Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que os cachorros precisam? Guia completo!

Afinal, o que os cachorros precisam para se manterem sempre fortes e saudáveis? Quais são os cuidados com a saúde, rotina e afins? Essas dúvidas costumam ser muito recorrentes na vida de muitos tutores, especialmente daqueles que estão tendo que cuidar de um pet pela primeira vez.

Por isso, a equipe do Portal do Dog preparou este guia com uma série de dicas bem importantes que poderão te ajudar nessa missão. Não deixe de conferir e descubra como podemos oferecer o que há de melhor aos nossos amigos de quatro patas!

O que os cachorros precisam?

Mulher dando um beijo no seu cachorro. Foto: Canva.

Guia completo sobre o que os cachorros precisam

Estar atento a tudo o que os cachorros precisam é indispensável para oferecer cuidado, carinho e saúde a eles. Para isso, devemos pensar que a vida de um pet, assim como de qualquer ser vivo, pode ser dividida em alguns blocos. É o caso do bloco da saúde, do comportamento, dos exercícios, e assim por diante.

Na lista abaixo, colocamos os principais blocos que podemos considerar e avaliar na hora de oferecer um cuidado exemplar aos nossos cães. Veja só:

  1. Saúde;
  2. Comportamento e treinamento;
  3. Exercícios e brincadeiras;
  4. Conforto e segurança;
  5. Afeto e atenção;
  6. Cuidados especiais;
  7. Higiene e cuidados pessoais.

Agora, vamos entender tudo que está dentro de cada uma dessas categorias, de modo a facilitar na hora de propor um ambiente saudável aos pets? Então vamos lá!

O que os cachorros precisam em saúde?

Quando pensamos na saúde do cachorro, devemos pensar em vários aspectos que ele precisa que nós, tutores, levemos em consideração. A seguir, você pode ver uma lista com esses fatores:

  • Vacinação regular: É muito importante seguir o calendário vacinal do cachorro, pois muitas doenças caninas são prevenidas dessa forma, inclusive algumas que são fatais. Portanto, é um ponto que merece muita atenção.
  • Controle de parasitas: Proteger o cachorro de possíveis parasitas, como carrapatos, pulgas e vermes, é crucial para evitar a contaminação e a baixa qualidade de vida do animal. Entretanto, é importante utilizar medicamentos e anti-parasitas que sejam adequados ao seu pet. Por isso, buscar orientação de um especialista é fundamental.
  • Visitas ao veterinário: Assim como nós, seres humanos, precisamos fazer check-ups regularmente, os animais também precisam. Isso porque, infelizmente, algumas doenças ainda são silenciosas no começo, e essas visitas regulares podem ajudar a detectar problemas precocemente, facilitando a cura.
  • Castração/esterilização: Esse procedimento é importante para a saúde do pet, pois ajuda a prevenir doenças e, claro, a superpopulação de pets. Afinal, nem todo mundo tem suporte financeiro para arcar com a criação de muitos animais de estimação, e a procriação poderia se transformar em um grande problema.
  • Higiene dental: Os dentes do cachorro também merecem atenção e devem ser escovados com uma certa regularidade. Além disso, brinquedos mordedores, específicos para cães, também ajudam na hora de cuidar da saúde dentária.
  • Alimentação de qualidade: Selecionar uma boa ração, baseando-se no porte, na raça e na saúde do animal, também é algo que os cachorros precisam. O ideal, inclusive, é conversar com o veterinário para fazer uma seleção ainda mais personalizada e assertiva.
  • Acesso à água fresca: Lembre-se de sempre manter água fresca disponível para o pet, a fim de cuidar da hidratação canina. E mantenha essa água sempre limpinha, ok?
  • Peso saudável: Os cachorros precisam manter um peso equilibrado para não sofrer efeitos colaterais na saúde. Portanto, fique atento a isso e mantenha uma vida ativa.

Poderíamos citar outras coisas que os cachorros precisam em saúde, mas tudo depende das condições do seu cão. Por isso, conversar com um veterinário é bem importante.

Veja mais: Frequência das consultas ao veterinário – Quando levar o cachorro?

O que os cachorros precisam em comportamento e treinamento?

A área de comportamento e treinamento também merece atenção, pois faz toda a diferença na vida e no bem-estar dos cães. Vejamos alguns aspectos que devemos considerar nesse sentido:

  • Socialização precoce: Permitir que o pet comece a se adaptar, desde cedo, com diversas situações, pessoas, animais e lugares, sempre com supervisão, claro, é bem importante. Essa prática ajuda a combater o estresse de separação e fornece ao cão um repertório que o permite ter maior resiliência diante de alterações significativas à sua volta.
  • Treinamento básico: Treinar comandos simples, como sentar e ficar, auxilia no desenvolvimento cognitivo do cachorro, além de facilitar a interação na hora em que o tutor precisa que ele obedeça.
  • Limites claros: Estabelecer limites claros, como as regras do que pode ou não pode dentro de casa, também é importante. Sempre tendo a consciência de que leva um tempo até o pet se acostumar com a ideia, é claro.
  • Atividades mentais: Elas ajudam o pet a desenvolver o cognitivo, ao mesmo tempo em que o entretém e promove momentos bem agradáveis. É válido, aqui, oferecer jogos de inteligência e até mesmo quebra-cabeças.
  • Evitar ansiedade de separação: Busque treinar o seu cachorro para que ele aprenda a ficar sozinho em alguns momentos, evitando assim o desenvolvimento da ansiedade de separação.
O que os cachorros precisam?

Gato e cachorro deitados juntos na cama. Foto: Canva.

Exercícios e brincadeiras

Quando pensamos no que os cachorros precisam, é claro que não podemos deixar de lado a necessidade de se exercitar e brincar. Essas atividades contribuem para um peso mais saudável, ao mesmo tempo em que proporcionam bem-estar e qualidade de vida. Tudo isso enquanto protegem a saúde do corpo e da mente do animal.

Quanto a esses aspectos, podemos pensar em ideias como:

  • Passeios diários: Passear diariamente com o animal de estimação é muito importante. Essa prática estimula mente e corpo, mantendo o pet saudável. Lembre-se apenas de adaptar o tempo de passeio de acordo com a energia, idade e porte do cão. Inclusive, se não puder passear com o seu cachorro, considere contratar profissionais que atuam levando pets para passear, os chamados dog waklers.
  • Tempo de brincadeira: Brinque com o seu cachorro. Isso ajuda a criar vínculo e a aproximar, ao mesmo tempo em que entretem você e ele. No fim das contas, todo mundo sai ganhando, pois esse tipo de brincadeira ajuda os tutores na hora de relaxar e se divertir.
  • Exercício mental e físico: Experimente começar a ensinar truques novos para estimular a mente do cachorro, ou passeie com ele em novos caminhos.
  • Ambientes seguros para exploração: Leve o seu pet para passear em áreas cercadas que o permita correr e explorar o espaço livremente, e com segurança. Se tiver esse espaço em casa, melhor ainda!

Pense em quais outras brincadeiras e exercícios podem ser incluídos na rotina, como natação, brincadeiras em circuitos, e assim por diante.

Veja mais: De quanto exercício um cachorro precisa?

Conforto e segurança

O conforto e a segurança não  podem ficar de fora da lista de coisas que os cachorros precisam para serem saudáveis e felizes. Pois assim como nós, eles também buscam por espaços tranquilos, seguros e confortáveis, para se sentirem bem e felizes.

Para oferecer esse tipo de benefício aos nossos amigos de quatro patas, podemos considerar aspectos como:

  • Microchip e identificação: Esse tipo de identificação é fundamental. Afinal, caso o pet escape de casa, seja por querer explorar o mundo ou por estar com medo de algo, ele será facilmente identificado e você poderá encontrá-lo logo.
  • Casa segura e confortável: Ofereça uma casinha que seja agradável, com temperatura boa e que esteja sempre seca e limpa. O pet também precisa de um ambiente silencioso e aconchegante para descansar e se sentir tranquilo. Por isso, é importante observar até que ponto isso é oferecido em casa.
  • Acesso a áreas frescas e sombreadas: Permita que o seu pet possa ficar em espaços frescos, com sombra e boa ventilação, especialmente em dias de temperaturas mais altas. Caso contrário, ele poderá sofrer com o calor excessivo e a falta de espaço para descansar.
  • Segurança no carro: Adquira as caixas de transporte ou cintos que sejam específicos para o tamanho e porte do seu pet. Isso é indispensável para manter a segurança durante um transporte.
  • Rotina estável: Para se sentirem bem e seguros, os pets precisam de uma certa previsibilidade, com uma rotina que seja relativamente consistente. Fique atento a isso e crie uma espécie de cronograma diário para comer, brincar, divertir-se, dormir, etc.

Perceba que são muitos os aspectos que merecem atenção, por isso, fique sempre de olho nos comportamentos do pet, pois isso também pode ajudar na hora de avaliar se ele está verdadeiramente seguro e confortável.

O que os cachorros precisam?

Dois cachorros de porte pequeno dormindo na cama. Foto: Canva.

O que os cachorros precisam de afeto e atenção?

Para não se sentirem abandonados ou solitários, uma das coisas que os cachorros precisam é de atenção e afeto. Mas, não de qualquer maneira. É preciso que esse afeto seja sincero e de qualidade. Na lista abaixo, apresentamos alguns aspectos que você pode pensar sobre esse assunto:

  • Tempo de qualidade juntos: Você não precisa passar horas e horas do seu dia conversando ou acariciando o pet, mas tirar alguns minutinhos da rotina para interagir, fazer carinho e brincar é importante. Esse tempo de qualidade fortalece o vínculo e faz bem à saúde mental do animal.
  • Massagens e carinhos: Que tal criar momentos relaxantes com o seu pet? Uma massagem ou uma escovação de pelo pode ajudá-lo a se sentir bem confortável com você, ao mesmo tempo em que isso pode ser até terapêutico para você mesmo.
  • Conversa: Por mais que o pet não vá entender todas as palavras que você pronunciar, ainda assim esse hábito de conversar com ele pode ser bastante benéfico. Experimente e veja como isso pode aproximar vocês.
  • Respeito ao espaço: Apesar de ser muito necessário oferecer carinho e afeto, lembre-se de que os pets também gostam de ter momentos sozinhos. Eles não precisam ficar “grudados” em nós o tempo todo, até porque isso nem é saudável para ninguém. Portanto, permita que seu pet brinque, durma ou simplesmente ande por aí, no quintal ou dentro de casa, sem que você esteja imediatamente ao lado dele.

Confira também este nosso artigo: Seu cachorro morde quando recebe carinho? Veja o que pode estar de errado

Cuidados especiais

Até aqui, vimos muitas coisas que os cachorros precisam, não é mesmo? Mas além das categorias já citadas, existem alguns cuidados especiais que são um pouco mais variáveis, e que merecem a nossa atenção. Vejamos quais são eles:

  • Cuidado em dias quentes: Durante os dias mais quentes, é importante cuidar com o excesso de exercícios e sempre oferecer uma boa hidratação.
  • Cuidados em climas frios: Já no clima mais frio, é preciso oferecer cobertores ou até roupinhas para que o pet fique mais confortável. Não precisa exagerar, mas uma atenção maior pode ajudar a manter o pet mais confortável.
  • Prevenção de riscos domésticos: Fique atento aos principais acidentes domésticos com cães, guardando possíveis cabos de energia, escondendo produtos químicos, e assim por diante.
  • Adequação à idade: Fique sempre de olho na idade do seu pet. Isso porque a rotina de um cachorro filhote pode ser bem diferente da rotina de um idoso. Fazer essas adaptações garante saúde e bem-estar.
  • Acompanhamento em mudanças: Quando houver uma mudança significativa na família, como a chegada de um novo membro ou a compra de uma nova casa, ajude seu cachorro a se adaptar aos poucos, seguindo as orientações dos especialistas.

Lembrando que podem haver outros cuidados especiais que vão além desses que listamos acima. É muito importante manter-se atento a isso, ok?

O que os cachorros precisam?

Cachorro fofo de lado. Foto: Canva.

Higiene e cuidados

Por fim, outro aspecto que os cachorros precisam são os cuidados relacionados com a higiene e cuidados do pet em si. Para te ajudar na hora de elaborar um plano de ação nesse sentido, também fizemos uma listinha para essa categoria. Veja só:

  • Banho regular: Dê banhos no seu pet de forma qualificada, considerando a quantidade semanal ou mensal que a raça dele precisa. Fique atento também à escolha dos produtos de higiene que serão usados, ok?
  • Escovação: Escovar os pelos do pet regularmente ajuda a evitar o acúmulo de nós, ao mesmo tempo em que proporciona um momento de relaxamento e bem-estar para o seu amigo de quatro patas, fortalecendo o vínculo.
  • Cuidados com as unhas: Unhas muito compridas podem causar machucados nas patas do cachorro, além de outros acidentes. Por isso, cortá-las é fundamental. Mas é preciso saber fazer esse corte e, por conta disso, se você tiver alguma dúvida, é importante conversar com um especialista.
  • Limpeza de orelhas: As orelhas dos pets precisam ser limpas com produtos específicos e com uma certa regularidade, a fim de evitar possíveis infecções e problemas de saúde. Mas, novamente, só faça isso se você souber fazer, caso contrário, é mais prudente buscar orientação do veterinário.
  • Proteção dos olhos: Fique atento às possíveis secreções oculares e remova-as com atenção sempre que aparecerem, seguindo as recomendações do veterinário.
O que os cachorros precisam?

Duplinha de cachorros deitados na cama. Foto: Canva.

Com esses cuidados em dia, torna-se mais fácil oferecer o que os cachorros precisam para ter saúde e bem-estar. E não se esqueça, em caso de dúvidas, busque um veterinário!

Veja agora:

O post O que os cachorros precisam? Guia completo! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar