Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Fenda Palatina em cães

A maioria das pessoas já ouviu falar em fenda palatina, principalmente pelo o nome popular, pela qual é conhecida: “Goela de lobo”. Essa anormalidade é percebida principalmente quando o cão é filhote, pois no momento de mamar sempre apresenta um quadro de engasgo. A fenda palatina pode afetar o palato duro, popularmente chamado de “céu da boca” ou o palato mole (continuação do palato duro), fazendo com que haja uma ligação da boca com a região nasal. Além da fenda palatina, existem animais que apresentam as fendas labiais, conhecidas como lábio leporino, porém não é obrigatório que elas ocorram simultaneamente. Por causa da pouca informação das maiorias dos tutores, muitos filhotes de cães que apresentam a fenda palatina chegam a adoecer de pneumonia, devido ao o leite ir diretamente para o pulmão.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A causa do aparecimento da fenda palatina em cães é de origem congênita, ou seja, o animal já a apresenta no nascimento. Estudiosos afirmam que uma das principais causas para que haja o aparecimento dessa anormalidade genética é a consangüinidade. Isso ocorre principalmente em cães de raça, quando o tutor cruza animais que sejam da mesma família.

Os sinais clínicos da fenda palatina são bem clássicos e de fácil visualização. Normalmente são percebidos nos primeiros dias de vida do filhote, quando o mesmo chega a apresentar a seguinte sintomatologia clínica:

– O filhote toda vez, no momento da amamentação, apresenta engasgos;

– O tutor ao abrir a boca do animal, observará uma fissura no céu da boca do animal, podendo ela ser ela bem estreita ou bem larga;

– Pode ser observado um pouco de leite sair pelo nariz.

O pet depois de poucos dias pode apresentar sinais de pneumonia, tais como:

– Febre;

– Anorexia (não se alimenta mais);

– Dificuldade respiratória;

– Prostração;

– Coma e morte na maioria dos casos, já que acomete principalmente cães recém-nascidos.

O diagnóstico final deve ser feito unicamente por um profissional médico veterinário. É importante que o tutor examine o cão em casa, a fim de se observar alguma anormalidade no palato do animal. Em muitos casos, como dito anteriormente, o animal apresenta pneumonia por aspiração, sendo necessário que o médico veterinário faça a auscultação pulmonar, e se achar necessário, um raio-X.

O tratamento para a fenda palatina é unicamente cirúrgico. A cirurgia normalmente é feita quando o animal alcança uma idade segura para ser exposto à uma anestesia. Isso quem determinará é o médico veterinário que estará à frente do caso. Antes mesmo da intervenção cirúrgica, deve fazer o tratamento da pneumonia aspirativa, caso exista. Normalmente são feitas terapias medicamentosas para o quadro ser revertido.

A prevenção deve ser feita pelo tutor ou pelo médico veterinário quando o animal nascer. Deve ser avaliado todo o palato do animal, a fim de se detectar qualquer anormalidade. É importante que isso seja feito, pois assim evita que o tutor perca o filhote por conta das conseqüências advindas desta má formação.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
25 de Dezembro de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos