Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes?

Alguns exercícios e mudanças no ambiente podem ajudar a manter os ossos do cachorro sempre fortes e saudáveis. Dessa maneira, é possível proteger a saúde do pet e oferecer a ele mais qualidade de vida.

Neste texto, a equipe do Portal do Dog apresenta uma série de dicas para você. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes

Raio-X – Foto: Canva

Dicas para manter os ossos do cachorro sempre fortes

Para manter os ossos do cachorro sempre fortes é importante levar em consideração alguns critérios relacionados ao ambiente, alimentação, hábitos e até mesmo brincadeiras. A seguir, apresentamos, de forma resumida, 14 pontos importantes:

  • Alimentação balanceada e adequada.
  • Hidratação sempre em dia.
  • Passeios ao ar livre.
  • Brincadeiras desafiadoras e que exercitem o pet.
  • Cuidados com quedas.
  • Evitar impactos, como em subida ou descida de móveis altos.
  • Manter o peso saudável.
  • Permitir que o pet descanse adequadamente.
  • Contato com a luz solar.
  • Enriquecimento ambiental.
  • Uso de brinquedos estimulantes.
  • Cuidado com a sobrecarga de atividades.
  • Fique atento às necessidades específicas da raça do seu cachorro.
  • Visitas regulares ao veterinário.

Basicamente, esses são os fatores que devem ser levados em conta para manter os ossos do cachorro sempre fortes. Agora, você poderá ler a descrição completa de cada um deles. Veja a seguir:

1. Alimentação balanceada e adequada

A alimentação do cão precisa ser balanceada e adequada às necessidades nutricionais do pet.

Por isso, comprar uma ração de qualidade e que seja recomendada à raça e à idade do seu cachorro é fundamental. Além disso, lembre-se de ler mais informações do fabricante sobre a quantidade diária de ração que deve ser oferecida, para não exagerar, mas também para não faltar.

Dessa maneira, será possível oferecer uma alimentação que contribua para o fortalecimento dos ossos.

Inclusive, vale conversar com o veterinário para encontrar a marca de alimento para cachorro que possa ser mais interessante para o seu amigo de quatro patas.

dois cães fofos

Dois cães fofos – Foto: Canva

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes – 2. Hidratação sempre em dia

A hidratação do cachorro precisa estar sempre em dia para que diversas funções do organismo do cão trabalhem adequadamente.

Para isso, você deve deixar água fresca sempre disponível para o pet, além de posicionar os potes de água em locais visíveis, que instiguem o cão a beber.

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes – 3. Passeios ao ar livre

Passear ao ar livre é outra forma interessante de manter os ossos do cachorro sempre fortes. Isso porque o cachorro estará se exercitando e praticando atividades que estimulem a circulação sanguínea, levando mais nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo, inclusive aos ossos.

Além disso, a prática de passeios ajuda a fortalecer as articulações e o corpo como um todo, igualmente ocorre com nós, humanos.

4. Brincadeiras desafiadoras e que exercitem o pet

Além de passear ao ar livre com o cachorro, que tal brincar com ele de formas desafiadoras? Você pode fazer com que ele salte obstáculos, suba e desça escadas, e assim por diante.

Apenas cuidado com a escolha dos exercícios: é importante observar se está ao alcance do cão fazer tais atividades, para não forçar demais e acabar provocando acidentes.

Inclusive, sugerimos que você comece essa prática aos poucos, a fim de garantir que ele não seja exposto e um exercício muito intenso, de uma só vez.

5. Cuidados com quedas

Seguindo o que acabamos de mencionar acima, na hora de brincar com o cachorro, fique de olho se o ambiente não poderá causar quedas muito altas, que poderiam prejudicar a saúde dos ossos dele.

Além desses momentos, também observe os locais onde o cachorro costuma circular. Por exemplo, se ele gosta de andar no segundo andar da sua casa, é importante que as sacadas sejam teladas para que ele não caia lá de cima e acabe fraturando um osso.

Essas pequenas alterações no ambiente protegem o cão de acidentes e garantem que os tutores fiquem ainda mais tranquilos e despreocupados, não é mesmo?

Portanto, não meça esforços quando o assunto é prevenir problemas nesse sentido!

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes

Raio-X visivel  – Foto: Canva

6. Evitar impactos, como em subida ou descida de móveis altos

Além de evitar quedas de alturas, fique atento aos pequenos impactos do cotidiano.

Pode ser que você não repare nesse detalhe, pois, muitas vezes, agimos de forma automática dentro de casa e nem nos damos conta de que o nosso cachorro é pequenininho – ou ao menos bem menor do que nós.

Por exemplo, pare e observe quando o seu cachorro sobe e desce da cama: ele precisa fazer muito esforço para isso? Quando ele desce, será que há muito impacto no chão?

Esse tipo de detalhe deve ser analisado, pois pode ser que seja necessário investir na escada para cachorro, a fim de que esse problema seja sanado e o pequeno de quatro patas não sofra de impactos nos ossinhos.

7. Manter o peso saudável

Assim como ocorre com nós, seres humanos, o peso corporal tem um impacto relevante sobre a saúde dos ossos dos cães.

Sendo assim, se você quer realmente manter os ossos do cachorro sempre fortes, considere avaliar e pesar o pet com frequência. Saiba qual é o peso ideal para o porte do seu cachorro (o veterinário pode ajudar com isso) e tente sempre mantê-lo dessa forma.

Evite petiscos e alimentos calóricos em excesso, que poderiam fazer com que o cão engordasse. Afinal de contas, o excesso de peso poderá sobrecarregar as articulações e os ossos de modo geral.

Por isso, fique atento a esses detalhes e cuide do peso corporal do cão. Até porque, além de fazer mal para os ossos, o peso excessivo também pode prejudicar a saúde como um todo, devido às consequências da obesidade.

8. Permitir que o pet descanse adequadamente

Além de exercitar o cachorro e permitir que ele mantenha uma vida ativa, é importante lembrar que ele também precisa de descanso para manter a saúde em dia – inclusive no que diz respeito à saúde óssea.

Afinal, a sobrecarga de atividades pode acabar prejudicando o pequeno de quatro patas. Além disso, uma boa noite de sono ajuda a restaurar todo o organismo do cão, fortalecendo os mais diversos sistemas – como o esquelético.

Sendo assim, lembre-se de preparar um cantinho de soneca para o seu amigo, deixando-o confortável e livre de ruídos para que o cachorro possa dormir bem, todos os dias. Isso faz toda a diferença não só na saúde dos ossos, como na saúde do corpo, como um todo.

cão fofo

Cão fofo roendo osso – Foto: Canva

9. Contato com a luz solar

A luz do sol também é importante para a saúde do cachorro, de maneira geral. Com relação aos ossos, não é diferente.

Se você quer realmente manter os ossos do cachorro sempre fortes, considere levá-lo para passeios com uma certa frequência, de preferência diária, ou permita-o brincar no externo, ou seja, no quintal de casa, para que essa exposição à luz ocorra.

Apenas fique de olho nos melhores horários para que isso aconteça, ok? Pois se você expor o cão em momentos muito quentes, pode ser que ele fique desidratado ou sofra algum impacto por conta dos raios solares muito fortes.

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes – 10. Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental, especialmente em casos nos quais o cachorro precisa permanecer muito tempo dentro de casa, é imprescindível para a saúde física e mental do cão.

Isso porque ele precisa de estímulos ambientais para mover o corpo, brincar, exercitar-se mesmo dentro de casa, etc.

Assim, ele terá chances de fortalecer mais os ossinhos, mantendo-os sempre saudáveis.

Para isso, é importante avaliar de que forma é possível deixar o espaço interno mais atrativo para as brincadeiras e exercícios diários. Inclusive, se houver necessidade, questione o veterinário para ter mais ideias de como fazer isso em casa.

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes – 11. Uso de brinquedos estimulantes

Os brinquedos estimulantes, ou seja, que fazem o cachorro correr, pular e rolar, também ajudam a manter os ossos sempre fortes.

Por exemplo, uma simples bolinha pode fazer com que o pet corra ao ar livre, fortalecendo o corpo e espantando qualquer chance de sedentarismo.

Isso contribui para a saúde dele como um todo, além de abrir caminhos para a diversão com o tutor.

Veja também: Brinquedos para cachorros que ficam sozinhos: Confira as dicas!

12. Cuidado com a sobrecarga de atividades

Apesar de os exercícios físicos serem fundamentais para manter os ossos do cachorro sempre fortes, é importante evitar sobrecargas.

Isto é, não adianta querer correr quilômetros e quilômetros com o pet, em um único dia, para compensar os outros que ele fica parado em casa.

Isso pode prejudicar a saúde do cão, fazendo, inclusive, com que ele tenha problemas musculares e nos ossos, impactando o bem-estar e a qualidade de vida profundamente.

Afinal, assim como nós não vamos à academia e colocamos o maior peso possível nos aparelhos, no primeiro dia, não devemos fazer esse tipo de coisa com o cachorro, concorda?

13. Fique atento às necessidades específicas da raça do seu cachorro

Alguns cachorros, de acordo com a raça, podem ter algumas necessidades especiais e mais específicas com relação à saúde dos ossos.

Nesses casos, o ideal é pesquisar mais detalhes sobre a raça e conversar com o veterinário para saber de que forma é possível criar uma rotina mais saudável para o cão.

Até porque, existem pets que podem ser mais sensíveis, em se tratando da saúde óssea, enquanto outros podem não ter tantas necessidades específicas.

Mas, ao invés de “tentar adivinhar” o que é melhor para o pet, pesquise sobre a raça, converse com quem entende e busque oferecer uma rotina que seja alinhada ao biotipo do cão.

Afinal, assim como nós, humanos, temos necessidades individuais e singulares, os cães e os gatos também precisam desse tipo de atenção. Pense nisso na hora de manter os ossos do cachorro sempre fortes!

Como manter os ossos do cachorro sempre fortes – 14. Visitas regulares ao veterinário

E por falar em veterinário, nunca se esqueça da importância de visitá-lo com frequência, ok? Dessa maneira, será possível manter os ossos do cachorro sempre fortes, pois o profissional poderá fazer exames e detectar qualquer desequilíbrio de forma precoce, fomentando tratamentos que sejam mais efetivos.

Portanto, se faz muito tempo que você não leva o seu pet ao veterinário, considere a possibilidade de agendar uma nova consulta de rotina hoje mesmo.

Acredite, isso poderá fazer toda a diferença na saúde dele. Tanto no curto quanto no longo prazo.

Além disso, caso tenha mais alguma dúvida de como manter os ossos do cachorro sempre fortes, converse com um profissional qualificado, combinado?

O post Como manter os ossos do cachorro sempre fortes? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
07 de Junho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos