Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Gatos brancos: Conheça os gatos brancos mais fofos e encantadores

Os gatos são animais fascinantes e adorados por muitas pessoas ao redor do mundo. Entre as diversas cores de pelagem existentes, os gatos brancos são considerados verdadeiras joias por muitos amantes de felinos.

Com sua beleza e elegância únicas, esses animais têm conquistado cada vez mais espaço em lares e corações de tutores ao redor do mundo.

Neste texto, discutiremos as características marcantes dos gatos brancos e o que os torna tão especiais.

Como surgem os gatos brancos?

gatos brancos

Gato branco – Foto: Freepik

A cor da pelagem de um gato é determinada geneticamente, e os gatos brancos surgem de uma combinação específica de genes.

Existem várias maneiras pelas quais os gatos podem herdar o gene responsável pela pelagem branca, mas uma das formas mais comuns é através do gene dominante W, que inibe a produção de pigmento em toda a pelagem do gato.

Quando um gato herda dois alelos W, um de cada progenitor, ele terá uma pelagem totalmente branca.

No entanto, nem todos os gatos brancos são iguais. Alguns possuem manchas de outras cores em sua pelagem, que podem ser resultado de outras combinações genéticas ou de mutações aleatórias.

Essas manchas podem ser encontradas em qualquer parte do corpo do gato e podem variar em tamanho e forma. Além disso, é importante notar que eles podem apresentar uma maior propensão a problemas de saúde relacionados aos olhos e ouvidos, o que requer uma atenção especial por parte de seus tutores.

As diferentes tonalidades de branco nos gatos

gato branco

Gato branco no sofá – Foto: Freepik

Embora os gatos brancos sejam geralmente associados à cor branca pura, eles podem apresentar diferentes tonalidades de branco em sua pelagem. Isso ocorre porque a cor da pelagem de um gato é determinada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo exposição ao sol, nutrição e outros fatores externos.

Algumas das variações mais comuns na tonalidade do branco em gatos incluem o branco puro, que é uma cor branca brilhante e uniforme; o branco creme, que apresenta um tom amarelado; e o branco gelo, que é um branco mais frio, quase prateado.

Além disso, alguns gatos brancos podem apresentar manchas ou marcas em outras cores, o que pode afetar a aparência geral da pelagem.

Independentemente da tonalidade, é importante lembrar que todos eles requerem cuidados especiais, especialmente quando se trata de proteção contra o sol e possíveis problemas de saúde relacionados à pele e aos olhos.

Os tutores devem estar atentos às necessidades específicas de seus animais de estimação e garantir que eles recebam a atenção e os cuidados adequados.

Características dos gatos brancos

gato branco

Gato branco rosa – Foto: Freepik

Os gatos brancos apresentam características marcantes que os tornam únicos e especiais. Aqui estão algumas das características mais comuns:

  • Pelagem: A pelagem branca é uma das características mais marcantes dos gatos brancos. No entanto, eles também podem apresentar manchas de outras cores, o que pode tornar sua aparência ainda mais interessante.
  • Olhos: Muitos deles apresentam olhos de cores diferentes, o que é conhecido como heterocromia. Isso ocorre devido à falta de pigmentação em uma ou ambas as íris dos olhos.
  • Personalidade: Como acontece com todos os gatos, a personalidade dos gatos brancos pode variar bastante de um indivíduo para outro. No entanto, alguns proprietários relatam que os eles são mais afetuosos e sociáveis do que outros gatos.
  • Problemas de saúde: Devido à falta de pigmentação em sua pelagem e olhos, os gatos brancos podem ter uma maior propensão a problemas de saúde relacionados à exposição ao sol, incluindo câncer de pele e problemas oculares.
  • Cuidados: Eles requerem cuidados especiais, especialmente quando se trata de proteção contra o sol e possíveis problemas de saúde relacionados à pele e aos olhos. Os tutores devem estar atentos às necessidades específicas de seus animais de estimação e garantir que eles recebam a atenção e os cuidados adequados.

Gatos brancos surdos: como identificar e cuidar

Os gatos brancos têm uma maior propensão a serem surdos em comparação com outros gatos. Isso ocorre porque a mesma mutação genética que causa a falta de pigmentação na pelagem e nos olhos também pode afetar a audição do gato.

Aqui estão algumas informações sobre como identificar e cuidar de gatos brancos surdos:

  1. Identificação: A surdez pode ser identificada observando o comportamento do animal. Gatos surdos podem não responder a chamados ou sons, e podem ser mais propensos a assustar-se ou a se assustarem com facilidade.
  2. Testes de audição: Se você suspeita que seu animal pode ser surdo, é importante levá-lo ao veterinário para fazer testes de audição. O veterinário pode realizar um exame de resposta auditiva do tronco cerebral para determinar se o gato pode ouvir sons.
  3. Cuidados: Os gatos brancos surdos requerem cuidados especiais, especialmente quando se trata de sua segurança. Eles podem ser mais propensos a se assustar e fugir, por isso é importante mantê-los dentro de casa ou em áreas seguras. Além disso, os tutores devem usar sinais visuais para se comunicar com o gato em vez de sons, e devem estar cientes de que o gato pode não ouvir alarmes de incêndio ou outros sons de aviso.
  4. Treinamento: É possível treinar gatos brancos surdos, usando sinais visuais em vez de comandos sonoros. Os tutores podem usar gestos ou luzes para indicar aos gatos o que fazer, e recompensá-los quando eles seguem os comandos.
  5. Amor e carinho: Gatos brancos surdos podem levar uma vida feliz e saudável, com o amor e o cuidado adequados de seus tutores. Eles ainda são animais de estimação amorosos e apegados, que podem trazer muita alegria para seus tutores.

Os gatos brancos mais famosos do mundo

Os gatos brancos são tão amados quanto outros gatos, e alguns deles se tornaram famosos em todo o mundo. Aqui estão alguns mais famosos do mundo:

  1. Snowball: Snowball era um gato branco que ganhou fama na década de 1980 por seus truques e habilidades de dança. Ele se apresentou em programas de televisão e em eventos ao vivo, e até apareceu em um comercial de comida para gatos.
  2. Pudsey: Pudsey era um cão da raça border collie que ganhou o concurso de talentos Britain’s Got Talent em 2012, juntamente com seu treinador, Ashleigh Butler. No entanto, Pudsey também era amigo de um gato branco chamado Sully, que às vezes se apresentava com ele. Sully também ganhou muitos fãs por sua beleza e personalidade encantadora.
  3. Hello Kitty: Hello Kitty é uma personagem fictícia japonesa que se tornou um ícone global. Ela é um gato branco antropomórfico com laços vermelhos na orelha e uma personalidade adorável e fofa. Hello Kitty aparece em produtos de todo o mundo, desde roupas até brinquedos e acessórios.
  4. Wilfred Warrior: Wilfred Warrior é um gato branco com uma aparência distinta, com uma mandíbula inferior proeminente e uma expressão única. Ele ganhou fama nas redes sociais, com milhões de seguidores em seu Instagram, onde posta fotos hilárias e engraçadas.
  5. Socks: Socks foi um gato branco que pertenceu ao presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e à sua família. Ele se tornou famoso por aparecer em fotos oficiais e em eventos públicos com a família presidencial, e até ganhou sua própria página na internet.

Gatos brancos e superstições

Os gatos brancos têm sido objeto de muitas superstições e crenças ao longo dos séculos. Algumas culturas os consideram símbolos de boa sorte, enquanto outras os associam a más presságios.

Aqui estão algumas das superstições mais comuns associadas aos gatos brancos:

  1. Boa sorte: Em muitas culturas, os gatos brancos são considerados símbolos de boa sorte e fortuna. Na Escócia e na Inglaterra, por exemplo, é considerado sorte ter um gato branco entrar em sua casa. Na cultura japonesa, os gatos brancos são considerados portadores de boa sorte e muitas pessoas têm estátuas deles em suas casas ou negócios.
  2. Má sorte: Em outras culturas, no entanto, os gatos brancos são associados a más presságios e azar. Na tradição europeia, esses animais são frequentemente vistos como bruxas transformadas em animais e são considerados portadores de má sorte. Na cultura africana, os gatos brancos são associados à morte e ao sobrenatural.
  3. Olhos diferentes: Eles tem olhos diferentes, um azul e um verde, por exemplo, são considerados especialmente místicos e mágicos. Eles são muitas vezes vistos como animais especiais com poderes sobrenaturais.
  4. Proteção: Em algumas culturas, ter um gato branco em casa é considerado protetor e afastador de maus espíritos. Acredita-se que o gato branco possa absorver as energias negativas da casa e proteger seus moradores de más influências.

Independentemente de superstições ou crenças culturais, os gatos brancos são animais adoráveis e companheiros amorosos para seus tutores.

Adote um gato branco: onde encontrar e como escolher

Se você está pensando em adotar um gato branco, há muitas opções disponíveis para você. Aqui estão algumas dicas sobre onde encontrar e como escolher o seu companheiro perfeito:

  • Visite um abrigo de animais: Uma das melhores maneiras de encontrar um gato branco para adotar é visitar um abrigo de animais. Essas instituições geralmente têm muitos gatos para adoção, incluindo gatos brancos de todas as idades. Além disso, ao adotar de um abrigo, você está dando uma segunda chance a um animal que pode ter sido abandonado ou maltratado.
  • Verifique com grupos de resgate de gatos: Existem muitos grupos de resgate de gatos que se concentram em resgatar e reabilitá-los de todas as cores, incluindo gatos brancos. Esses grupos geralmente têm gatos em lares temporários que estão prontos para adoção. Eles também podem ajudar a encontrar um gato branco com necessidades especiais, como um gato surdo.
  • Considere a personalidade do gato: Quando estiver escolhendo um gato branco para adotar, leve em consideração a personalidade do animal. Alguns gatos são mais enérgicos e brincalhões, enquanto outros são mais tranquilos e reservados. Certifique-se de escolher um gato que se adapte ao seu estilo de vida e às suas necessidades.

Ao adotar um gato branco, você estará dando a ele uma casa amorosa e uma vida feliz. Lembre-se de que cada gato é único, independentemente da cor de sua pelagem.

O post Gatos brancos: Conheça os gatos brancos mais fofos e encantadores apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
02 de Junho de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos