Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como incentivar um cachorro preguiçoso?

Você está com dificuldades para incentivar um cachorro preguiçoso? Muitos tutores vivenciam isso, e se deparam com pets que adoram priorizar uma soneca ao invés de uma boa brincadeira.

Porém, é claro que não podemos permitir que nossos amigos peludos sejam totalmente sedentários no dia a dia, concorda? Precisamos estimular eles a praticarem exercícios físicos diários, mesmo que seja difícil no começo.

A boa notícia é que podemos recorrer a algumas práticas diferentes, que podem trazer bons resultados. E neste guia do Portal do Dog, vamos te ajudar a refletir sobre essas possibilidades. Acompanhe para saber mais!

incentivar um cachorro preguiçoso
Cachorro dormindo no sofá. Foto: Canva.

Como incentivar um cachorro preguiçoso?

Existem diversas formas de incentivar um cachorro preguiçoso. Algumas podem funcionar melhor com o seu pet, enquanto outras nem tanto.

Devemos sempre considerar que cada pet pode ter as suas próprias particularidades, por isso, adaptar a forma como lidamos com eles é sempre importante.

Com tudo isso em mente, vejamos, a seguir, algumas dicas que reunimos para você conhecer:

1. Comece com brincadeiras curtas e atrativas

Uma das formas de começar a incentivar um cachorro preguiçoso é investindo em brincadeiras que sejam mais curtinhas no começo, mas bastante atrativas.

Você pode escolher brinquedos que tenham mais a ver com o seu cachorro, que chamem a atenção dele. Depois disso, pode reservar alguns minutos do dia para brincar um pouquinho usando esses brinquedos.

Essas mini brincadeiras podem acontecer em horários variados, mas sempre dentro de uma rotina, para que o pet aprenda que aquele momento é feito para brincar.

Além disso, aos poucos, você pode ir aumentando o tempo de brincadeira, para estimular ainda mais seu amigo de quatro patas.

Veja mais: As coleiras contra pulgas funcionam?

incentivar um cachorro preguiçoso
Cachorro com roupão e óculos de sol comendo pipoca. Foto: Canva.

2. Estabeleça uma rotina estruturada

Ter uma rotina estruturada pode incentivar o seu pet a sempre seguir determinadas atividades ao longo do dia. Se você sempre passear com ele no mesmo horário, há chances de ele fazer essa associação e, assim, praticar essa atividade com mais afinco.

Mas lembre-se, criar uma rotina e hábitos leva tempo e exige dedicação, e você, enquanto tutor, terá que se dedicar dessa maneira, possibilitando ao seu pet a chance de se adaptar a essa realidade.

3. Recompense a participação

Quando o seu cachorro resolver participar de alguma atividade, seja ela em casa ou um passeio pela cidade, considere recompensá-lo por isso. O reforço positivo é ótimo para incentivar um cachorro preguiçoso.

Você pode dar um petisco para ele quando participar de alguma brincadeira, ou mesmo outros tipos de mimos que ele goste, como um carinho, um elogio, enfim. (Com relação ao petisco, sem exagerar, ok? Sempre respeitando as necessidades de saúde do seu pet).

Cachorros gostam desse tipo de atenção, e ao dar isso a ele, você reforça a ideia de que ele deve repetir o comportamento que está tendo. Logo, ele poderá perceber que participar de atividades com  você é algo que pode ser muito benéfico.

Veja mais: 4 curiosidades sobre a linguagem corporal dos cães

4. Varie os passeios

Ao invés de sempre fazer o mesmo passeio, pela mesma rua, todos os dias, que tal variar essa atividade para incentivar um cachorro preguiçoso?

Assim, seu pet poderá se sentir mais curioso e instigado para fazer algo diferente, o que pode levá-lo a se exercitar mais ao longo do dia por conta disso.

Além de variar os locais, você também pode começar a variar a duração desses passeios. Sempre entretendo seu pet para que ele se divirta e descubra, junto com você, diversos locais legais para brincar e se exercitar.

incentivar um cachorro preguiçoso
Cachorro dormindo com óculos de sol na rede. Foto: Canva.

5. Considere o contato com outros cães

O contato com outros animais também pode ajudar na hora de incentivar um cachorro preguiçoso. Isso porque, o pet pode se interessar pelo seu amigo de quatro patas e acabar brincando com ele, conforme esse outro cão também demonstra interesse em brincar.

Entretanto, aqui vale um adendo: faça uma socialização responsável e segura, apenas permitindo que seu cão interaja com pets que você conhece. Além disso, não se esqueça de manter a vacinação do seu cachorro sempre em dia, para protegê-lo de possíveis contaminações que podem acontecer nessas interações.

Por último, não se esqueça de sempre supervisionar essas brincadeiras. Dependendo da raça e do temperamento do cachorro, algumas brincadeiras podem provocar um pouco a agressividade do pet, e algumas briguinhas podem aparecer. Então, cuidado e sempre supervisione.

Veja mais: Os cães podem sofrer queimaduras solares? Sinais e Tratamento

6. Brinque com algo do interesse do pet

Seu cachorro se interessa por água? Então que tal brincar com água? Você pode montar uma mini piscina, brincar com a mangueira, fazer bolhas de sabão, enfim… São diversas as possibilidades que podemos pensar com relação a isso.

Caso o se pet tenha interesse por outro tipo de atividade ou brinquedo, tente incluir isso, de alguma forma, nas práticas de exercícios dele. Dessa maneira, você pode conseguir incentivar um cachorro preguiçoso a fazer algo diferente e mais ativo em sua rotina, ao mesmo tempo em que ele aproveita alguma coisa que ama muito.

E, ah! Lembre-se de que o fato de você brincar com o seu pet pode fazer a diferença. Ou seja, ao invés de apenas dar o brinquedo favorito dele, e esperar que ele seja super ativo, considere brincar junto. É sobre isso, inclusive, que comentamos no tópico abaixo.

incentivar um cachorro preguiçoso
Cachorro com preguiça dormindo em cima do notebook. Foto: Canva.

7. Demonstre entusiasmo e energia

Nunca se esqueça de que os cães observam com bastante atenção tudo aquilo que os seus tutores fazem. Por isso, se você demonstrar entusiasmo na hora de passear, correr no quintal e brincar, pode ser que você consiga incentivar um cachorro preguiçoso.

Além disso, mostre entusiasmo na hora de apresentar as brincadeiras para o pet, interagindo bastante com ele. Além de chamar mais atenção, essa atividade pode, ainda, possibilitar uma proximidade maior entre vocês, o que pode contribuir para um relacionamento ainda mais forte. Interessante, concorda?

Converse com um veterinário, se precisar

Esperamos que essas dicas possam te ajudar. Mas, se o seu amigo ainda não quiser praticar exercícios, converse com o veterinário para entender o que pode estar acontecendo e descartar a possibilidade de ele estar com algum tipo de problema de saúde, por exemplo.

Afinal, às vezes, o pet pode parecer preguiçoso, mas, na realidade ele está lidando com alguma dor ou até mesmo com alguma deficiência de vitamina.

Pense nisso e sempre mantenha as visitas regulares ao médico veterinário, combinado?

Veja mais: Pet idoso: veja como cuidar da saúde do animal nessa fase

O post Como incentivar um cachorro preguiçoso? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Outubro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti