Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como evitar o estresse em cães: Saiba como evitar o estresse em cães!

Dependendo da rotina que é posta em prática, é possível evitar o estresse em cães de diferentes maneiras. 

Afinal, a forma como o espaço onde o pet vive é organizado, a rotina de brincadeiras e descanso e até mesmo a socialização do cão impactam a saúde mental deles.

Por isso, se você quer evitar o estresse no seu amigo de quatro patas, acompanhe este conteúdo que a equipe do Portal do Dog preparou para você!

como evitar o estresse em cães

Cão tranquilinho – Foto: Canva

Dicas de como evitar o estresse em cães

São muitas as ações que podemos colocar em prática com o objetivo de evitar o estresse em cães. Embora algumas pessoas possam achar “exagero” pensar no fato de um cão ficar estressado, a verdade é que eles também podem se sentir dessa forma sim.

E ao se sentirem, podem acabar desenvolvendo problemas de saúde e questões comportamentais por conta disso. Portanto, investir em hábitos que minimizem esse problema é de suma importância para a qualidade de vida do pet.

No decorrer deste texto, apresentamos dicas que podem ajudar. Veja:

  1. Proporcione um ambiente tranquilo e confortável para o seu cão.
  2. Mantenha uma rotina regular de exercícios físicos e mentais.
  3. Forneça brinquedos e jogos.
  4. Estabeleça um horário regular para as refeições.
  5. Mantenha o ambiente livre de situações estressantes, como ruídos altos ou brigas entre os animais.
  6. Evite deixar seu cão sozinho por longos períodos de tempo.
  7. Use o transporte correto para o seu cão, como caixas de transporte seguras e confortáveis.
  8. Seja consistente nas suas “ordens”.
  9. Procure socializar o cão desde cedo.
  10. Evite castigos físicos e verbais.
  11. Respeite o espaço de privacidade do seu cachorro.
  12. Proporcione um espaço seguro e confortável para o seu cão dormir e comer.
  13. Não force seu cão a interagir com outros animais ou pessoas.
  14. Dê carinho, amor e afeto ao seu pet.
  15. Mantenha visitas regulares ao veterinário. 

Essas ações, reunidas, podem proporcionar muitos efeitos interessantes na saúde do seu amiguinho. 

Para saber mais sobre cada uma delas, veja os detalhes que descrevemos nos tópicos abaixo!

Veja também: Saiba como minimizar o estresse de cães internados para tratamentos.

como evitar o estresse em cães

Evitar o estresse em cães é fundamental para a qualidade de vida deles – Foto: Canva

1. Proporcione um ambiente tranquilo e confortável para o seu cão

Proporcionar um ambiente que seja tranquilo e confortável para o cachorro viver cotidianamente é indispensável para evitar crises de estresse.

Pois assim como nós, seres humanos, não gostamos de ambientes bagunçados, que nos causam insegurança ou que sejam barulhentos, por exemplo, os cães também não gostam.

Por conta desses fatores, preparar um ambiente que seja relativamente silencioso – ao menos durante algumas horas do dia – e confortável, com a higiene e limpeza sempre em dia, é uma das formas de evitar o estresse em cães.

2. Mantenha uma rotina regular de exercícios físicos e mentais

Os cães não podem passar o dia inteiro dentro de casa sem nenhum tipo de estímulo que o ajude a gastar energia e exercitar mente e corpo. Se você tem mantido seu pet dessa forma, saiba que ele pode estar sofrendo de estresse e ansiedade por conta disso.

Além do mais, a falta de exercícios também pode aumentar as chances de desenvolver doenças como a obesidade, diabetes, problemas do coração, entre outros.

Portanto, se você quer evitar o estresse em cães, considere criar uma rotina na qual seja possível passear com o doguinho, para que ele se exercite. Também inclua atividades mentais, que sejam entretenimento para ele, durante o dia.

Tudo isso ajudará o cão a ter uma rotina mais agradável e que possibilite mais saúde mental.

Veja também: 10 Sinais de estresse em cães.

Como evitar o estresse em cães – 3. Forneça brinquedos e jogos

Assim como é necessário gastar a energia do pet por meio da prática de exercícios físicos e mentais, também é importante oferecer brinquedos e jogos para o cão.

Desse modo, ele terá atividades para se distrair ao longo do dia, não ficando no absoluto tédio. Até porque, se ele ficar totalmente entediado, durante muito tempo, poderá se sentir estressado e terá mais chances de adotar comportamentos destrutivos, quebrando alguns objetos dentro de casa e roendo sapatos, por exemplo.

Por isso, deixe sempre brinquedos e materiais à vista que sirvam de entretenimento para o dog.

como evitar o estresse em cães

Cachorro feliz e sereno – Foto: Canva

4. Estabeleça um horário regular para as refeições

Os cães podem ficar muito estressados e ansiosos quando não têm um horário regular para se alimentar e fazer as suas refeições. Pois pare e pense: como você se sentiria se nunca tivesse ideia dos horários nos quais fosse comer ao longo do dia? Parece uma situação bem ruim, concorda? 

Com os cães não é diferente. Eles também podem ter bastante angústia e estresse ao não possuírem uma rotina organizada. Por conta desses fatores, estabelecer um horário relativamente organizado, para comer, é fundamental.

5. Mantenha o ambiente livre de situações estressantes

Manter o ambiente livre de situações estressantes, como briga entre pets de estimação ou ruídos altos de fogos de artifício, também é fundamental para evitar o estresse em cães. 

Os cachorros podem ser bem sensíveis aos ruídos altos, por isso é importante protegê-los dessas situações.

Quando não for possível separá-lo do ambiente onde é possível ouvir os ruídos, pode-se tentar criar uma atmosfera mais segura, fazendo uma proteção acústica, fechando as janelas e ligando uma música, por exemplo.

Já no caso de brigas entre pets ou outros tipos de situações estressantes, é importante separar os animais desse tipo de acontecimento, levando-os a ambientes mais seguros e tranquilos.

Você também pode se interessar por 4 dicas para ajudar o seu cachorro a superar o estresse.

6. Evite deixar seu cão sozinho por longos períodos de tempo

Apesar de nem sempre podermos estar em casa para fazer companhia aos nossos pets, devemos ter o cuidado de não deixá-los sozinhos por muito tempo.

Se você precisa viajar ou ir a algum lugar e permanecer mais de 24 horas fora de casa, considere a possibilidade de contratar uma pessoa especializada em cuidar de pets na ausência de seus tutores.

Isso impedirá que o cão acabe ficando estressado e ansioso, ao se sentir “abandonado” pelo tutor.

Esse tipo de cuidado deve ser ainda mais considerado em casos nos quais o cão nunca fica sozinho tanto tempo.

cachorro feliz

Cachorro apoiado na cerca – Foto: Canva

7. Use o transporte correto para o seu cão

Quando precisar levar o seu cão para outro lugar, não coloque-o em caixas ou compartimentos que não sejam específicos para o transporte de pets.

Afinal, ele poderá se sentir extremamente desconfortável e inseguro por conta disso. 

Por isso, se você quer realmente evitar o estresse em cães, lembre-se de que eles precisam se sentir seguros, especialmente em situações diferentes do habitual. Se você tem que transportar o cão, coloque-o em uma caixa de acordo com o tamanho dele.

Assim, há mais chances de ele se sentir confortável e agradável dentro da caixinha, impedindo, inclusive, que acabe se machucando ao tentar sair.

Como evitar o estresse em cães – 8. Seja consistente nas suas “ordens”

Para evitar o estresse em cães é muito importante que os tutores sejam consistentes naquilo que solicitam por meio de uma ordem. 

Isso significa que você deve usar os mesmos comandos, tom de voz e recompensas todas as vezes que estiver treinando o seu amigo de quatro patas. Afinal, se você mudar as suas ordens ou recompensas, pode confundir o cão e dificultar o seu progresso. 

Além disso, seja consistente ao definir regras e limites. Se o cão for permitido subir no sofá em um dia, mas repreendido no dia seguinte, ele pode ficar confuso e ansioso. Não fique “mudando” as coisas dessa forma. Lembre-se de que ele não tem o mesmo raciocínio que nós e poderá sofrer com esse “vai e volta”. 

9. Procure socializar o cão desde cedo

Outra forma de evitar o estresse em cães é proporcionar a socialização desde cedo. Isso porque, cães que não são socializados desde cedo podem ficar bem estressados na presença de pessoas e animais “estranhos”.

Outro ponto importante sobre isso é que a socialização adequada pode prevenir problemas de comportamento, como agressão e ansiedade, e ajudar a criar um cão amigável e confiante. 

Lembre-se de que a socialização é uma atividade contínua, e você deve continuar a expor seu cão a novas experiências ao longo da sua vida, mas sem tentar forçar a barra, ok? Vá aos poucos, respeitando o tempo do seu amigo. Se você perceber que ele está muito estressado, dê um tempo, acolha o pet, etc.

Como evitar o estresse em cães – 10. Evite castigos físicos e verbais

Embora algumas pessoas julguem os castigos verbais e físicos algo “normal”, a verdade é que eles podem causar estresse, ansiedade, traumas e agressividade nos cães. Por isso, se o seu propósito é evitar o estresse, descarte esse tipo de atitude o quanto antes!

Em vez de praticar esse tipo de atitude ruim, é importante usar técnicas de treinamento positivas e recompensar comportamentos desejados. 

Reforço positivo, como elogios e petiscos, é uma maneira muito mais eficaz e segura de treinar o seu cão. Se o seu cão apresentar comportamentos indesejados, procure a ajuda de um treinador profissional para encontrar soluções mais adequadas, mas jamais castigue o pet a ponto de aumentar o estresse dele.

Afinal, por mais que você ache que ele vai “entender” que fez algo errado, ele não tem a racionalidade suficiente para avaliar isso.

11. Respeite o espaço de privacidade do seu cachorro

Cães precisam ter um lugar calmo e tranquilo para descansar, e muitas vezes eles preferem ficar sozinhos. Portanto, crie um espaço reservado para o seu cachorro, com uma caminha ou um cobertor confortável, e certifique-se de que ele tenha acesso a essa área sempre que precisar.

Quando ele estiver descansando ou, simplesmente, sozinho em um ambiente, não fique indo até ele ou chamando-o. Os pets precisam desses momentos sozinhos para se sentirem mais tranquilos e confortáveis.

Se a todo momento o cachorro for exposto a algum tipo de estímulo, ele poderá começar a se sentir extremamente estressado e irritado. Portanto, evite esse comportamento que muitos tutores têm de sempre mexerem no pet, ok?

12. Proporcione um espaço seguro e confortável para o seu cão dormir e comer

Os cães se sentem mais vulneráveis quando estão dormindo ou se alimentando. Por isso, precisam de espaços seguros para que essas atividades sejam executadas com tranquilidade e sem estresse.

Sendo assim, certifique-se de que seu cão tenha um espaço limpo e organizado para comer, com água fresca e comida adequada à sua dieta. Além disso, remova quaisquer estímulos que possam atrapalhar a “concentração” do pet durante a sua alimentação.

Quando se trata de dormir, um espaço confortável e tranquilo é essencial para a saúde do seu animal de estimação. Prepare um ambiente sem muito estímulo sonoro ou visual, garantindo o conforto do cão. Não se esqueça de averiguar a temperatura do ambiente, pois calor ou frio excessivos podem causar impactos no sono do cachorro, deixando-o mais propenso aos problemas de estresse.

cão sentado

Cão sentado feliz – Foto: Canva

13. Não force seu cão a interagir com outros animais ou pessoas

Apesar de a sociabilidade ser muito importante para o cachorro, ficar “forçando a barra” para que isso aconteça pode ser um problemão.

Afinal, o cachorro pode ficar estressado e até agressivo em algumas situações. Por isso, se o seu pet está mostrando uma grande relutância para interagir com alguém em específico, não fique tentando forçar a situação. Deixe-o se sentir seguro aos poucos, a fim de promover uma sociabilidade mais saudável.

Como evitar o estresse em cães – 14. Dê carinho, amor e atenção ao pet

Os cães gostam de receber carinho, amor e atenção, quando estão abertos a isso. Portanto, demonstrar que ele é importante para você pode ajudá-lo a se sentir mais acolhido e até mesmo feliz.

Consequentemente, torna-se possível reduzir os níveis de estresse e ansiedade no dia a dia.

Para demonstrar, dê petiscos, brinque com ele, faça carinho, converse e divirta-se! Dessa maneira, além de criar um laço ainda mais forte com o seu pet, todo mundo pode ficar mais feliz com essas interações – inclusive você, tutor.

15. Mantenha visitas regulares ao veterinário

Por fim, além de evitar o estresse em cães com base nas dicas que apresentamos no decorrer deste conteúdo, lembre-se das visitas regulares ao veterinário.

São essas visitas que poderão permitir que você monitore a saúde do seu animal de estimação e previna possíveis problemas antes que eles se tornem graves, sendo que, muitos desses problemas podem elevar os impactos na saúde mental do pet.

Além disso, o veterinário pode ajudar a identificar sinais de estresse e oferecer orientações sobre como ajudar seu cão a relaxar e se sentir mais confortável em situações difíceis. 

Pense nisso e invista na saúde do seu amigo! E em caso de dúvidas, converse com o veterinário, combinado?

Cuide do seu dog!

O post Como evitar o estresse em cães: Saiba como evitar o estresse em cães! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
11 de Julho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos