida para oferecer mais saúde e qualidade de vida aos nossos pets. Afinal, a qualidade do sono impacta diretamente no bem-estar animal, além de ser um fator que influencia o equilíbrio do sistema imunológico dos animais, por exemplo.

Por isso, neste texto do Portal do Dog, reunimos algumas informações bem importantes sobre esse assunto. Acompanhe e venha refletir com a gente!

E, ah! De antemão já queremos deixar algo claro: se você desconfia que o seu cachorro não dorme à noite por conta de problemas de saúde, procure um veterinário, ok?

cachorro não dorme à noite

Cachorro deitado. Foto: Canva.

Possíveis motivos pelos quais o cachorro não dorme à noite

Antes de qualquer coisa, podemos pensar em alguns fatores que podem estar dificultando o descanso do cachorro. Esses fatores, às vezes, são sutis, e nem nos damos conta do quanto eles podem atrapalhar o sono do pet.

Alguns podem ser adaptados sem grandes mudanças na rotina, entretanto, quando for algo relacionado à saúde do animal, como uma situação de dor, sintomas de artrose ou outro problema, apenas um veterinário poderá te ajudar.

Por isso, fique de olho nos comportamentos do pet, veja se ele está se alimentando direitinho, se tem ido ao banheiro de forma equilibrada, ou se há indícios de problemas de saúde. E, na dúvida, sempre converse com profissionais capacitados e devidamente habilitados, ok?

Com isso em mente, vejamos agora quais os possíveis motivos pelos quais o cachorro não dorme à noite:

1. Ambiente impróprio para o sono

Assim como nós, humanos, podemos ter dificuldades para dormir quando estamos em um ambiente desconfortável, barulhento ou muito iluminado, os animais de estimação também podem experimentar as mesmas dificuldades.

Afinal, como podemos querer que o cachorro durma à noite se sempre há alguém acordado com a TV ligada, luzes acesas e conversando alto de madrugada? Pois é!

Por isso, esse é um fator que pode prejudicar o bem-estar e o relaxamento canino, resultando em problemas para conseguir pegar no sono.

Veja também: Higiene do cachorro – Com o que se preocupar? O que fazer para mantê-lo limpo?

2. Desconforto térmico

Calor ou frio demais também torna o ambiente impróprio para o sono. O frio, inclusive, pode até causar alguns problemas de saúde, especialmente se a temperatura corporal do animal baixar consideravelmente.

Por conta disso, é necessário avaliar se o pet não está em uma área com uma corrente de ar, ou em um ambiente muito abafado e quente, como em cômodos que não têm janela.

Pois pare e pense, se nós não conseguiríamos dormir nessas condições, como o pet pode conseguir com facilidade?

3. Alimentação desequilibrada

Outro motivo que podemos refletir sobre o cachorro não dorme à noite é com relação à alimentação. Se o pet come demais à noite, pode correr o risco de ter uma má digestão e sensação de estufamento.

Esses efeitos atrapalham o relaxamento, causam dor e mal-estar, o que pode resultar em uma maior dificuldade para dormir.

Veja também: Cachorro pode comer pepino? Dicas para alimentação canina saudável

cachorro não dorme à noite

Cachorro deitado de barriga pra cima enquanto recebe carinho na pata. Foto: Canva.

4. Rotina inativa do cachorro que não dorme à noite

Os exercícios físicos são indispensáveis na rotina dos cães. Eles ajudam na hora de gastar energia, liberar hormônios que causam bem-estar, e assim por diante. Quando um pet tem uma rotina muito inativa, tudo isso deixa de acontecer.

Assim, além de haver um acúmulo de energia no corpinho do pet, há também maiores chances de ele ficar estressado e ansioso, o que também prejudica o sono.

Leia também: Ajudantes de quatro patas: como cães ajudam pessoas com depressão

5. Problemas de saúde e dor

Não podemos deixar de mencionar a possibilidade de um dos motivos pelos quais o cachorro não dorme à noite ser alguma dor ou problema de saúde.

Se você avaliou os pontos acima, mas teve a impressão de que eles não estão presentes na rotina do pet, é muito importante conversar com um veterinário.

Às vezes, pode ser alguma questão de saúde que está deixando o pet com sensação de dor e desconforto na hora de dormir, o que atrapalha o sono.

Apenas um profissional qualificado poderá te dar respostas mais acertadas quanto a isso. Lembre-se disso.

Veja também: Técnicas seguras para lidar com um cachorro com dor

6. Mudanças na rotina

As mudanças na rotina podem ser gatilhos desafiadores para os cães. Se você mudou de casa, ou agora uma nova pessoa veio morar com você, isso pode afetar a sensação de controle do animal, gerando ansiedade, medo, estresse, etc.

Por isso, esse é mais um dos motivos que devemos ficar atentos quando o cachorro não dorme à noite.

cachorro não dorme à noite

Tutora e cachorro deitados na cama. Foto: Canva.

Como ajudar o cachorro a dormir?

Agora que pudemos entender alguns dos possíveis motivos pelos quais o cachorro não dorme à noite, chegou o momento de pensarmos em mudanças que podem contribuir para o relaxamento do pet.

Novamente, queremos deixar claro que as mudanças abaixo não trarão resultados satisfatórios se o problema do sono estiver relacionado a alguma enfermidade ou dor. Nesses últimos casos, é crucial a intervenção feita por um veterinário.

No entanto, quando o problema para dormir está associado à rotina e questões ambientais, como a escolha da cama, aí sim podemos recorrer a fatores como:

1. Arrume uma “casinha” para ele se sentir mais confortável

Apesar de muitos tutores oferecerem apenas uma caminha para o cachorro dormir, alguns pets podem se sentir um pouco desconfortáveis nesse tipo de situação.

Isto é, há pets que preferem uma casinha para se sentirem mais protegidos e, consequentemente, mais tranquilos. Portanto, que tal avaliar essa possibilidade?

Será que o seu pet está em busca de uma “toquinha” para poder dormir?

Veja também: Como fazer casinha de cachorro em madeira? Passo a passo prático

2. Ofereça uma cama macia

A cama também precisa ser confortável para que o pet possa relaxar depois do seu dia de diversão e atividades. Se essa cama for muito dura, estiver suja ou com mau cheiro, como o animal poderá se sentir bem ali?

Devemos nos lembrar que por mais que estamos falando de animais, ainda assim eles precisam de um conforto para conseguir se sentir bem e depois relaxar e dormir. Sem essas sensações, ele poderá sentir desconforto e ficar mais alerta na hora em que deveria descansar.

3. Lembre-se da importância da rotina

A rotina é uma peça-chave na vida de qualquer cachorro. Por mais que nem todos os tutores deem atenção para isso, a falta de rotina pode atrapalhar – e muito – diversas funções do organismo do pet.

Ele pode ter dificuldades para estabelecer um horário de sono; pode se alimentar de forma errada, comendo aleatoriamente; pode se sentir mais ansioso; pode ter mais momentos de tédio; e assim por diante.

Por isso, faça uma autoavaliação enquanto tutor e pense: será que você tem dado à devida atenção à rotina do seu pet? Será que você está oferecendo a ele um cronograma de atividades que o ajuda a criar um ritmo, inclusive para dormir? Pense sobre isso.

Inclusive, caso tenha dificuldades para montar uma boa rotina para cachorro não dorme à noite, considere conversar com o veterinário do seu pet, para que ele te apresente orientações mais específicas.

Veja também: O que acontece se o cachorro não tiver rotina?

cachorro não dorme à noite

Cachorro deitado em uma cama. Foto: Canva.

4. Cuidado com a alimentação do cachorro não dorme à noite

A alimentação dos cães que é oferecida à noite também precisa entrar na lista de cuidados. Muito embora você possa acreditar que aquela porção de petiscos não faça mal algum, pode ser que isso não seja verdade.

Se o seu cachorro come muito antes de dormir, ele pode ter alguns problemas digestivos, até mesmo sensação de inchaço, dores e afins. Por isso, comece a analisar como tem sido essa rotina do animal e ofereça alimentos saudáveis a ele, sem exagerar nas quantidades.

E lembre-se de sempre seguir as recomendações dos especialistas quanto à quantidade de comida que será oferecida ao pet.

Isso pode ajudá-lo a ter uma digestão tranquila e consequentemente dormir melhor.

5. Crie um ambiente propício para o descanso do cachorro não dorme à noite

Avalie como está o ambiente de descanso do seu cachorro. A cama está em bom estado? A área está limpa? Existem muitos ruídos no local? Esses e outros pontos devem ser considerados em casos nos quais o cachorro não dorme à noite.

Você não precisa investir mundos e fundos para criar um “quarto perfeito” para o cachorro, mas é importante estar atento a fatores como:

  • Temperatura;
  • Ruídos;
  • Luminosidade;
  • Limpeza;
  • Qualidade da cama;
  • Possibilidade de fazer uma casinha ou toquinha;
  • Circulação de pessoas no ambiente onde o pet dorme;
  • Entre outros aspectos nesse sentido.

Tente pensar em quais são os gatilhos que podem estar dificultando o descanso do seu amigo de quatro patas, a fim de tornar o espaço mais propício para uma boa noite de sono.

Veja também: Como evitar o estresse em cães: Saiba como evitar o estresse em cães!

6. Mantenha uma rotina de exercícios para o pet

Gastar a energia dos pets é crucial, especialmente quando pensamos em um cachorro que não dorme à noite. Os exercícios são ótimos para promover bem-estar, reduzir níveis de estresse e ansiedade, além de fazer com que o pet fique mais cansadinho à noite.

No entanto, uma dica extra: cuidado com o excesso de exercícios antes de dormir. Se o pet ficar muito agitado, pode ter mais dificuldade para conseguir descansar na hora em que deveria.

Por isso, se possível, inclua exercícios pela manhã e à tarde, sem que o pet fique muito agitado à noite.

E lembre-se, ainda, que esses exercícios podem ser feitos de diversas formas: com passeios, brincadeiras em parque, natação, corrida em áreas arborizadas, entre outras possibilidades.

Além do mais, esses momentos serão, acima de tudo, uma oportunidade de se aproximar do seu amigo de quatro patas.

Veja também: Tutores preguiçosos: 11 Raças de cachorros para preguiçosos

cachorro não dorme à noite

Cachorrinho deitado no tapete. Foto: Canva.

7. Ajude o cachorro que não dorme à noite a se adaptar a ambientes novos

Por fim, se o problema do seu amiguinho está relacionado com alguma mudança na rotina ou de casa, tente ajudá-lo a se adaptar, aos poucos, ao que é novo.

Roupas com o cheiro dos tutores podem tranquilizar o animal. Além disso, limitar as áreas que ele irá circular na casa nova, nos primeiros dias, pode ajudá-lo a ir conhecendo o local pouco a pouco.

Evite muitos estímulos e muitas mudanças ao mesmo tempo. Se for possível criar um “cantinho familiar”, pelo menos no começo, é uma boa opção.

Os animais precisam desse tempinho gradativo de adaptação, para entenderem que estão em um local seguro e poderão ficar tranquilos por conta disso.

E não se esqueça de sempre seguir as recomendações do veterinário, combinado? Pois ele terá a expertise para te ajudar a criar uma adaptação mais saudável para o pet.

Converse sempre com o veterinário

Agora que você já pôde ler todo o nosso conteúdo sobre cachorro não dorme à noite, chegou o momento de reforçarmos algo importante: o sono é crucial para a saúde e qualidade de vida de qualquer animal. Por isso, não negligencie a necessidade de conversar com um veterinário.

Mesmo que o pet melhore “um pouquinho” com as mudanças no ambiente, se você não tem certeza que ele está 100% saudável, não espere o tempo passar.

Quando pensamos em saúde, o tempo faz toda a diferença. Por isso, apenas faça mudanças na rotina e nos cuidados com o pet se você acredita que não é algo relacionado à saúde do animal.

Caso contrário, a conversar e a consulta com o veterinário são essenciais. A saúde do seu pet agradece e, assim, vocês poderão viver momentos felizes e cheios de diversão juntos.

Veja também: Como escolher o Veterinário confiável e ideal para o seu cão

O post Cachorro não dorme à noite: O que fazer? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
29 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos