Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Gato doméstico de pelo curto: conheça os tipos

O gato doméstico de pelo curto pode ter dezenas de padrões de cores, olhos e, combinações com o padrão do corpo.

Teoricamente, todos os felinos de pelo curto podem ser considerados dentro dessa classificação. Mas ao contrário do que se pensa, existem tipos realmente reconhecidos e, é sobre esses que falaremos hoje.

Gatos são seres incríveis, que foram domesticados e aprenderam a conviver ao lado dos humanos de maneira pacífica.

No entanto, o que mais surpreende nesses animais é que eles continuam tendo instintos selvagens e, isso torna a observação e convivência ainda mais interessantes.

Se você gosta de felinos e quer saber mais sobre o gato doméstico de pelo curto, continue lendo este texto que está repleto de informações.

O gato doméstico de pelo curto é uma raça?

gato dormindo

Gato dormindo – Foto: Freepik

O gato doméstico de pelo curto possui vários nomes de acordo com a região do mundo onde se encontra.

Na Europa, é chamado de maggie, na Filadélfia, de puspins e, no Brasil, simplesmente de brasileiro de pelo curto.

Existem ainda o American Shorthair e o British Shorthair, mas esses são realmente gatos de raça, que possuem reconhecimento.

No caso do brasileiro de pelo curto, a raça não é bem definida, uma vez que não se sabe exatamente qual é a miscigenação de cada indivíduo.

História do gato doméstico de pelo curto

Ao que indícios históricos indicam, não existiam gatos domésticos na América antes da colonização no Norte do continente.

Sabe-se que os gatos foram transportados pelos humanos no navio Mayflower, uma vez que eram bastante úteis no controle de roedores na embarcação. Isso principalmente porque esses animais eram excelentes caçadores.

Foi justamente nessa relação que os gatos foram sendo domesticados. E a partir dessa convivência e desses felinos que chegavam que criadores dos Estados Unidos desenvolveram o American Shorthair.

Características de um gato doméstico de pelo curto

gato dormindo

Gato dormindo – Foto: Freepik

O gato doméstico de pelo curto teve muitas mudanças ao longo do tempo e, isso não se limita apenas à aparência geral do animal.

Sendo assim, a não ser que haja um grande controle da reprodução e seleção dos indivíduos, cada animal tem uma aparência e personalidade únicos.

Isso geralmente está relacionado ao grau de domesticação, origem e, também da maneira como o animal é introduzido e socializado no ambiente no qual vive.

Dessa forma, o gato doméstico de pelo curto pode ser brincalhão, calmo, agitado, ousado, tímido, mas a maioria dos exemplares é bem inteligente.

No que diz respeito à saúde desses pets, também existe uma relação com a seleção dos indivíduos.

Como o gato doméstico de pelo curto é um animal com grande variabilidade genética ainda, possuem uma quantidade reduzida de doenças hereditárias.

Quando bem cuidados e mantidos em ambiente doméstico, o animal costuma ter uma expectativa de vida média de 15 anos.

Mas acima de tudo, vale dizer que eles podem se tornar excelentes companheiros dos seus humanos e, são capazes de dar e receber muito carinho.

Ademais, esses pets são bem fáceis de se manter, sobretudo porque possuem a pelagem curta, que é fácil de higienizar e escovar.

Nacionalmente, o gato doméstico de pelo curto vem sendo trabalhado como raça por muitos criadores.

A ideia deles é conseguir criar um animal tão puro que seja reconhecido assim como já acontece com a raça americana equivalente a essa.

Conheça as raças de gato doméstico de pelo curto

Se você ama gatinhos, é bem provável que prefira adotar um felino sem raça definida, que precise de um lar.

De qualquer forma, saiba que existem tipos de gato doméstico de pelo curto que são considerados raças, uma vez que existe uma padronização.

Nos próximos tópicos mostraremos quais são eles.

Gato de pelo curto europeu

O gato doméstico de pelo curto europeu é bastante antigo, uma vez que se tem relatos históricos de que esses animais já conviviam com o ser humano na época do Império Romano.

Durante os períodos nos quais esse povo desbravou vários locais em busca de conquistar novas terras, os gatos foram junto.

Isso ocorreu sobretudo porque eles eram exímios caçadores e, conseguiam controlar muito bem a presença de roedores nas embarcações.

Mais tarde, pelo mesmo motivo básico, esse animalzinho também foi usado como gato de fazenda, tendo se tornado bastante comum em alguns locais específicos, como na Suécia.

No entanto, esse felino passou muito tempo sem reconhecimento como raça e, foi considerado pela Fédération Internationale Féline recentemente, no ano de 1992.

No que diz respeito às suas características físicas, esse animal possui um tamanho mediano, como o padrão da maioria dos gatos domésticos.

O corpo é forte e as patas são compatíveis com um animal de bom desempenho físico. As cores também são bastante diversificadas nesses animais.

E a personalidade também chama a atenção, uma vez que esses são pets carinhosos, que se dão muito bem com os humanos, inclusive crianças.

Entretanto, a raça se concentra realmente na Europa, sendo mais difícil encontra-la fora do território.

Gato de pelo curto brasileiro

Hoje em dia, criadores brasileiros lutam para que o gato doméstico de pelo curto brasileiro seja realmente reconhecido como raça.

No entanto, isso é bem recente e, essa raça tem por volta de duas décadas apenas e, ainda se está trabalhando nela.

O principal responsável pelo seu desenvolvimento foi o engenheiro Paulo Samuel Ruschi, fundador da Confederação Felina do Brasil.

Com tamanho mediano e um corpo forte, este animal tem boa agilidade, mantendo as características de caça dos seus ancestrais.

Inteligente, esse animal pode ser treinado facilmente, bastando para isso que o tutor conheça bem o comportamento desses pets e saiba como fazer isso da maneira correta.

Com os devidos cuidados, esses animais costumam ter bastante saúde e disposição, o que garante a eles uma expectativa de vida média entre 14 e 20 anos. Isso sem muitas exigências ou cuidados específicos.

American Shorthair

O gato doméstico de pelo curto americano é, provavelmente, o mais conhecido no mundo nessa categoria.

O animal possui uma pelagem bem característica, marcada por listras. Em vários aspectos ele se assemelha ao American Wirehair, mas com a diferença de ter a pelagem mais baixa.

A raça é conhecida por ser bem ativa, cheia de energia e, por ter uma grande capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes e situações.

A origem deles está relacionada ao gato domestico de pelo curto europeu, que foram levados aos Estados Unidos em embarcações.

A expectativa de vida desses também é bastante elevada, passando dos 15 anos quando bem cuidados e, podem alcançar facilmente os 20 anos.

Gato Siamês

Gato siamês. Fonte: Freepik

O gato Siamês é mais um gato doméstico de pelo curto, que está entre os mais populares no Brasil e no mundo.

O animal atrai olhares com a sua beleza e, com a peculiaridade das partes do corpo mais escuras e, a face quase preta que contrasta com os belos olhos azuis.

O siamês é um gato bonito e, que tem uma ótima personalidade. Por isso, este entre os animais mais amados atualmente.

Ativo, alegre e inteligente, o siamês é bastante apegado à família e, gosta bastante de estar próximo aos seus tutores em diversos momentos.

A sua origem é antiga e remete ao antigo reino de Sião, que se localizava onde atualmente é a Tailândia.

A raça também não costuma apresentar problemas de saúde tão específicos e, os animais mantidos em casa vivem em média entre 15 e 20 anos.

Gato doméstico de pelo curto: Cornish Rex

Quando se fala em gato doméstico de pelo curto, este é um tipo que leva a sua denominação bem à sério.

Isso porque esse é um animal que possui a pelagem realmente bem curta e, é uma boa opção para pessoas alérgicas ou que desejam mais praticidade na hora de fazer a manutenção dos pelos do animal.

Esse é um animal bem mais exótico, que é magro, alongado e, possui os músculos bem evidentes.

Os pelos são bem curtos, de modo que a raça perde apenas para o Sphynx, o gato sem pelo. O manto deste animal se assemelha à camurça.

Gato. Fonte: Freepik

Mas essa pelagem não é muito eficiente para manter o animal aquecido e, por isso, esses pets precisam de cuidados em dias mais frios.

Enérgicos, brincalhões e curiosos, esses pets podem viver entre 11 e 18 anos em média.

Quais os principais cuidados com esses felinos?

Gato dormindo – Foto: Freepik

O gato doméstico de pelo curto é bem mais fácil de se manter em relação aos animais de pelagem longa.
Apesar disso, é importante manter uma rotina de cuidados básicos com esses animais. A escovação da pelagem, por exemplo, deve se tornar um hábito porque ajuda a reduzir a quantidade de fios mortos.

Isso diminui o número de pelos que o animal ingere ao se higienizar, contribuindo para a sua digestão e, evitando problemas estomacais.

Não é interessante dar banhos com muita frequência nos felinos, mas duas vezes ao ano isso pode ser interessante para uma limpeza mais profunda e boa manutenção da pele e pelagem.

A nutrição também é muito importante, assim como vacinas, consultas com o veterinário e exames de rotina.

Conclusão

Existem vários tipos de gato doméstico de pelo curto e, a maioria deles é bem fácil de manter. Apesar disso, também necessitam de cuidados para que tenham uma boa longevidade e qualidade de vida.

O post Gato doméstico de pelo curto: conheça os tipos apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
04 de Abril de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran