Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Otohematoma em cães

O otohematoma é normalmente desconhecido pelo tutores com essa nomenclatura técnica. Essa enfermidade é a famosa “orelha estourada”, encontrada mais em pessoas praticantes de arte-marciais, como: MMA e Jiu Jitsu. Ao contrário do que muitos pensam, essa condição não acomete somente os seres humanos. Acredite se quiser, os animais também podem apresentar “orelhas de lutador”. Esse quadro clínico é bastante comum nas clínicas e hospitais veterinários, fazendo com que seja muitas vezes considerado um quadro rotineiro, principalmente em cães com orelhas pendulares (orelhas caídas).

O otohematoma é causado por rompimentos de vasos, normalmente micro vasos, da orelha do animal. Com o rompimento dos micro vasos, o sangue fica acumulado debaixo da pele, fazendo com que surja uma bolsa de sangue. Com o tempo que o sangue fica acumulado na orelha em forma de bolsa, ocorre a deposição de fibrina, fazendo com que a orelha fique mais grossa. A causa principal do aparecimento do otohematoma é um traumatismo empregado na orelha do animal, podendo ter várias origens, tais como:

– Mordida numa briga com outro animal;

– Animais que apresentam otite, fazendo com que o pet se coce bastante e traumatize a orelha;

– Batidas em móveis ou objetos duros, ou até mesmo em brincadeiras com outros animais.

É importante enfatizar que o otohematoma, pode ser uni ou bilateral, ou seja, pode acometer uma só orelha ou as duas ao mesmo tempo.

Otohematoma em cães. Foto: Reprodução

Otohematoma em cães. Foto: Reprodução

Os sinais clínicos que o animal apresenta quando é acometido pelo o otohematoma são de fácil diagnóstico. Ao contrário de outras patologias que atingem os cães, o otohematoma, normalmente, não influencia na alimentação e na vida normal do pet. Os principais sinais clínicos a serem observados pelo tutor do cão, são:

– O pet apresenta dor ao tocar na orelha acometida;

– Apresenta inchaço em uma orelha só –ou em ambas- e Coceira (em casos da presença de otite).

Por mais que o tutor observe o aumento nas orelhas, só quem pode fechar o diagnóstico, se é ou não um otohematoma, é o profissional médico veterinário. O diagnóstico é feito através da anamnese e exame clínico do cão. Quem vai definir o tratamento a ser empregado é o profissional de sua confiança.

O tratamento do otohematoma normalmente é cirúrgico. Isso tem que ser feito somente por um médico veterinário. Jamais tente tratar o problema sem o acompanhamento de um profissional. É importante que o tutor, assim que perceber o inchaço na orelha do pet, leve-o imediatamentoe para uma avaliação. Como dito anteriormente, quando se demora muito, há a deposição de fibrina, endurecendo e espessando a orelha do cão. Dependendo do grau do quadro clínico, a orelha pode não voltar a ser como antes.

A prevenção é basicamente ter cuidado com a saúde do cão. Levar sempre a um profissional habilitado,  no caso de aparecimento de otite ou moscas. Um ponto também importante para se evitar a presença deste quadro é não deixar seu cachorro solto na rua para não brigar com outros cães e, no caso de aparecimento de inchaço na orelha, levá-lo imediatamente a uma clínica veterinária para uma avaliação médica. Lembre-se: quanto mais cedo tratar, as chances de uma recuperação bem sucedida aumentam.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
07 de Novembro de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos