Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Pinscher: conhecendo a raça do Pequeno Guardião Alemão

O Pinscher é um cãozinho de pequeno porte, que é bastante conhecido pela sua audácia e coragem.

Tanto é que costumam dizer por aí que tamanho não é documento quanto se referem a essa raça.

Por um lado, o animal é conhecido por latir muito e, ao mesmo tempo, ele tem energia de sobra para pular e se movimentar sem parar.

Apesar de ter no máximo trinta centímetros de altura, esse é um pet que demonstra toda a sua braveza sempre que percebe que há algo de errado no ambiente em que se encontra.

Ao contrário de outros animais de porte pequeno, o Pinscher se mostra um ótimo cão de guarda e, ele está sempre bem atento a tudo o que acontece ao seu redor.

Mas se você quer saber mais detalhes sobre essa raça, continue lendo esse texto.

Aparência física do Pinscher

cão observando

Evite dias muito frios para dar banho no Pinscher – Foto: Freepik

O Pinscher é um cão pequeno, mas ele tem uma personalidade grande, diferenciando-se bastante da maioria das demais raças de pequeno porte.

Mesmo sendo um animal pequenino, bastante escolhido pelos tutores para ser um pet que vive em apartamento, deve-se saber que ele precisa bastante de espaço para correr e pular.

Ademais, eles são bem diferentes da maioria dos cães pequenos, sendo que possuem uma personalidade forte e marcante.

Ousados e corajosos, esses são cães curiosos, que adoram explorar o ambiente e, não costumam ter medo de muitas coisas.

Por outro lado, esses cãezinhos possuem uma personalidade bem legal, sendo bastante apegados aos tutores e, carinhosos com eles.

Além disso, a segurança das pessoas das quais o animal ama é uma grande prioridade e, por isso, eles tendem a avisar quando percebem que algo não vai bem.

Origem da Raça

como dar banho em Pinscher no frio

Seque bem o Pinscher depois do banho – Foto: Freepik

Para conhecer melhor qualquer raça de animalzinho doméstico, é fundamental conhecer a história. Por isso, começaremos justamente por esse ponto.

De acordo com registros históricos, os cães Pinscher possuem os seus primeiros registros datando do ano de 1925.

Nessa época constavam 1300 exemplares de cães no livro de registros do American Kennel Club. Mas muito antes já existiam cães bastante parecidos retratados em pinturas.

Isso abre uma hipótese de que provavelmente a raça data de pelo menos três séculos antes do que consta nos registros.

De qualquer maneira, esse animalzinho teve a sua origem na Alemanha. Mas por mais que se assemelhe ao Doberman, o Pinscher não descende diretamente dessa raça.

Apesar desse fato, as duas raças possuem sim algum tipo de parentesco. Pode ser que ambos sejam derivados de cruzamentos de Pinscher Alemão.

Enquanto uma raça deriva de animais maiores como o Rottweiler, a outra é proveniente de cruzamentos de pets de pequeno porte, como Dachshunds e Italian Greyhounds.

Principais características do Pinscher

o temperamento do pinscher

Pinscher com a pata no focinho Foto: Freepik

O Pinscher é conhecido por ser um cachorro pequeno e bem leve, que se diferencia de outras raças pelas suas peculiaridades.

Além do tamanho reduzido, esse pet tem uma expressão única. O rosto é predominantemente triangular, enquanto as orelhas também são pontudas.

Os olhos são bem escuros e redondos, possuindo um aspecto equilibrado e harmonioso, de acordo com o tamanho da face do animal.

Esse cãozinho se parece bastante com um Doberman, apesar de ter um tamanho bem menor e, está sempre com uma expressão bem atenda aos acontecimentos ao redor.

Dependendo do tamanho, os animais da raça são classificados com uma numeração que vai de zero até três.

  • Pinscher 0: é um cão bem pequeno, que pesa até 2 quilos.
  • Pinscher 1: um pouco maior, com massa corporal de até 3kg.
  • Pinscher 2: esses são um pouco mais altos, chegando até 4kg.
  • Pinscher 3: mesmo que ainda seja um cão bem pequeno, esse é o maior de todos, podendo ter até 5kg.

A altura dos animais não é considerada pelos criadores, sendo algo informalmente levado em consideração.

Pelagem do Pinscher

cão sentado

Use somente produtos pets no seu Pinscher – Foto: Freepik

O Pinscher é um cão conhecido pela pelagem lisa e curta, sendo densa e brilhante. Isso e bem característico nesses animais, sendo que a pelagem é algo que define a raça.

No entanto, a coloração da pelagem pode mudar de acordo com o animal, podendo ser de coloração única ou, com manchas marrons ou vermelhas.

Algo importante quando se fala nesse pet, é que a pelagem curta não é tão eficiente na proteção contra o frio.

Sendo assim, esse cãozinho pode se sentir mal em temperaturas mais baixas. Não é à toa que esses pets costumam tremer bastante e, por isso, precisa de abrigo quando as temperaturas caem.

Cuidados com a pelagem do Pinscher

Naturalmente, a pelagem do Pinscher é conhecida por ser brilhante e bem curta. Por isso, se o animal estiver saudável, ela se manterá assim sem maiores esforços.

Então, a manutenção é simples. Mas para não ter pelos espalhados pela casa inteira, é fundamental que você mantenha a escovação do seu pet em dia.

Isso porque os animais da raça costumam apresentar uma queda de pelos bem considerável, sendo necessário remover a pelagem morta para controlar essa perda de fios e, para manter a pele saudável.

A presença de pelos mortos no corpo do animal leva a uma maior retenção de sujeira, de modo que microrganismos se acumulam.

Isso pode levar ao crescimento de feridas na pele do pet, que podem doer, incomodar e coçar muito.

Como o animalzinho é muito pequeno, pode ser difícil encontrar uma escova que se adapte perfeitamente ao corpinho.

Então, muitos tutores preferem fazer isso usando uma luva, na qual a pelagem fica aderida e, é possível remover confortavelmente os fios mortos.

Uma das vantagens de se utilizar a luva é que o animalzinho costuma ficar mais tranquilo, uma vez que está recebendo carinho do seu tutor.

Em relação aos banhos, saiba que eles podem ser quinzenais ou mensais. Tudo depende do seu cão e do quanto ele se suja.

O importante é não exagerar muito na quantidade, evitando assim que o animal perca a oleosidade e a defesa natural da sua pele.

Principais cuidados com o cachorro Pinscher

como dar banho em Pinscher no frio

A rotina de banhos vai depender de como é a rotina do seu dog – Foto: Freepik

O cão Pinscher é conhecido por ser saudável de maneira geral e, por isso, na maioria das vezes é bem fácil manter os cuidados de saúde em dia com esses animais.

Mas é preciso ter atenção com o peso do animalzinho, uma vez que essa é uma raça com forte tendência à obesidade.

Muitos exemplares adoram comer e podem acabar exagerando se o tutor não tiver cuidado em relação a isso.

Ademais, o Pinscher tem uma predisposição a sofrer de luxação da patela, sendo necessário observar se há algum tipo de dificuldade de locomoção.

A doença de Legg-Calve Perthes também é descrita como comum na raça e, acomete a articulação do quadril de filhotes de raças de pequeno porte.

Sendo assim, caso se perceba qualquer alteração na locomoção ou incomodo por parte do animalzinho, é importantíssimo leva-lo a um veterinário para uma consulta detalhada.

Alimentação e Rotina de Exercícios

Assim como ocorre para todos os animais de estimação, a alimentação é um dos fatores mais importantes quando se trata de saúde e bem estar.

Por isso, é importante que desde o desmame o animalzinho receba uma ração de alta qualidade, que seja completa, balanceada e adequada ao seu porte.

A quantidade correta de vitaminas e nutrientes em geral, é fundamental para que o pet se desenvolva e tenha uma boa saúde.

A quantidade de alimento também deve ser controlada de acordo com as necessidades de cada cãozinho.

Assim, nem vão faltar nutrientes e energia e, nem vão sobrar, levando o cachorro a sofrer com a obesidade.

Para estabelecer uma rotina adequada de com o pet, recomenda-se caminhadas diárias ou, que pelo menos os animais brinquem de modo a se movimentarem bastante.

Apesar de esta ser uma raça ativa, os cães são delicados e, não devem ser forçados a praticarem atividades muito intensas para que não ocorra desgaste de articulações e nem sobrecarga ao organismo.

Vacinação e consultas

Desde os primeiros meses de vida, é muito importante que os animais sejam devidamente imunizados para a prevenção de doenças graves.

Nos filhotes, é preciso seguir o cronograma adequado de imunização, que geralmente requer doses de reforço.

O médico veterinário que sugere a forma de imunizar o pet, mas de qualquer forma, anualmente é necessário fazer a revacinação de reforço.

Doses anuais de V10 ou V8 protegem seu animal de doenças graves, como cinomose, parvovirose e leptospirose, por exemplo.

A vacina antirrábica também é muito importante, uma vez que imuniza o pet contra a raiva, que é uma zoonose grave, que acomete animais e humanos.

Hoje em dia, existem ainda outros tipos de vacinas, que ajudam a prevenir outros problemas, incluindo a gripe.

Sendo assim, sempre consulte um médico veterinário para saber quais são as imunizações mais recomendadas para o seu pet.

Vermífugos e antipulgas

A vacinação anual é importantíssima, mas de tempos em tempos você também precisa se preocupar com antipulgas e vermífugos, por exemplo.

Manter o animal livre de parasitas internos e externos é fundamental para a saúde, bem estar e longevidade do pet.

Comportamento do Pinscher

pinscher

Pinscher – Foto: Freepik

O Pinscher é um cão de porte atlético, conhecido por ter muita energia e, por sempre estar correndo por aí.

Por isso, ele gosta de espaço e, se tiver um local para correr um pouco ao ar livre, pode ser ainda melhor.

Ademais, esse é um cão pequenino, mas muito atento e corajoso, que sempre presta a atenção ao que está acontecendo ao seu redor.

Mais do que isso, se ele percebe qualquer movimentação que considere indevida, vai fazer o que for preciso para avisar ao seu tutor que existe um problema e tentar proteger.

Ele faz isso principalmente porque ama as pessoas com as quais convive. Além de proteger os seus humanos, o Pinscher é espirituoso e ama brincar e se divertir.

O cãozinho é bem amoroso e, também se mostra bastante fiel aos humanos. Por isso, a sua personalidade costuma ficar de acordo com o que se observa nos membros da família.

No entanto, é preciso ter bastante cuidado com a maneira como se trata o pet, uma vez que a personalidade dele tende a mudar de acordo com a maneira como ele for educado, sobretudo durante os primeiros meses da sua vida.

Com um treinamento adequado e socialização efetiva desde cedo, o animal pode conseguir se relacionar muito bem com as pessoas e os outros animais que convivam com ele.

O Pinscher gosta de crianças?

Sim, o Pinscher pode se dar muito bem com as crianças, mesmo que essa não seja a raça que se dá melhor com os pequeninos.

No entanto, se o animal for acostumado desde cedo, sim, ele é capaz de conviver em harmonia com as crianças.

Como ele tem muita energia e adora brincar, a sua personalidade se alinha bem com a dos humanos mais jovens.

Entretanto, deve-se ter o cuidado de ensinar as crianças a terem cuidado com o animal, uma vez que ele é pequeno e tem um corpinho bem sensível em alguns pontos.

Se o Pinscher cair do colo, por exemplo, ele pode ter uma lesão nas pernas ou coluna, com a possibilidade até de perder os movimentos.

Além disso, o Pinscher pode acabar mordendo a criança se por acaso de sentir acuado em algum momento.

Como é a experiência de ter um Pinscher em casa?

Como já foi dito, o Pinscher é um cãozinho ativo e alegre. Por isso, se você está pensando em ter um animal desses na sua casa, deve estar preparado para lidar com a agitação.

O ideal é adquirir brinquedos que sejam adequados ao porte do animal, uma vez que essa raça ama brincadeiras.

Procure diversificar os brinquedos e, trabalhar bem o ambiente no qual ele vive, oferecendo várias opções de entretenimento e diversão. Brinquedos coloridos, que sejam de morder e façam barulho geralmente agradam bastante.

Mas o Pinscher também pode gostar bastante de correr atrás de uma bolinha ou frisbee. Isso ajuda a controlar um pouco a energia do pet.

Ademais, prepare-se para ter um grande companheiro, que esteja sempre por perto, independentemente de onde você estiver ou do que estiver fazendo.

Conclusão

O Pinscher é um cãozinho pequeno e alegre, dotado de uma grande coragem e espírito brincalhão. Mas será que essa é a raça certa para você?

O post Pinscher: conhecendo a raça do Pequeno Guardião Alemão apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
31 de Março de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos